Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 17 2010

Saúde Pública - Audiência Pública sem novidades, a Maternidade Municipal permanece no HRT

A Audiência Pública para tratar da Mudança da Maternidade do Hospital Municipal para o Hospital Regional não trouxe maiores novidades do que já foi anunciado nos meios de comunicação em Tucuruí.

Durante a Audiência o MPE, a PMT, a Direção do Regional, vários representantes da sociedade e do legislativo se manifestaram. Os quatro vereadores de oposição, a saber: Jones, Tom, Pastor Antônio e Ver. Drª. Edileuza compareceram, não notamos a presença dos demais vereadores. 

A torcida organizada da Prefeitura foi a maior (por motivos óbvios) e a que mais se manifestou, inclusive o Zé Augusto do Colorado foi bastante agressivo para com os vereadores presentes fazendo um discurso político em apoio ao Prefeito e a mudança. Outra a se manifestar foi a Senhorinha do Bairro Santa Izabel com um discurso político também agressivo e mesmo desrespeitoso para com os vereadores presentes, Senhorinha também discursou em apoio ao prefeito e a mudança da Maternidade Municipal para o H. Regional. 

Já o Vereador Jones e o Wanderley Dourado do Jardim Marilucy tiveram suas falas cassadas pelo promotor pelas suas colocações terem sido consideradas políticas e críticas quanto à mudança da Maternidade Municipal para o H. Regional. 

Da audiência podemos em nossa opinião chegar às seguintes conclusões: 

1 - A questão sobre a mudança da Maternidade do H. Municipal para o Hospital Regional já estava decidida, já que o TAC já havia sido firmado entre o MPE e a PMT, as reformas já haviam sido feitas no Regional, e a mudança da Maternidade para o HRT havia sido feita há dias. 

2 - O objetivo da Audiência Pública no nosso entender foi o MPE receber sugestões quanto às condições contidas no TAC, e não para discutir a mudança ou o TAC em si, já que as críticas contrárias à mudança da Maternidade do Hospital Municipal para o Regional, foram severamente questionadas pelos representantes da PMT e MPE, que fecharam questão sobre o assunto. 

3 - Ficou claro que tanto os representantes da PMT quanto o MPE estão absolutamente certos da necessidade da mudança, assim como de que esta mudança é a única solução para o problema, portanto ao firmarem o TAC, e ao ser feita à mudança da Maternidade Municipal para o H. Regional, ambos PMT e MPE assumem as responsabilidades pela mesma. 

4 - Ficou acertado que a PMT colocaria uma ambulância 24 horas no Hospital Municipal para o transporte das gestantes, já não ficou muito claro de como elas retornariam do Hospital Regional para Tucuruí. Será que a ambulância vai se deslocar do H. Municipal para o H. Regional para trazer as gestantes de volta? Como será a comunicação entre a gestante e a ambulância? 

5 - Segundo o TAC, a Prefeitura tem seis meses para resolver a situação da sua permanência no Regional, no entanto a PMT faz uma previsão de dois anos para construir o Hospital. Essa realmente não deu para entender já que não acreditamos que alguma coisa mude em seis meses, e antes da conclusão do Hospital. 

6 - A PMT alega que não vai utilizar pessoal e recursos do Hospital Regional, no entanto isso já ocorre na prática a mais de um ano com o Raio-X e o Autoclave, inclusive foi citado na Audiência que o almoxarifado do Regional já teria cedido medicamentos à Maternidade do Município. 

7 - Será que com a abertura deste precedente, as outras Maternidades Municipais que se encontrarem em dificuldades e que pertençam aos outros seis municípios atendidos pelo Regional, também vão exigir o mesmo tratamento e mudar para o Regional? Ou vão exigir do Governador uma compensação financeira pelo tratamento diferenciado dado a Tucuruí, para que o Governo do Estado também assuma parte das despesas da rede básica em seus municípios? 

Com a palavra os Deputados Estaduais representantes destes municípios. 

