Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 10 2010

Telegramas secretos revelam interesse dos EUA em Dilma Rousseff

Tio Sam espiona Dilma Rouseff

Brasília, 10 dez (Prensa Latina) Estados Unidos mostrou especial interesse desde 2005 em conhecer preferências, gostos e tudo possível sobre a então recém nomeada ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, hoje presidenta eleita do Brasil.

  Vários dos nove telegramas confidenciais da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, divulgados hoje pelo diário Folha de S.Paulo e entregues pelo site Wikileaks.org, assinalam que Rousseff "organizou três assaltos a bancos" durante a época da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

A Folha de S.Paulo aponta que o autor do telegrama, o então embaixador norte-americano no Brasil John Danilovich não menciona a fonte da informação sobre as supostas ações de Rousseff na ditadura militar, contra a qual lutou e esteve presa por três anos.

"No conjunto de papéis divulgados agora, há especulações sobre a personalidade da petista -militante do Partido dos Trabalhadores (PT)-, as possibilidades de ser eleita e sua saúde", indica o jornal brasileiro.

Acrescenta que em 2009, a secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, elogiou os documentos confidenciais, ao afirmar que gostava muito dos textos que contêm os perfis dos candidatos a presidente em 2010 e sobre suas estratégias, ao mesmo tempo em que qualifica o sistema político brasileiro de "bizantino".

A Folha de S.Paulo refere que Hillary Clinton fez recomendações para futuros telegramas: "Damos especial valor às informações sobre como são os estilos de operar desses líderes, seus comportamentos, motivações, pontos fortes e fracos, relações com seus superiores, sensibilidades, visões de mundo, hobbies e conhecimento de línguas estrangeiras".

Para o diário, os detalhes sobre Rosseff aparecem desde 2005, "Ela gosta de cinema e de música clássica. Perdeu peso recentemente, segundo relatos, após adotar a mesma dieta do presidente Lula", diz um dos telegramas.

Em outro há elogios para a presidenta eleita, pois é vista como "competente", elogiam sua paciência para ouvir e responder, mas alertam de que "ela tem fama de ser insistente, uma negociadora dura e detalhista".

O site Wikileaks.org diz possuir cerca de 250 mil telegramas confidenciais da diplomacia estadunidense em todo mundo, dos quais ao menos 2.500 seriam de sua embaixada no Brasil.

arc/ale/es

Um comentário:

  1. Tudo que diz respeito à Dilma, interessa ao PiG (Leia-se Folha de São Paulo e Estadão).

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.