Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 10 2010

Projeto de Lei estipula prazo de validade para Carteira de Identidade

Do Blog Pelos Corredores do Planalto


Avança proposta que estipula prazo de validade para Carteira de Identidade

Divulgacão
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que muda regras sobre o prazo de validade de carteiras de identidade.

Pela mudança aprovada, a carteira de identidade emitida antes dos 18 anos deverá ser revalidada em no máximo 10 anos e aquelas emitidas após os 18 deverão ser revalidadas pelo menos a cada 20 anos. Atualmente, não há prazo de validade para esses documentos.

A proposta também inclui na lei 7.116/83, que regula a validade de documentos de identificação, os documentos emitidos por órgãos federais e pelos comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Como tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.

O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total).

Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., a proposta agora será encaminhada ao Senado. Atualmente, a legislação prevê validade nacional apenas para os documentos emitidos pelos estados e pelo Distrito Federal.
------------------------------

Folha de Tucuruí - O resultado de mais esse projeto é o aumento da burocracia estatal e fazer com que o povo perca mais tempo e dinheiro renovando a identidade. É claro que haverá o pagamento de taxas para a renovação. 

Se os políticos podem complicar, para quê facilitar, não é mesmo? 

Isso é uma vergonha!!!

Um comentário:

  1. Eu acho que é bom, sim, ter um certo período de renovação... um exemplo mesmo, foi na prova do Enem, tinham pessoas que tava com identidade do tem que a avó era virgem, rs. Mal dava pra ler o nome da pessoa, muito menos ver a foto em preto e branco, era cada coisa que só vendo pra acreditar.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.