Na opinião da Equipe Folha, somente o tempo dirá quem está com a razão, os dois lados pró e contra, ambos compostos por pessoas inteligentes e da área de saúde defendem as suas posições. 

Vamos esperar para ver. 

É uma roleta, não dá para prever o que vai acontecer, e pode até não acontecer nada, mas a sorte está lançada e as fichas são vidas humanas. 

Só nos resta torcer para que tudo dê certo e fiscalizar com uma lupa, tanto o resultado destas mudanças para a saúde das gestantes e seus bebês, como a utilização dos recursos da Saúde Pública, por parte do Hospital Regional, assim como pela Prefeitura de Tucuruí. 

O importante é que houve a discussão, todos se posicionaram claramente, alguma coisa deveria realmente ser feita. 

De forma certa ou errada as medidas foram tomadas, e as responsabilidades estão bem definidas.

38 comentários:

  1. já estava tudo montado,essa audiencia só aCOnteceu pela a Insistência do CMS,parecia um treatro e tinha o publico para apladir.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez acabou TUDO EM PIZZA, quem se ferra é só o povo. este por sua vez, está tendo o que merece, pois coloca como seus representantes pessoas levianas, egoístas e mercenárias que só olham apra o próprio umbigo. LAMENTÁVEL! mais uma vez o mais prejudicado nessa situação toda é o pobre que precisa usar os serviços do SUS. Que Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  3. eita povo que gosta se sofrer.

    ResponderExcluir
  4. Três coisas interessantes que merecem destaque:

    1 - O Prefeito esperto não compareceu na Audiência, mandou a Nilda em seu lugar. Se esta história não terminar bem, e existe uma grande probabilidade de que não termine, é a imagem da Nilda que vai ser associada à mudança da Maternidade Municipal, para o H. Regional.

    2 - Para o Secretário de Saúde, que dispensa apresentações, a Saúde Pública em Tucuruí está uma beleza, pelo menos foi isso o que ele disse e nós acreditamos, deve estar ótima para ele. Só está ruim para a população pobre, mas este é apenas um detalhe sem importância.

    3 - No final da Audiência, ao perceberem que tudo já estava decidido, várias pessoas se retiraram em protesto, menos a Dona Vera (membro do Conselho de Saúde), que saiu da sala por ordem do promotor.

    ResponderExcluir
  5. a minha intenção deu certo
    que pena que foi uma inocente que esta pagando o pato.Mas a vida e assim mesmo, papagaio comi milho e piriquito leva a fama, apezar que ela não merece essa calunia.
    so porque a pobre e analfabeta tinha que ser ela coitada confesso que foi sem intenção de ofende-lo
    mas so queiro te lembra leninha que todo passo que você da eu seu,sei ater quem são as pessoas que não gosta de você. esse foi apenas o primeiro passo. na sua campanha vou declara quem sou tem mas na área saúde te dou aula o os erros de português foi de propósito.
    e você sabem quem eu sou

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a dona VERA,que luta e enfrenta promotores e gestores. independente de que lado ela esta ou esteve,luta ate os ultimos momentos,com certeza vai continuar lutando.É uma grande mulher.

    ResponderExcluir
  7. Para saber do que pessoa se trata, quem é "Leninha"?

    ResponderExcluir
  8. O interessante é que os vereadores presentes que foram atacados e desrespeitados pela torcida organizada do Prefeito tem mais representatividade que todos os integrantes da mesa, já que nem a Vice-prefeita Nilda, nem o Secretário de Saúde e nem a direção do Regional tiveram um só voto, estão de "carona" na votação do prefeito e na indicação do PT. Os membros do PT e a população estão colhendo os frutos de suas escolhas equivocadas.

    Este foi um golpe profundo na democracia, ao não ter sido permitido um debate amplo, e a livre manifestação popular sobre a questão da saúde em Tucuruí, que não se restringe à mudança da Maternidade Municipal para o Regional.

    Isso é muito triste!!!

