Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 23 2010

O PMDB e o governo Jatene

Do Blog da Profª. Edilza Fontes



Esta nota publicada hoje no Jornal "O Liberal", na coluna Repórter 70, pode levar o leitor a um erro de avaliação do tipo: o governador Jatene está cedendo ao presidente do PMDB de Jader Barbalho, e vai ladear o seu governo com fichas sujas. A composição do governo Jatene, tendo a participação do PMDB negociada com o presidente do partido - Jader Barbalho, e negociada diretamente com o governador eleito e é um ato necessário para garantir a governabilidade no novo governo.

O governador Jatene não vai compor com o PMDB, por outra coisa que não seja o reconhecimento, de que o PMDB tem presença no estado e elegeu a segunda maior bancada da ALEPA. Este é o principal elemento que garante as negociações. O PMDB terá presença do governo Jatene de acordo com o seu tamanho na ALEPA. Não levar em consideração o número de deputados estaduais do partido, é pensar que pode governar o estado sozinho. Erro cometido pelo governo Ana Júlia e que a fez perder as eleições.

É certo que o PSDB não compôs com o PMDB no primeiro turno, mas e certo também, que vários deputados do PMDB apoiaram Jatene no segundo turno, e não tiveram seus apoios rejeitados. O acordo político entre os partidos foi selado em pleno no período eleitoral. Um deles foi alocar Hildergado em uma secretaria e alocar um deputado eleito do partido em outra, com isso possibilitar que Ozório Juvenil assumisse uma vaga, já que é o primeiro suplente. Ozório é filho de Domingos Juvenil, candidato ao governo do estado pelo PMDB.

A pergunta é: é possível hoje governar o Pará sem o PMDB? Eu diria que improvável, muito difícil.
A arte de manter a governabilidade do estado está em justamente, saber fazer alianças, mantendo um programa de governo que deixe bem claro para a população o perfil do partido que ganhou a eleição. Ou seja, fazer o que o presidente Lula fez. Hoje o povo brasileiro identifica os programas de inclusão social, de assistência Social, de ampliação das redes públicas de ensino, como marcas de um governo petista.

Para implantar estes programas, Lula construiu alianças, fez acordos, construiu blocos partidários. O desafio do governo Jatene é construir suas alianças, e construir alianças é conceder espaços no governo. Claro que não podemos deixar de levar em consideração os efeitos da Lei do Ficha Limpa.

Um dos critérios adotados pelo futuro governador, dentro do jogo político, é solicitar aos partidos que os seus indicados não estejam sendo processados, envolvidos em escândalos, alias este é um critério ético que o governador poderá está colocando em prática com todos os partidos, mas que não exclui o PMDB do jogo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.