Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 30 2010

Por que alguns gestores têm medo de prestar contas à população?

Vamos usar a razão e a lógica para responder a esta pergunta. Qualquer gestor, seja ele o prefeito ou o presidente da Câmara Municipal, teria orgulho em se apresentar no rádio e na televisão e mostrar ao povo como está gastando o dinheiro da Prefeitura ou da Câmara. 

Seria a oportunidade de mostrar a eficiência e a honestidade da sua administração. Sem ter nada a esconder desarmaria os adversários e ganharia a confiança, o apoio,  e o reconhecimento da população, e em conseqüência, os votos dos eleitores. O sonho de consumo de qualquer político.

A prestação de contas em uma administração séria e eficiente é um atestado de administrador idôneo e competente para qualquer gestor. Portanto seria de se esperar que os gestores não temessem prestar contas ao povo, muito pelo contrário, o gestor procuraria oportunidades para alardear o desempenho da sua administração,  e a correta aplicação do dinheiro público. 

Mas, e se for o contrário? Se o gestor tem vergonha e medo de mostrar como administra os recursos públicos? E se a prestação de contas fosse para o gestor uma verdadeira confissão de incompetência , má gestão e culpa? Se for esse o caso o que o gestor faria? É lógico, faria qualquer coisa para que a sua prestação de contas não viesse a público. 

Portanto, quando o gestor não presta contas da sua administração não é por que não quer, é por que não pode. É simplesmente uma questão de sobervivência, ninguém fornece voluntariamente provas contra si mesmo... Portanto são louvaveis, porém inúteis as tentativas de alguns vereadores em fazer com que os gestores públicos em Tucuruí prestem contas. Não adianta tentar convence-los, ELES NÃO PODEM. Como pode o legislativo pedir ao executivo prestação de contas à população, se o próprio legislativo não o faz?

É lógico pensar que se o gestor não pode prestar contas da sua gestão, já é uma confissão da sua incompetência e da sua má administração. Daí querer que ele forneça as provas é pedir demais, não é não?.

Um comentário:

  1. Gostaríamos que ficasse bem claro que não estamos criticando os vereadores que pedem transparência e prestação de contas ao prefeito, ao contrário, tem que começar do início mesmo. No entanto a população tem que saber que não é tão fácil assim.

    Nem o prefeito e nem o presidente da Câmara vão abrir as suas prestações de contas espontaneamente. Isso tem que ficar bem claro para a população, evitando-se desta forma frustrar expectativas o que prejudica a imagem da política como um todo, o que não seria justo.

    Resumindo queremos dizer que não acreditamos que tanto o prefeito como o presidente da Câmara Municipal, farão voluntariamente prestações de contas à população. Não farão pelo simples fato de que não podem. Acreditamos até que gostariam, mas não podem. Se pudessem, a esta altura já o teriam feito, no mínimo para para calar a boca da oposição.

    Esperamos que a vereadora não desista do seu objetivo que é justo, no entanto que ela se prepare para uma luta árdua e longa, não na Câmara onde não tem a menor chance, mas nos tribunais.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.