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo! SAÚDE, direito básico de todos, inclusive das gestastes e dos recém-nascidos, garantida na Constituição, não pode ser discutida na audiência pública realizada pelo Ministério Público, e quem se atreveu a mostrar de quem é a responsabilidade pela má gestão da saúde pública em Tucuruí, teve a fala cassada, foi espulsa da sala pelo Promotor ou foram vaiados por Funcionários da PMT e Presidentes de Bairros sedentos para mostrarem serviço ao Prefeito.Fui...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns dona Vera pela sua postura atual. Hoje a senhora sabe que todas as nossas escolhas e ações tem conseqüências cedo ou tarde.

    Se lembra do caso dos cadastros das casas?

    Continue do lado certo, a missão dos mais fortes é defender os mais fracos...

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a folha foi uma vergonha, palhaçada essa audiência, quem mandava e dava ordem, para continuar ou terminar era assessora jurídica da prefeitura.PARABÉNS Wandeley Dourado e dona VERA

    ResponderExcluir
  12. Quem e ``Leninha?
    Leninha e uma Que Se Diz fucionária Do HRT.
    Pre candidata a veriadora KKKKKKKKKK
    ela usa o SindSaúde e conselho municipal de saúde Pra se promover.
    na eleição 2012. não se esqueça mulheres de tucuruí, ela e uma das que são contra um novo progresso na saúde.
    de varada nela, pois ela não e digna do seu voto.

    ResponderExcluir
  13. Dona Veralice,
    Meus parabens, o trabalho do controle social a senhora tem procurado fazer, ocorre que nem sempre é reconhecido.O Secretário de Saúde, INCOMPETENTE, fazer esse questionamento, por todo trabalho realizado a frente da casa de apoio.

    ResponderExcluir
  14. TAC
    Que nada, já estava tudo preparado,precisava de RATIFICAER, os pobres de presidentes de bairro o fizeram.Será que a comunidade sabe do ocorrido. Quem viver verás.
    É uma vergonha.

    ResponderExcluir
  15. Sou um observador, fui a audiencia pública, para saber quais as normas e procedimentos à assinado do TAC, entendo, para acontecer,sei que o mesmo é constituido das sugestões e melhorias, a comunidade,porém,se vê o MP cortando o microfone dos atores principais. Sendo assim, para que audiência.

    ResponderExcluir
  16. Falta de pudor.
    Todo homem tem seu preço, mas, quando vejo um ex-presidente destribuindo marmitx, aos seus colegas, é vergonhoso, a comunidade não merece, ou será que continua recebendo benesse.

    ResponderExcluir
  17. Estou envergonhado, outro dia, via e ouvia nos meios de comunicação, que o HRT estava um caos, porém, na audiência pública só foram elogios. Como se vê, a MUDANÇA CERTA, da água para o vinho.

    ResponderExcluir
  18. Todos aqueles que foram a audiencia pública, sairam decepcionados, esperava uma atuação neutra, o que se viu foi a condução.É lamentável.

    ResponderExcluir
  19. PERDÃO SENHOR:
    Olhando por outro ângulo, sem paixÃo, quem fez elogios,na Audiência Pública, foi Lua, a tropa de choque do prefeito, as lideranças comunitários, CARGO DE CONFIANÇA, no final.Todos saindo da audiencia, para suas residencias em belos carros, as custas no nosso bem aventurado dinheiro.Esse tal de Lua, era o mais enfurecido, a portaria é vantagosa

    ResponderExcluir
  20. PARABENS
    Senhores conselheiros de saúde, voçês estão do lado certo, com o povo, que são os mais sofridos,penalizados,foram feitas as denuncias, mostando a realidade, depois, não vão dizer que o Conselho não avisou.

    ResponderExcluir
  21. Na composição da mesa, para abertura da Audencia Pública e verificalção de quorum, foi convidado o presidente do Conselho de Saúde, mais que depressa, se levanta, um moreno alto, qual sua decepção, lá estava o presidente do Conselho, sra. Elisabete Brito da Silva.Agora é a vez das mulheres,Dilma lá e Elisabete CÁ.

