Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 22 2010

Vereadora prova em programa de rádio, que prefeito tem que prestar contas para a Câmara Municipal

A Vereadora Drª. Edileuza (PSC), exercendo o seu direito de resposta, provou que de acordo com a Constituição Federal do Brasil e a Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, intitulada Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, o Prefeito Municipal e o Presidente da Câmara Municipal são por Lei obrigados a prestar contas com a Câmara Municipal e a fornecer aos vereadores e a qualquer cidadão qualquer informação que lhe for solicitada.

A vereadora comentou ainda que o gestor que não presta contas é por que certamente tem algo a esconder. Disse que existem comentários de obras superfaturadas na prefeitura, e que somente a prestação de contas poderia desmentir os boatos, no entanto a falta da  mesma prestação de contas aumenta ainda mais as suspeitas.

A vereadora afirmou ainda que não recebe diárias ou qualquer outra gratificação da Câmara Municipal a não ser o seu salário, que não têm as mínimas condições de trabalho na Câmara Municipal, sendo muitas vezes brigada a trabalhar em sua própria casa e às suas expensas, que o seu trabalho está sendo boicotado pela presidência da CMT e que enquanto ela tem dois assessores, o Presidente da Câmara tem ilegalmente mais de cem.

Disse ainda que os vereadores estão tomando providências judiciais para dar transparência aos atos do Presidente da Câmara Municipal Chico Enfermeiro (PP), e do Prefeito Municipal de Tucuruí Sancler Ferreira (PPS).

A vereadora na oportunidade enumerou as atribuições dos vereadores, destacando a sua função de fiscalizador dos atos do prefeito e do presidente da Câmara Municipal, e das aplicações do dinheiro público no município.

Todos os tucuruienses deveriam ouvir o que foi dito, pois a nosso ver foi uma verdadeira aula de cidadania.

O bom prefeito jamais esconderia as suas contas, muito pelo contrário, teria orgulho em as apresentar ao povo e mostrar a sua honestidade e eficiência.

Só existem duas razões possíveis para que um gestor público se negue a mostrar as suas contas, e a de dar transparência à sua administração: MEDO E VERGONHA.

O que a vereadora disse é muito importante, e caso transcrevêssemos sua fala na íntegra ficaria uma matéria muito extensa, desta forma disponibilizamos a gravação completa dividida em três arquivos MP3. 

Arquivo 1  – 6,80 MB

20 comentários:

  1. É, Tucuruí! Nada se cria tudo se copia no principado de Novo Repartimento. Inclusive as más praticas. Mais uma matéria Ctrl+C e Ctrl+V.

    ResponderExcluir
  2. Pela primeira vez na minha vida eu não me arrependi de ter votado em um político, aliás, uma política. Estou orgulhoso da minha vereadora e decepcionado com o prefeito que votei, se arrependimento matasse, eu já estava morto e sem cemitério pra me enterrar, por descaso desse prefeito manhoso e enganador.

    ResponderExcluir
  3. Pô, pessoal do Folha muito obrigado pela gravação, tentei gravar a fala dela no rádio, mas essa net nojenta não deixou.
    Mas pra vocês verem, assim que a Drª Edileuza terminou com a sua fala, foram pros comerciais e tal e quando voltou a locutora disse que tinham inumeras perguntas pra Drª Edileuza, mas que ela não poderia fazer, pois a Drª estava exercendo seu direito de resposta e não poderia ser interrompida, até aí tudo bem. O curioso é que quando foram pros comerciais de novo, assim que voltou o João Marques (OK! OK!), leu uma pergunta no ar que foi feita "pelo telefone", pelo menos foi o que ele disse, sobre alguem que perguntou se ela (Drª Edileuza) era ou não a favor do aumento da passagem de ônibus, tudo pra querer desconstruir a imagem dela, esse pessoal não admite ficar por baixo.

    A cada dia que passa, esse PiG me surpreende cada vez mais, engraçado foi ver o Zé Adão gaguejando quando ela falou sobre os, como vocês dizem, "Polpudos Contrátos Publicitarios", foi impagavél, kkkkkkkk.

    Agora quem sabe ouvindo a Drª falando no rádio o Roquevam se inspíre e aprenda a fazer o Zé Adão com o OK! OK! ficarem calados enquanto ele fala, até porque, antes de mais nada, isso é baita falta de educação, né.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tanto a transparência quanto a prestação de contas no serviço público são sinônimos de boa governança, dai se concluir q o gestor que descumpre ou "desconhece" tais princípios está no mínimo mal intencionado! Mais uma vez parabéns dra vereadora pela coragem, determinação e elevado espírito público!! Deus cja ctg sempre.

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns, realmente a vereadora DrªEdileuza deu uma verdadeira aula, o que foi muito bom já que o comunicador senhor José Adão Costa, não sabe que o prefeito tem que prestar contas sim, não só a câmara mas a todos os cidadãos, que estão inserido em nosso municipio. Espero que a vereadora continue exercendo o seu papel de fiscalizadora e acima de tudo de cidadã. Parabéns também a equipe do Folha que não tem de eximido de sua responsabilidade como um meio de informação à população.

    ResponderExcluir
  6. Isso é papagaiada!!
    Ela está fazendo teatro só para se reeleger, mas o povo já decidiu renovar a câmara de novo, ela deveria ir para a Rede Globo de tanta palhaçada!!

