Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 26 2010

Como fazer jornalismo investigativo sério e independente...



Jornal no Breu Branco

Em uma das nossas matérias um anônimo do Breu Branco pediu a nossa ajuda para denunciar as irregularidades, que segundo ele acontecem no Breu já que a população não tem para quem, e como reclamar. Nós lamentamos mas não temos pessoal no Breu para apurar as irregularidades e conseguir as provas. Além disso já temos a nossa cota de problemas em Tucuruí e esta cota já é mais do que suficiente.

O que podemos fazer é ajudar vocês a criarem seu próprio Jornal na Internet repassando a vocês um pouco da nossa experiência. Em primeiro lugar reúnam um grupo de pessoas sérias, de confiança, com coragem, e que neste grupo tenha pessoas com algum conhecimento de informática, e que saibam escrever com desenvoltura e em linguagem popular (nada de textos muito longos e com “palavras difíceis”). 

Algumas dicas importantes:

1 - Não coloque no grupo pessoas politicamente fanáticas, ou com “rabo-preso” com partidos ou políticos. Se o partido ou o político destas pessoas errar, eles com certeza vão tentar boicotar a matéria, se não conseguirem se tornarão seus inimigos dentro do próprio grupo.

2 – Não aceite cargo político e nem vantagem alguma, seja de quem quer que seja., se isso for inevitável , abandone o grupo. Para colocar o Jornal na Internet não precisa gastar um centavo, existem portais gratuitos como o Blogspot, em que você pode hospedar a sua página. Façam o jornal em seu tempo livre.

3 – Evite contar vantagens ou promover pessoalmente os membros do grupo, isso é perigoso. Além disso evite ao máximo discutir política em locais públicos e no trabalho, evite se embriagar em locais públicos  e (ou) suspeitos, para não falar demais, se comprometer ou correr risco, pois bêbado você será uma vítima fácil.

4 – Procurem comentar com parentes e amigos e se possível coloque no papel os nomes dos possíveis causadores de algum “acidente” que possa lhe acontecer (prevenir é melhor que remediar). No caso de ameaças, por mais “inocentes” e disfarçadas que sejam, devem ser imediatamente denunciadas à justiça (Boletim de Ocorrência Policial e comunicado ao Ministério Público), à imprensa e divulgadas em todos os meios de comunicação possível (faça um escândalo). Faça com que a sua morte, caso ocorra, cause problemas maiores que a sua atuação no site. Resumindo: Faça com que não compense, se acontecer pelo menos você será vingado.

5 – Cuidado com as matérias que colocar, evite ataques pessoais e ataques às famílias das pessoas denunciadas, todos merecem respeito, principalmente em suas vidas privadas. Em suas matérias evite incentivo à violência, palavrões, insultos, discriminações de qualquer tipo, ou racismo, lute contra e critique quem faz isso.

Caso receba uma denuncia, só publique se puder provar (mesmo os comentários dos internaltas), pois se não agir assim, com certeza terá problemas com a justiça. Desconfie de qualquer matéria que alguém te passar, principalmente de forma anônima e sem provas. Podem ser usados como provas: Documentos, vídeos e imagens. Evite fofocas e mantenha o foco nos objetivos do site. Verifique se as provas não foram adulteradas, para quem tem experiência na Internet é fácil detectar edições, e mesmo assim verifique tudo certinho antes de publicar. Neste campo todo cuidado é pouco, pois armadilhas serão montadas todos os dias. Não subestime ninguém.

6 – Mesmo respeitando as suas próprias convicções, seja o mais imparcial possível e não faça propaganda política partidária contra ou a favor, e não persiga ninguém.

7 – Nunca defenda algum político/partido e ataque outro na mesma matéria, isso tira a sua credibilidade. Se tiver algum "podre" em sua vida, alguma coisa que que não queira que venha à público ou  tenha o "rabo-preso", nem começe a fazer o jornal, a primeira atitude do corrupto ao ser incomodado será fazer um levantamento de toda a sua vida e do seu passado. Se "eles" encontrarem alguma coisa suja,  ou uma fraquesa, vão usar contra você.

8 –Seja coerente, se emitir uma opinião no site e  depois mudar de idéia, seja honesto e explique o motivo, sem medo, na blogosfera não se deve ser “uma metarmofose ambulante” de acordo com as conveniências (isso é coisa da imprensa de aluguel).

9 – Seja democrático e publique TODAS as opiniões dos seus visitantes, mesmo que não concorde com elas. Vamos repetir, não permitam nos comentários apologia a nenhum tipo de crime, e cuidado com os comentários que citam nominalmente pessoas, ou instituições. Use o bom-senso para evitar problemas. Na dúvida delete ou modere o comentário.

10 – Procure atualizar o site diariamente, com notícias sérias sem se esquecer do humor. Se ficar sem atualizar o seu site por muito tempo, você perde seus visitantes. Além disso faça propaganda do seu site (blog) em outros blogs e entre seus amigos. No início terá poucas visitas, é assim mesmo, mas se tiver competência e persistência, com o tempo as pessoas vão acessar o seu Blog em busca das informações que a imprensa alugada não divulga. Mande as notícias por e-mail a amigos, conhecidos e visitantes que queiram ser informados desta forma, com o tempo você terá centenas de contatos e o nome do seu blog ficará conhecido.

11 – Entre em uma rede de combate à corrupção, elas existem em todo o país e poderão lhe orientar e ajudar. Você aprenderá muito com a troca de experiência, além do mais qualquer “agressão” ao seu grupo vai repercutir em todo o país, no exterior e em todos os níveis em todos os quatro poderes (o quarto é a imprensa).

A rede do Folha de Tucuruí é:

http//www.adoteummunicipio.org.br/

 acesse e participe.

12 – Mantenham-se informados o tempo todo sobre as Leis e as atividades dos três poderes, inclusive em sua cidade. Informe-se pelos jornais, outros blogs e através do trabalho da sua equipe, e nunca, jamais (“nem sob tortura”) entregue suas fontes, elas são essenciais e dedurar as fontes é coisa de canalha e cafajeste.

Bom, acreditamos que estas dicas são suficientes para que qualquer pessoa interessada possa criar um blog político e de jornalismo investigativo conquistando visitantes fieis e a credibilidade da população.  E o principal, você vai ajudar a sua cidade e o seu país, combatendo a corrupção.

Quem estiver interessado e quiser mais informações entre em contato conosco através do nosso e-mail.

Boa sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.