    ResponderExcluir
  22. CABO DE GUERRA, é o que está existindo dentro do HRT, os que estão chegando HMT, querem tomar o espaço dos que lá estão. A culpa do acontecido é da dra. Ana Paula, a revelia da direção da SESPA, autorizou, agora se responsabilize pelo seu ato.

    ResponderExcluir
  23. Meus Parabens.
    Dona Veralice Alves, não se deixe abater por calunias ou inveja, continue fazendo o seu trabalho, a contribuição ao social.

    ResponderExcluir
  24. Leninha,anônimo eu lei teu recado, ao meu respeito e diretamente sobre minha pessoa, fiquei triste porque eu nada tenho haver com isso, mais fiquei feliz ao mesmo tempo, porque eu estou protegida, voce diz que está me vigiando 24 horas, assim a minha família não precisa se preocupar com a minha segurança, que JESUS te dê muito anos de vida, enquanto eu morar aqui nesta cidade estou cuidado por voce, mais quero deixar meu maior agradecimento, é para o meu defensor, com certeza ele me ama, pois voce disse que tem gente que não gosta de mim, eu não estou nem ai, pois tem tanta gente que gosta de mim, que os que não gostam não faz a menor diferênça.Não me julgue,só JESUS tem esse privilégio, procure saber quem sou, se voce me conhece como diz e me vigia, deve saber onde moro, venha aqui,é tempo de PAZ e não de GUERRA, eu não estou atancando ninguém só estou do lado da população e dos servidores não cometi nenhum crime que mereça ser julgada. Eu no fundo meu coração te desejo um FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de REALIZAÇOES são meus sinceros votos.

    ResponderExcluir
  25. Ainda bem que no meio de 35 entidades de bairro só tinha 6 pois o 7 não é mais,diz que e a tal central de entidades,as outra tem respeito pelo a sua comunidade.Dizem que quando terminou o ex presidente do conselho municipal de saúde e as outras ligaram para o prefeito,falando que dona Vera tinha sido expulsar.o que tem de bom ser presidente de CMS,que o Edivam ta pra fica maluco e colocando as 7 amigas entidades,para o defender,é uma vergonha esses presidentes foram serem o coral do Zé Antonio,e do prefeito,será que eles nem se toca que todo mundo já percebeu. E FICA OLHANDO PARA ELES. Alias o promotor chamou tanto a população, para audiência, vocês viram quem estava La,as 7 entidades do Zé Antonio,os funcionários da secretaria de Saúde,os funcionário do Regional,que vergonha não consegui leva a população,e depois desta palhaçada acho que o ministério publico ficou sem credito. Não sei, mais as maus línguas dizem que determinada autoridade ligou para o prefeito dizendo que colocou a dona vera pra fora. Parabéns dona vera, só está no lado errado.

    ResponderExcluir
  26. Não gosto de comentar, sempre entro, só para ler as noticias, mais hoje resolve. Não estou puxando o saco, mais acho que Dona VERA, tem uma energia grande, luta pelo os direitos dos mais fracos, na campanha política luta pelo o seu filho,não o deixa só, caminha lado a lado,depois termina a campanha, anda de cabeça erguida lutando por gestante crianças,e agora no conselho penitenciário,é uma grande mulher. Tem uma grande luz e muitos tentam apagar essa luz e não consegue. Pelo o que estou lendo na folha essa audiência foi uma palhaçada. É folha como vamos viver, se não podermos acreditar na justiça, refiro ao ministério Público. Continue dona Vera,eles não consegue apagar essa luz, e nem mesmo o prefeito. Peça ao padre para te benzer e jogar muita água benta. Concordo com a folha foi para o lado errado.

