De onde vem a maldade dos homens?
Uma pergunta que todos fazemos a nós mesmos de vez em quando é: De onde vem a maldade dos homens?
1- Muitos dirão que veio do "pecado original."
2 - Outros dirão que vem do "demônio".
3 - Outros dirão que vem dos instintos animais do homem.
4 - Outros ainda dirão que é da "falta de fé em Deus".
5 - Outros também dirão que vem de transtornos mentais, por exemplo a psicopatia.
Na verdade, destes acredito que somente transtornos mentais seja uma causa da "maldade", na verdade não seria maldade pois o mal, neste caso, não é intencional, mas provém de uma doença, mas mesmo que fosse maldade, não seria o principal motivo.
Acredito que o verdadeiro motivo, pelo menos o mais importante e fundamental seja a ignorância, mas não a ignorância acadêmica ou religiosa e sim a ignorância das Leis Universais.
Por exemplo: normalmente pensamos na maldade como se ela fosse apenas individual, no entanto devemos pensar em termos de sociedade e da humanidade como um todo.
Quanto mais evoluido um povo, quanto mais uma sociedade for mais justa e humanitária, quanto mais o cidadão pensar no coletivo, menos o mal vai ter espaço na mente do cidadão e na sociedade.
Prova disso é a maldade e a violência nos países menos desenvolvidos socialmente, veja bem, eu estou falando de países desenvolvidos SOCIALMENTE, já que existem países como os EUA que são desenvolvidos economica e tecnologicamente, são um povo religioso, e no entanto o ódio e a violência predominam em sua sociedade, as prisões estão lotadas e são semelhantes a masmorras.
Agora compare com os países escandinavos, com a sua sociedade mais igualitária e com qualidade de vida para TODOS os cidadãos. Nestes países a taxa de criminalidade é baixíssima e as prisões são fechadas por estarem ociosas.
Vejam o nível de escolarização deste povo. Nestes países as diferenças sociais são pequenas, o pai de família não tem de se preocupar ou se desesperar por comida, escola, ou um teto para abrigar sua família, pois a sociedade lhe garante o básico (uma renda mínima).
Uma sociedade sadia e igualitária não gera cidadãos criminosos, os crimes violentos e a corrupção nestes países são excessões e não regras.
Lá quase não há crime, e grande parte da população é atéia ou acreditam nos Deuses dos seus ancestrais. Então religião não impede a maldade, as vezes como demonstra a história, a intolerância religiosa é a maior causa de guerras, perseguições e violência de todos os tipos, muitos religiosos (não todos) cultuam a violência, a morte e o preconceito contra quem não compartilha de suas crenças, valores e costumes. Claro que não é uma sociedade perfeita, pois não existem pessoas perfeitas, no entanto são um modelo para o resto do mundo.
Conhecedor das Leis Naturais, os homens de conhecimento sabem que existe a Lei de Ação e Reação, e que o mal é um círculo vicioso que precisa ser quebrado. Um povo que ontem foi oprimido, hoje oprime outros povos e pode voltar a ser oprimido amanhã.
A violência de um povo contra outro gera reação e consequencias para todos os seus integrantes individualmente. É a Lei de Ação e Reação.
A maldade de um povo cedo ou tarde se volta contra este mesmo povo, já que a energia negativa gerada, sempre retorna para quem a gerou, acrescida ainda pela energia do ódio e mágoa de suas vítimas. Deus não tem nada a ver com isso, é a Lei do Retorno, escolhas e conseguências.
Então se queremos de verdade acabar com a maldade, basta criar uma sociedade justa e igualitária, devemos reconhecer que a humanidade e todos os seres fazem parte de um grande organismo vivo, como todas as células e seres que vivem dentro de nós e fazem parte do nosso corpo físico, se qualquer parte destes seres e do nosso corpo ficar doente, todo o corpo adoece.
Enquanto houver um só ser humano infeliz, maltratado e abandonado, a humanidade não poderá ser completamente feliz.
Esta é a Lei.
André Resistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).
Agradecemos pela sua participação.
Um grande abraço!!!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.