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sexta-feira 13 2010

Esclarecimentos sobre publicação de matérias dos Internaltas

A Equipe do Folha de Tucuruí informa que os internaltas podem enviar matérias para publicação, no entanto devemos esclarecer que:

1 - As matérias serão analisadas pela equipe do Folha para ver se atendem às diretrizes do Movimento Transparência Tucuruí ou às imposições legais. Não aceitamos matérias que promovam à violência, à discriminação de qualquer natureza, ofensas pessoais, campanhas eleitorais a favor ou contra candidatos ou partidos ou apologia ao crime.

2 - Solicitamos o envio de textos não muito grandes, se for necessário o Internalta pode colocar um link para um texto em outro Blog ou site.

3 - Os textos não podem conter palavrões, insinuações ou denúncias de crimes sem comprovação e anônima. As críticas aos agentes ou ao poder público devem ser feitas de forma clara e objetiva citando fatos, nunca denuncias baseadas em suposições subjetivas (Na base do "eu acho"). Aqui nós não achamos nada, ou é ou não é e pronto.

Comentários:

Os comentários das matérias publicadas obedecerão aos critérios acima descritos, mas terão mais tolerância, pois representam a opinião do visitante. Quando publicamos uma matéria, tacitamente admitimos que concordamos com o seu teor, o que não ocorre necessariamente nos comentários. Podemos em respeito aos nossos visitantes e de forma democrática publicar comentários com os quais não concordamos e até mesmo comentários contrários à nossa opinião. Comentários são as opiniões dos nossos visitantes, não a nossa, a não ser que o comentário seja da nossa equipe e seja enviado pelo Folha de Tucuruí.

Um grande abraço aos nossos amigos visitantes.

Se você quer saber a verdade, nada mais que a verdade dos fatos, continue com a gente.

Que Deus abençoe a todos...

O que é o Candomblé

O candomblé foi levado ao Brasil por escravos nativos da África, na região de Angola, no final do século XVI. Entre as religiões brasileiras o candomblé é considerada a mais pura, é uma religião musical e culturalmente rica, pois sua dança tem papel muito importante nos rituais.

O Candomblé é o culto afro que mais preserva as origens africanas em sua integridade, procurando evitar o sincretismo religioso. Para os colonizadores portugueses, as danças e os rituais eram considerados feitiçarias e deveriam ser proibidos. A solução encontrada era rezar para um santo e acender a vela para os orixás. Por isso, o candomblé possui alguns traços do catolicismo.

Os Orixás são os deuses africanos cultuados no candomblé. Alguns são seres primordiais, outros são vistos como ancestrais divinizados dos clãs africanos. Eles estão longe de se parecerem com os santos católicos que um sincretismo arcaico insiste em manter.

Ao contrário, eles revelam características humanas, como emoções, vontades e tendências diversas, que os aproximam bastante das pessoas que os têm como patronos. Cada traço da personalidade é associado a um elemento da natureza e de sua cultura.

O Àse das forças da natureza é parte do Òrìsà, porque o seu culto é exatamente dirigido a esses poderes: nascimento, vida e morte, saúde, doenças, chuva, orvalho, mata, rio etc. Representam os quatro grandes elementos: fogo, ar, terra e água, e os três estados físicos dos corpos: sólido, líquido e gasoso. Representam ainda os três reinos: mineral, vegetal e animal, além dos princípios masculino e feminino, também presentes em sua representatividade.

Tudo isso revela o poder vital, a energia, a grande força de todas as coisas existentes, que é denominada de Àse.Cada Orixás possui seu sistema simbólico: cores, cantigas, danças, rezas, comidas e proibições.

Possessão pelo Orixá

Dentro da liturgia do Candomblé brasileiro, existem alguns homens e mulheres que se transformam possuídos pelos Òrìsà durante os rituais, esses são chamados de Ìyàwó Òrìsà (filho do Orixá) (ìyàwó-esposa) ou Elégún Òrìsà (aquele que é montado pelo Òrìsà) ou ainda, simplesmente, por médium, na terminologia afro-brasileira.

Essa possessão é bastante notavel durante as festas públicas nas casas de Candomblé, quando se exibem os toques, as danças e as cantigas rituais para que as divindades se manifestam diretamente na pessoa incorporada.

Nessas ocasiões, as pessoas cantam, dançam de maneira diferente, expressam-se verbalmente e os fiéis recebem suas mensagens como vindas daquele Òrìsà que agora está personificado no "medium".

Mas, para receber ou ter esta capacidade de incorporar o Òrìsà, essas pessoas têm de passar por certos rituais de purificação e iniciação para, aí sim, cumpridos os rituais, terem o privilégio de serem consideradas especiais, não importando o sexo, a idade, ou o tempo de iniciação.

Pois uma pessoa que possuir capacidade de incorporar o Òrìsà é vista como um escolhido e não existe honraria maior para um adepto do culto do que a capacidade de incorporar um Òrìsà, emprestando o seu Orí àti ara (sua cabeça e corpo) para tornar-se um meio de comunicação direta do Òrìsà com os demais fiéis do culto.

A hierarquia do terreiro


O terreiro mais antigo do Brasil, nasceu na Bahia em Salvador há 450 anos, é conhecido como Engenho Velho ou Casa Branca e fica na Avenida Vasco da Gama.

O abiã é o iniciante, uma espécie de noviço. Participa de rituais até se tornar um iaô, filho-de-santo. Depois de pelo menos sete anos, chega ao posto de ebômi. Ao atingir esse posto, pode ser indicado a algum dos cargos do terreiro:

Rede Celpa informa os motivos das interrupções no fornecimento de energia elétrica

NOTA À IMPRENSA 

A Celpa informa que a interrupção no fornecimento de energia elétrica, ocorrida em parte de Tucuruí, foi provocada pela saída de operação de um dos alimentadores que atende o município. 

Equipes do plantão trabalharam incansavelmente para normalizar o fornecimento na referida área, mas devido à grande extensão de cabos do alimentador e do tipo de serviço executado, o restabelecimento da energia elétrica ocorreu por volta das 23 horas de quinta-feira. 

Neste momento, os técnicos continuam empenhados na normalização do atendimento nos bairros Getat e Conquista. 

A Celpa anuncia que até o final do mês um novo alimentador será energizado, dando maior flexibilidade ao sistema elétrico de Tucuruí. Além disso, no próximo mês serão iniciados serviços de melhoria no nível de tensão dos alimentadores já existentes. 

Por fim, a Celpa lamenta os transtornos causados à população, mas ressalta que continua investindo na melhoria contínua dos serviços prestados e que em breve todos sentirão o resultado desse trabalho.

Atenciosamente, 

Ana Tereza Leal | Comunicação | Celpa

Ministério Público remarca audiência com vereadores


O Ministério Público Estadual remarcou para a próxima quarta-feira, a audiência que deveria ter se realizado ontem com os vereadores da base popular. 

O assunto da audiência é a recusa do Prefeito de Tucuruí em prestar contas com o povo e com os vereadores. 

Estamos acompanhando o desenrolar dos fatos e vamos informar na medida em que os fatos cheguem ao nosso conhecimento.

Sucessivos apagões em Tucuruí impedem atualizações do Folha

Os sucessivos apagões causados pela Rede Celpa em Tucuruí, além dos inúmeros problemas e prejuísos causados à população, impediram a atualização do Folha ontem. 

É uma vergonha o serviço prestado pela Rede Celpa em Tucuruí, o povo não sabe mais o que fazer e a quem recorrer. 

A privatização da Celpa foi uma das heranças malditas do governo tucano no Pará.

ISSO É UMA VERGONHA!!!