Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 18 2010

Continua o descaso com a educação em Tucuruí


Como todos sabem a prefeitura há anos não constrói uma sala de aula no município, como a demanda é alta o prefeito aluga salas de aulas dos amigos. Diante disso os alunos são jogados de um lado pra outro como animais, causando sérios transtornos aos próprios alunos e aos pais e prejudicando a educação e o aprendizado das crianças. 

Agora os alunos que estavam em salas alugadas no Colégio Positivo estão sendo transferidos para a UNIDERP, o que aumenta a distância e obriga os pais a mais uma despesa com ônibus, já que a prefeitura não fornece transporte aos alunos. 

Novos tempos, a prefeitura nunca em sua história foi obrigada a alugar salas de aulas para atender aos alunos da rede pública de ensino municipal. Apesar da enorme arrecadação a prefeitura está completamente falida. O interessante é que ninguém, nem mesmo os vereadores reclamam da Sec. de Educação...

Qual será o mistério?

ISSO É UMA VERGONHA!!!

7 comentários:

  1. AMIGOS DO FOLHA, PISEM NO FREIO AÍ, VAMOS DÁ A CESAR O QUE É DE SESAR...! FALAR QUE OS VEREADORES "ULTIMAMENTE TODOS", NÃO RECLAMAM DA POSTURA DA SEC. DE EDUCAÇÃO, DIANTE DE TUDO O QUE SE PASSA COM A EDUCAÇÃO NO NOSSO MUNICÍPIO, INFELISMENTE É FALTAR COM A VERDADE.
    NESSE ANO DE 2010, AINDA NÃO FALTEI A NENHUMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, E A TODAS QUE EU PRESENCIEI, FIQUEI MUITO SURPRESO, TODOS OS VEREADORES DIGO OS DEZ, RECLAMARAM NO MESMO SENTIDO, CRITICANDO A PESSIMA ATUAÇÃO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO.
    FIQUEI SURPRESO POR OUVIR RECLAMAÇÕES INCLUSIVE DA BASE DE APOIO AO PREFEITO, POIS DURANTE O ANO PASSADO, NÃO HOUVE ESSE TIPO DE COBRANÇA, COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO. POR ISSO, PEÇO A CORREÇÃO DA POSTAGEM DE VCS EM RELAÇÃO A "ESSA MATÉRIA".
    QUASE TUDO QUE VCS POSTARAM NA MATÉRIA É VERDADE, MENOS DIZER QUE OS VEREADORES NÃO ESTÃO COBRANDO MELHORIAS NA EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO, TEM VEREADOR QUE JÁ ATÉ COMENTOU EM REUNIREM-SE PARA PEDIR O AFASTAMENTO DA SECRETÁRIA DO CARGO JUNTO AO PREFEITO, MAS EU DUVIDO QUE ELE "PREFEITO" FAÇA, ELE É TÃO INCOMPETENTE QUANTO ELA!
    UM ABRAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade dizer que os vereadores não reclamam é um exagêro... No entanto as reclamações não tiveram a mesma intensidade e repercussão que as reclamações da Saúde. O que precisamos é de um legislativo mais atuante e ativo. Ser minoria não é desculpa para as ações ficarem só no discurso. Colocar menores para estudar em local insalubre e em condições que dificultem ou inviabilizaem o aprendizado é crime. Por exemplo, uma coisa é uma denúncia ao Ministério Público feita por um cidadão comum e outra por vereadores já que um vereador tem mais condições de acompanhamento e mesmo de pressão sobre o MP. Continua...

    ResponderExcluir
  3. Duas das funções básicas e fundamentais dos vereadores são:

    Fiscalizar as contas do Executivo

    O executivo (prefeito e secretários) comparece periodicamente à câmara, quando convidado, para prestar esclarecimentos aos parlamentares. Estes esclarecimentos podem ser solicitados por requerimentos. A fiscalização ocorre também, por meio da atuação nas comissões especiais e em prol do bom uso do dinheiro público, discussão e aprovação do orçamento anual e da Lei de Diretriz Orçamentária que planeja onde e como aplicar o orçamento do município e análise profunda do Plano Diretor. Essa é a função onde um vereador por si só pode fazer a diferença. A função legislativa, pela própria estrutura federativa brasileira, não lhe deixa muito espaço, como vimos, e a própria dinâmica da aprovação de uma lei faz com que ele sozinho possa não consiga aprovar um projeto. Mas o vereador pode, por si só, apontar erros e apurar desfalques nas contas públicas que podem levar a mudanças no Orçamento e à economia dos recursos de todos.