    ResponderExcluir
  7. Amigos.
    Vamos aproveitar a fala da Dra. Edilueza, cobrando do Prefeito Sancler legal e do Chico enfermeiro, presidente da camara, nao esqueçer de cobrar da Secretaria de Saude a sua prestaçao de conta do 1º, 2º,3º quatrimestre de 2009 e 1º e 2º quatrimestre de 2010.Sera que o Ministerio Publico sabe dessas irregularidades?.

    ResponderExcluir
  8. A Folha
    Quando e dada a concessao de emissora de radio ou televisao,o poder concedente, proibe que uma mesma pessoa, seja diretor em mais de uma emissora no mesmo municipio.Verifique se o Ze Adao, faz parte de outras,Radio Floresta,SBT,BAND. etc...

    ResponderExcluir
  9. oi Pessoal da Folha,
    Pode ser que eu não esteja entendendo direito, ou não tenha a compreensão correta do assunto, mas pergunto: os vereadores não são em última instância aqueles que aprovam o orçamento da Prefeitura, como é que já aprovaram dois orçamentos e irão aprovar um terceiro, sem terem as constas dos outros?

    ResponderExcluir
  10. Depois de ter lido todos esses comentários eu ainda acredito que se houvesse vontade de um só vereador(a) denunciar o presidente da Câmara e o prefeito era só chamar a imprensa Nacional que tal o Datena da Band? Tanto Zé Adão quanto a vereadora me parece que foi combinado tudo que vive em tucuruí a muito tempo sabe como isso funciona, posso até está enganado mais isso me parece teatrinho, por que se a vereadora sabe das irregularidades porque ela não denuncia a quem de fato tem competência de resolver ou ela pensa que não pode ser responsabilizada por omissão.

    ResponderExcluir
  11. O que de fato e de direito, os vereadores de oposição já fizerem pra acabar com essa farra contra o dinheiro público de Tucuruí.
    Em Tucuruí tem Ministério Público?!, Já denuciaram para a Polícia Federal, Ministerio Público Federal?!
    Uma outra Pergunta: Será se o Papa vai ter que intervir em Tucuruí?!

    ResponderExcluir
  12. Quem tem competência para resolver é a Justiça e já foi feita a denuncia ao Ministério Público Estadual.

    O Ministério Público tem que respeitar os procedimentos, os prazos legais e a manifestação da defesa do prefeito, e isso leva algum tempo.

    Tucuruí está neste caos há décadas, vai levar algum tempo para que as coisas comecem a mudar de fato.

    O primeiro passo já foi dado, isso é o mais importante.

    ResponderExcluir
  13. Vamos denunciar pro CQC, Datena, quem sabe o efeito seja mais rápido que a resposta do Ministério Público e Polícia Federal?!.

    ResponderExcluir
  14. Parabens Dra. Edilueza, eta mulher de verdade,olha gente o Deputado Jordi ja está pagando os tres mil votos que a população em Tucuruí deu para ele.
    Pois foi ele que ajudou o prefeito a colocar o Hospital Municipal dentro do Hospital Regional,é esse pagamento,saiu rapido,o pobre que explodar.

    ResponderExcluir
  15. olha gente voces dizem que Deputado de fora não ajuda,esse jordi,foi rapido mano,é do PPS

    ResponderExcluir
  16. A vereadora Edileuza merece ser chamada de CORAGEM, MULHER DE VERDADE. O joelhinho da minha esposa já tá com calo pedindo pela proteção dela, porque quem conhece o SANTOCLER sabe o quanto ele é vingativo e rancoro. Sai de retro satanás!

    ResponderExcluir
  17. é pessoa deviamos ter vergonha na cara e coragem,
    falar é facil, escrever depoimentos contra ou a favor tambem é facil quando se esta anonimo mas,
    deviamos mesmo era aproveitar a situação e levantar essa bandeira da transparencia já.
    vcs não se cançam de serem roubados.
    eu não, portanto desde já agradeço sim a coragem q da ver. dra. edileuza de se manifestar em nome dela e da oposição ao contrario dos outros vereadores.
    tenham um bom dia.

    ResponderExcluir
  18. O rodrigo está certo. é hora de imitarmos o movimento absurdo vamos nos mobilizar.

    ResponderExcluir
  19. ouvir falar que a prestação de cantas de 2009 e 1º e 2º quatrimestre de 2010. o conselho ja mandou tudo para o Ministerio Publico . falta agora o ministerio publico tomar as providencias.a saúde esta falida,o CEO esta um enferno pq não tem nada para eles trabalharem,o dinheiro do prestador de serviço que não recebe a 7 messes esta Sendo usado pra outra coisa.olha que esse dinheiro não é da prefeitura vem do ministerio da saúde,para so ser entreque ao prestador,como o do HOSPITAL REGIONAL

    ResponderExcluir
  20. Estive observando o comportamento deste blog, não se diferencia muito do que vergonhosamente faz o Zé Ratão. Comentários postados aqui só vão para o mural se estiverem de acordo com a linha de raciocínio opositora. Observei que não postaram meu comentário em que fazia uma leve crítica a vereadora Edileuza. è assim que se começa a perder credibilidade, mesmo caminho do Zé.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.