Alterar o idioma do Blog

domingo 29 2023

Conhecendo Deus e o homem imortal



Conhecendo Deus e o homem imortal

Quem é Deus?

Como é Deus?

Quais são seus designios?

Quais são seus atributos?

O que ele quer de nós?

Deus interfere em nossas vidas, nós ajudando ou punindo?

Deus tem emoções humanas?

Estas perguntas e outras que possamos formular, intrigam os homens desde que adquiriram consciência de si mesmos e de sua individualidade.

Não sabendo as respostas, o homem tenta a milênios interpretar Deus, de acordo com suas observações da natureza, crenças e cultura dos povos.

Então nasceram as religiões, na tentativa de unificar as crenças comuns a grupos de pessoas, e dar sentido à existência humana tentando explicar os mistérios do mundo.

A religião também se tornou importante a medida que as pessoas perceberam, que ser um enviado ou representante de Deus na terra lhes dava um poder absoluto, pois quem controla as crenças, controla as mentes dos seres humanos, vemos isso na história desde a antiguidade até os dias atuais, e este poder religioso é motivo de guerras e crimes crueis e mostruosos. 

Quem não aceita determinada religião é um inimigo que deve ser eliminado, ou banido do meio social, sendo condenado em vida e até mesmo após a morte, o poder religioso não admite concorrência.

Devemos pensar em Deus de uma forma racional, sim isso não é só possível, como necessário, se quisermos ter um pequeno vislumbre de como é Deus, de outra forma, seremos arrastados para as crendices sem pé nem cabêça e para as artimanhas dos falsos profetas e mistificadores de todos os naipes.

É impossível para nós seres humanos compreender Deus, a compreensão de um ser de tamanha grandeza e poder, está muito além da nossa capacidade mental, no entanto, existe um meio, mesmo que indireto de ter um vislumbre do que ele é ou pode ser, levando em conta as nossas fenomenais limitações.

A única forma de tentar entender Deus é através da sua criação. Observando suas Leis, a evolução da sua criação, e os mecanismos da vida e da matéria, e também a nossa mente e corpo funcionam.

Para começar, devemos verificar que tudo no universo funciona em ciclos, que tem início, meio e fim, sendo que o fim é um novo começo e o começo é a continuação do fim anterior. Assim nada se cria, tudo se transforma.

Tudo o que existe, sempre existiu e tudo sofre transformações contínuas, assim o tempo é apenas a transformação sendo observada pelo observador. Sem um observador o tempo não existe, pois não existe nenhuma referência.

Deus sempre existiu, é ele quem dá ordem ao caos e mantém o equilíbrio no universo.

Então podemos dizer que um dos inúmeros desígnios de Deus, e que mais nós importa é o equilíbrio. Notem que tudo no universo depende e tende ao equlíbrio, sem o equilíbrio das moléculas e átomos, a existência da própria matéria seria impossível, sem o equilíbrio do clima a vida na terra seria impossível, e sem equilíbrio se instala a loucura em nossa própria mente, nos levando à destruição.

Como uma sociedade pode sobreviver de forma harmônica e saudável, evoluindo positivamente em conhecimento, valores morais e qualidade de vida? Mais uma vez a resposta é o equilíbrio, vivendo todos em equilíbrio, o que quer dizer em paz e harmonia, em tolerância e respeito, em amor e compreensão.

As desigualdades sociais, o ódio, a ambição, o egoísmo e a vaidade causam o desequilíbrio social, que afeta a segurança, a saúde, a paz entre as pessoas e entre as nações, daí surgem os roubos, a violência e as guerras.

Deus é equilíbrio e portanto, união, paz e amor, podemos chegar a está conclusão apenas observando como o mundo e o universo funcionam, pois a criação diz muito sobre o criador.

Outras questões: Existe vida após a morte? O espírito é eterno?

Pensando que nada se cria e tudo se transforma, e que a energia é indestrutível, a lógica nós leva a acreditar que a nossa consciência sobrevive à morte do corpo físico e que independe do mesmo.

A nossa consciência é uma energia que anima a matéria, portanto é indestrutível.

O corpo material depois da morte, sofre transformações e se transforma em matéria inerte, que é absorvida e reaproveitada para compor outros corpos, por certo nós temos moléculas em nosso corpo que já fizeram parte de estrelas e dinossáuros.

Pela lógica, a nossa consciência (energia) indestrutível sobrevive a morte do corpo, se quiserem saber a diferença entre o corpo é a nossa consciencia é só comparar uma pessoa viva e uma pessoa depois de morta.

Mas se a nossa consciência sobrevive após a morte, porque ela não volta para dizer como é do outro lado?

É porque a consciência humana precisa de um veículo material para se manifestar em nosso mundo, veja que mesmo tendo um novo corpo material, uma consciência humana em uma nova encarnação (ciclo), gasta muitos anos e muito treinamento árduo para dominar as faculdades mentais, intelectuais e os movimentos do novo corpo durante a infância.

Façamos uma analogia: Suponha que um grupo de mergulhadores estejam a centenas de metros no fundo do mar, usando escafandros e sem comunicação com a superfície, de repente um dos mergulhadores tem um problema em seu equipamento e tem que voltar à superfície.

Chegando na superfície, não existe outro equipamento disponível para ele retornar seria impossível ele se comunicar e voltar para junto dos seus companheiros, mesmo que por alguns momentos, por falta de equipamento adequado para voltar aquele mundo submarino. O corpo físico é o escafandro e o espírito é o mergulhador.

A consiência do ser humano (espírito) só pode se manifestar no mundo material através do seu corpo físico, ou em situações muito específicas, através do corpo físico de outro ser humano (médium), seja por telepatia (efeitos psiquicos), ou utiliando ectoplasma (efeitos físicos).

Sendo assim, por tudo o que foi dito, podemos intuir as respostas do início do texto.

1 - Quem é Deus?
R - Um ser incompreensível para nossa mente limitada.

2 - Como é Deus?
R - Deus não tem forma definida, é energia pura e estamos imersos nele, como uma célula do nosso corpo, sem ter consciência de que faz parte dele.

3 - Quais são seus designios?
R - Dar ordem ao caos e manter o equilíbrio no universo em contínua evolução.

4 - Quais são seus atributos?
R - Tudo o que a nossa mente limitada pode conceber, e muito mais.

5 - O que ele quer de nós?
R - Que nos esforcemos para ter e mantero o equilíbrio, e trabalhemos para um mundo melhor, onde a harmonia seja a regra e não excessão, colaborando com a sua obra.

6 - Deus interfere em nossas vidas, nós ajudando ou punindo?
R - Deus só interfere em nossas vidas, caso nossos atos causem um grave desequilíbrio em nossas próprias vidas, na vida dos outros, na vida das outras criaturas, ou nos destinos do planeta, então nosso livre arbítrio sofre limitações.

Deus não nós pune, as punições que acreditamos sofrer, são as consequências dos nossos próprios atos.

7 - Deus tem emoções humanas?
R - Se Deus tivesse emoções humanas seria um homem, e não Deus.
Nossas emoções nos definem como seres humanos. Deus conhece, mas não está sujeito as emoções humanas como todos nós estamos, mas as compreende, por isso não julga e sempre perdoa.

Qual é então o objetivo da vida?
R - Nos tornarmos pessoas melhores em todos os aspectos, e contribuindo para um mundo melhor e feliz.

André Luiz M. e Silva
Blog Folha de Tucuruí

Um comentário:

  1. Deus é perfeição Deus é amor Deus é tudo gratidão sempre 🙏🙏

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.