    Representar a população local

    O vereador é, ao mesmo tempo, porta voz da população, do partido que representa e de movimentos organizados. Cabe ao parlamentar não só fazer política partidária, mas organizar e conscientizar a população. A realização de seminários, debates e audiências públicas são funções dos parlamentares que contribuem neste aspecto, pois funcionam como caixa de ressonância dos interesses gerais.

    Respondam com toda a honestidade, estas duas funções básicas dos vereadores em Tucuruí estão sendo cumpridas, ou pela situação ou pela oposição?

    ResponderExcluir
  4. SE LEVARMOS PRA ESSA LINHA DE PENSAMENTO E ENTENDIMENTO DO QUE É CERTO, CONCORDO PLENAMENTE COM A COLOCAÇÃO DE VCS. HÁ MUITAS OUTRAS FORMAS DE PRSSÃO AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, PARA QUE REALMENTE SEJE BEM USADO O ERÁRIO PÚBLICO AFIM DE SANAR AS MAIORES NECESSIDADES DA POPULAÇÃO, NO CASO A EDUCAÇÃO E A SAÚDE QUE SÃO A BOLA DA VEZ.
    NESSA OCASIÃO, CONCORDO COM VCS, QUE TODOS OS VEREADORES ESTÃO SENDO OMISSOS NO QUE DIZ RESPEITO A LEVAR ESCLAREMENTOS À POPULAÇÃO, NÃO ESTÃO LEVANDO MESMO. NO MEU POUCO ENTENDIMENTO, AS DUAS MELHORES FORMAS DE ESCLARECIMENTOS DE TODOS OS FATOS À POPULAÇÃO SERIA:
    * ATRAVÉS DA MÍDIA, QUE INFELISMENTE TÁ SENDO USADA PRA FAZER EXATAMENTE O CONTRÁRIO DO QUE DEVERIA SER FEITO, MOSTRANDO E ILUDINDO OS QUE TEM MENOS ACESSO A INFORMAÇÃO COM UMA REALIDADE INEXISTENTE E FANTASIOSA.
    * ATRAVÉS DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, QUE SERIA COM CERTEZA O MODO MAIS EFICAZ DE ESCLARECIMENTO DOS FATOS À POPULAÇÃO, E QUE NUNCA FOI FEITA UMA NA NOSSA CIDADE PRA ESSE FIM , SE UM DIA FOI, NÃO É DO MEU CONHECIMENTO.
    NESSE CASO TODOS OS VEREADORES ESTÃO EM DÉBITO COM O POVO DE TUCURUÍ.
    VAMOS COMEÇAR A COBRAR PRA VÊR SE A COISA ANDA!
    VALEU?!

    ResponderExcluir
  5. Esses secretarios incompetentes da PMT só sabem perseguir as pessoas que não andam atras deles puxando saco, por isso não sobra tempo para as prioridades de cada secretaria perdem tempo com picuinhas politicas, bando de incompetentes... 4 anos passa rapido!

    ResponderExcluir
  6. Moro em tucurui á 25 anos,e o desenvolvimento deste municipio sempre andou engatinhando en detrimento dos outros municípios,e a educação não é diferente, quem sai da cidade e trabalha em outros lugares pode comparar e visualizar que tucurui sempre perdeu tanto em desenvolvimento social quanto educacional.As escolhas politicas para os cargo de prefeitos e vereadores e os cargos de confiança em tucuruí sempre deixou a desejar,lamentavelmente tucuruí ainda não consegiu ter na cadeira de secretária de educação uma educadora compromissada com a educação e que tivesse uma visão futurista da prática pedagógica que pudesse elevar o municipio a um padrão minimo aceitável de qualidade e que tenha autonomia nas decições educacionais,mas não é somente a secretária que merece levar a culpa da deficiencia educacional, nas o governo que mascara a grave doença da educação com a elevação do IDEB a custas da promoção de todos os aluno de 1°,2° e 3° ano do ensino fundamental,e empurrar a deficiência para os anos seguintes,formando um exército de analfabetos funcionais,nestes termos para que vereador? para que deputado? esses fantasmas que só aparecem em épocas poiliticas,para pegar os votos obrigatótio de uma "democracia",que tem que votar e eleger pessoas sómente para receber altos salários e não saber nem para que estão lá,estamos num dilema "se correr o bixo pega,se ficar o bixo come." Beijoo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Lamentável a posição de nosso poder legislativo que acarreta para si toda responsabilidade no que se refere a fiscalização e atuação do poder público. O problema meus amigos que ser vereador em tucuruí se tornou um sonho de consumo não um ato politico/cidadã. Isso só serve para discursos ideológico e para as aulas de sociologia. Na prática funciona a seleção natural: o mais forte sobrevive.

    27/03/2010

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.