    ResponderExcluir
  27. Defendeu tanto o prefeito Sancler ,ele e Henilda, E A assessora jurídica só te dar porrada dona VERA,olha que vai vingar-se da sua família como fizeram os outros.
    .MAIS SEI QUE A SENHORA, AGUENTA, NÃO É O PRIMEIRO PREFEITO, PARABÉNS

    ResponderExcluir
  28. Existe um procedimento em que a pessoa entra no ministério publico e o mesmo não pode ser arquivado a não ser pelo conselho. vou pesquzar mais um pouco.
    fica tudo engavetado em tucuruío a justila infelismente em nossa cidade deixa muito a desejar gdo se trata de fiscalizar a pmt

    ResponderExcluir
  29. Hein Folha você está certo, OLHA D vera,você foi defender o seu prefeito na denuncia dos cadastro, das casas,bem feito,ele agora não precisa mais da igreja e nem da senhora,veja D. vera, Sancler é vingativo,ainda vai se vingar da senhora ESPERA. Mais Parabéns admiro a senhora, lutar e trabalha pela a população pobre. A senhora ao sair daquela sala não perdeu nada, por que tudo estava montado foi uma palhaçada.

    ResponderExcluir
  30. Todas essa movimentação só serve pra confirmar que Tucurui não tem prefeito, não tem Camara de Vereadores, e pasmen! o Ministério Público está comprometido com a elite. Só Deus pra cuidar dessa população tão sofrida!

    ResponderExcluir
  31. Quanta coisa se fala sobre a Dona Veralice. Até parece que é uma heroína na luta contra os mais fracos ... acho melhor vocês irem mais a fundo na vida dessa senhora, pois o maior interesse dela é em causa própria. Abram bem os olhos....

    ResponderExcluir
  32. “os erros de português foi de propósito” ...se isso é verdade você já pode parar de escrever pérolas do português como “comi milho”,” piriquito””,apezar” ou “ queiro ater”.se você dá aula de alguma coisa deve ser na escola do “seu creysson”. E quando você resolver se identificar, por favor, faça isso em português. A leninha “se diz funcionária do HRT”? Se um funcionário concursado não puder dizer que pertence a uma instituição, ninguém mais pode. . Deixa de ser leviano(a) pensando que causa algum medo com ameaças baratas,as pessoas que estão lutando contra esse assassinato da saúde desconhecem o medo pois já chegaram a conclusão de que não existe coisa pior que ver pessoas morrendo por erros dos outros .os servidores do hospital regional estão apoiando a leninha porque não estão suportando mais serem ignorados nas decisões referentes ao HRT...BYE BYE FIRMO E ANA PAULA!

    ResponderExcluir
  33. alguém aí ouviu o secretário municipal de saúde dizer na audiência pública que as gestantes iriam ao hospital de BICICLETA?..caso afirmativo e como já inventaram ambulância e ambulancha ,qual seria o nome do novo veículo?.. o que der a melhor sugestão vai ganhar um cargo comissionado,o direito de participar da torcida organizada do prefeito e aulas de português com o inimigo invisível da leninha(com pouquio esforçio você irá falario um novio idiomia!!)..PARTICIPEM!!!

    ResponderExcluir
  34. parabéns conselho da mulher.vocês foram ótimas!!!agora os homens covardes que maltratam mulheres não precisam ter mais ter esse trabalho.tendo vcs para nos defender não precisamos de inimigos!!

    ResponderExcluir
  35. alguém aí sabe o que é a dobradinha?

    ResponderExcluir
  36. eu acredito que já começaram a construir o novo tempo!!ou será o fim dos tempos??

    ResponderExcluir
  37. Já estão quebrando as calçadas (passarelas) do cemitério para enterrar os mortos, por falta de espaço. Será que vão fazer o MINISTÉRIO PÚBLICO vai fazer o TAC do cemitério?

    ResponderExcluir
  38. sabem as entidades de apoio ao TAC AQUELAS QUE ESATAVA NA AUDIENCIA.que valharam os veriadores. que foram para o hospital regional receberam hojé o 10° terceiro salario

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.