Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 28 2010

Sancler ganha de 5X0 no TRE


Sancler ganha de 5x0 no TRE. Um conselho do Folha aos advogados de acusação: PAREM de entrar com recursos no TRE, que do jeito que a coisa anda, quem vai acabar sendo condenado no processo é o Joilson e o James. Só uma inocente donzela da idade média e criada no interior acreditaria que o TRE fosse anular a sua própria decisão, ainda mais nas atuais circunstâncias. 

Falando sério: 
Esta estratégia estava fadada ao fracasso desde o início. O recurso visava à anulação do julgamento que absolveu o prefeito Sancler. Ora, são cinco votos (um dos seis juizes do TRE não vota neste processo), Sancler teve três votos contra dois, e caso o julgamento fosse anulado ele teria os mesmos votos em um outro julgamento, dificilmente um juiz mudaria seu voto admitindo desta forma que se equivocou em seu julgamento. Este recurso ao próprio TRE só fez com que Sancler ganhasse mais tempo. Vale ressaltar que não foram os advogados do PT e do PR que entraram com o recurso para anular o julgamento, eles são experientes e não adotariam esta estratégia.

Os juizes foram sábios ao não anular o julgamento, se  anulasse seria  mais desgastante para  a imagem  do próprio tribunal, e principalmente pura perda de tempo e recursos públicos (um julgamento tem custos), já que certamente a decisão seria mantida. Só quem teria a ganhar com a anulação seria o próprio Sancler. Mantendo o julgamento o tribunal se livra de uma batata quente, e a acusação pode dar andamento no processo em instância superior. 

Agora o processo sobe para o TSE e começa tudo de novo. Lembramos que existe recurso ainda para o TSE, STJ e STF. Quanto mais alta a corte, maior a dificuldade de interferência. É como se Sancler estivesse jogando no computador, a dificuldade aumenta conforme ele passa de fase.

Nesta fase ele teve o bônus da ajuda do próprio interessado que é o PT e esta ajuda foi fundamental. Resta saber se esta "ajuda" continuará nas próximas fases, lembrando que a política muda como as nuvens? Quem sabe? A única certeza é que este caso está longe de terminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.