Do Blog da Franssinete
Parece que o suplício dos doentes de câncer está chegando ao fim no Pará. A governadora Ana Júlia Carepa entrega amanhã o novo Parque Radioterápico do Hospital Ofir Loyola, referência em oncologia, que também vai inaugurar a Divisão de Medicina Nuclear.
Com esses equipamentos de última geração, o HOL terá capacidade para atender entre 250 e 300 pacientes por dia, o que, espera-se, representa o fim das filas. Oferecerá três aceleradores, um cobalto, uma braquiterapia nova e dois simuladores.
Para atender a grande demanda de pacientes, o hospital tinha só três radioterapeutas. Agora, com sete, a média de atendimentos tem sido de 115 pacientes novos por semana, além dos que já estão em tratamento, e segue convocando os pacientes da capital e interior para a antecipação de consultas.
Bora ver quanto tempo vai durar esses equipamentos. Já tô até vendo nos jornais falerem que eles estão parados a sei lá quanto tempo e coisas do tipo. Inaugurar coisas não significa só jogar para o povo, tem que ter tambem o compromisso de manter, dar manutenção para esses equipamentos.
ResponderExcluirÔ anônimo não fala isso, temos que torcer para funcionar por muito tempo, o câncer é uma doença muito triste e causa muito sofrimento.
ResponderExcluirNão vamos desejar que as pessoas morram para provar que o governo não presta. Vamos cobrar que o governo instale mais aparelhos como estes em outros locais do estado, como por exemplo Tucuruí, para facilitar o tratamento sem que o doente (muitas vezes sem condições financeiras) tenha que se deslocar até a capital. E vamos desejar que estes equipamentos funcionem sim.
Colocamos a matéria não para fazer propaganda do governo, já que o governo fez apenas a sua obrigação. Colocamos a matéria porque sabemos o quanto a população precisa destes equipamentos que foram comprados com o nosso dinheiro, e queríamos dar a boa notícia.
Tá certo que a política é uma paixão, mas temos que nos esforçar para manter a razão.
Um abração.
Realmente... acho que me expressei mal. Mas o que eu queria dizer, é que o governo basicamente só faz entregar os equipamentos, mas na hora de algum 'prego', fica um tempão parado, assim prejudicando muita gente, e realmente é como você disse: "temos que torcer pra funcionar por muito tempo" e que esses equipamentos possam salvar muitas vidas. Pois se tratando de gestão publica, não é muito bom confiar.
ResponderExcluirAbraços.