Alterar o idioma do Blog

domingo 23 2010

Caso de Polícia - Matadouro ilegal é risco para população


Os moradores do interior do Estado do Pará correm sério risco de estarem consumindo carne bovina contaminada ou de gado abatido em condições precárias. Essa é a conclusão que se chega a partir das operações feitas pelo Ministério Público no Pará que, só em 2009, interditou 47 estabelecimentos, em 22 municípios, que não cumpriam as normas sanitárias exigidas e funcionavam clandestinamente. Dentre os principais riscos, há o perigo de contágio da brucelose e certiscecose, doenças que podem levar até à morte. 

Nos quatro primeiros meses de 2010 foram fechados nove estabelecimentos nos municípios de Tailândia e Breu Branco. Segundo relatório da Agência de Defesa Agropecuária (Adepará), apenas os municípios de Belém, Barcarena, Castanhal, Altamira e Santa Izabel possuem registro no órgão. Esses municípios, segundo a legislação, só podem comercializar a carne abatida dentro do Pará. Para os municípios que comercializam carne de outros estados ou importada, o registro deve ser feito no próprio Ministério da Agricultura. 

No município de Cametá, o Ministério Público fechou matadouros clandestinos no ano passado. Mesmo assim, este ano, dois fazendeiros já foram presos e tiveram a carne incinerada por não estarem regulamentados. Atualmente, a carne consumida em Cametá vem de Barcarena.

Em Tucuruí, terra sem lei, o Matadouro Municipal continua funcionando em situação precária e sem as mínimas condições de higiene. A Matadouro Municipal chegou a ser fechado pela SEMA, mas voltou a funcionar por interferência política do Deputado Gualberto (DEM), que parece não ter a mínima preocupação com a saúde pública, e a mínima consideração pela população de Tucuruí.

Isso é uma vergonha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.