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domingo 01 2010

Por que os padres não podem se casar?



Perguntas e respostas sobre religião

Por Artur Louback Lopes 

A princípio, padres não se casavam por opção, para dedicar 100% do tempo e das energias à oração e à pregação - da mesma forma que Jesus Cristo. Em 1139, ao final do Concílio de Latrão, contudo, o matrimônio foi proibido oficialmente a membros da Igreja. 

Embora a decisão tenha se apoiado em passagens bíblicas - como "É bom para o homem abster-se da mulher" (presente na primeira carta aos Coríntios) -, uma das razões mais fortes para a transformação do celibato (como é conhecida a proibição do casamento) em regra foi o que, já naquela época, ditava as regras da humanidade. 

Fé? Nada disso. Grana! Na Idade Média (do século 5 ao 15), a Igreja Católica alcançou o auge do seu poder, acumulando muitas riquezas, principalmente em terras. Para não correr o risco de perder bens para os herdeiros dos membros do clero, o melhor mesmo era impedir que esses herdeiros existissem. Isso não fez muita diferença para os monges, que, por opção, já viviam isolados em mosteiros, mas em algumas paróquias a proibição gerou discórdia.

A maior delas ocorreu no começo do século 16 e foi uma das razões pelas quais o cristianismo passou pelo seu maior racha: Martinho Lutero rompeu com o papa e criou a Igreja Luterana, que permitia o casamento dos seus pastores - e permite até hoje (veja o quadro abaixo). 

Depois da Reforma Protestante, a Igreja Católica reafirmou o celibato, definindo no Concílio de Trento, em 1563, que quem o rompesse seria expulso do clero. A regra se manteve até 1965, quando o papa Paulo VI permitiu que padres se casassem e continuassem freqüentando a Igreja (sem a função de padres, claro). 

Para conseguir essa liberação, o padre noivo precisa enviar um pedido ao Vaticano e esperar a autorização, que pode demorar até dez anos. "João Paulo II tornou o processo mais demorado, mas Bento XVI está limpando a mesa", diz o teólogo Afonso Soares, professor da PUC-SP. Além de promover a tal limpeza, o novo papa surpreendeu, em agosto do ano passado, ao aceitar que o ex-pastor anglicano David Gliwitzki, casado e pai de duas filhas, e tornasse padre.

Mulher do padre

Veja como outras religiões tratam a vida amorosa de seus sacerdotes

Judaísmo

Rabinos podem ter relacionamentos e se casar. A única recomendação é que a esposa seja judia

Budismo

Não reconhece nenhum ser superior capaz de dar ordens de conduta, mas monges e monjas vêem a abstinência sexual como algo que eles devem se esforçar a aprender

Cristianismo protestante

Pastores (batistas, metodistas, da Assembléia de Deus ou de qualquer outra corrente) podem se casar. Entre os luteranos, há grupos de monges que, por opção, adotam o celibato

Cristianismo Ortodoxo

Homens casados podem virar padres, mas dificilmente serão promovidos a bispos. A regra é a mesma em correntes católicas orientais, como a maronita e a ucraniana 

Islamismo

Qualquer homem (no islamismo, não há sacerdotes como no catolicismo) não só pode como deve ter quatro esposas, se puder sustentá-las, é claro. As mulheres, por outro lado, só podem ter um marido

Relatório mostra a verdadeira situação da Saúde Pública em Tucuruí


Recebemos hoje a cópia do relatório da Comissão de Saúde Municipal de Tucuruí sobre as péssimas condições do Hospital Municipal. Não é preciso comentar, pois o resumo do relatório abaixo fala por si mesmo.  

No final da matéria disponibilizamos a cópia do documento na íntegra para análise mais detalhada dos nossos visitantes que tiverem interesse em ler todo o documento. 

Eis o resumo do relatório:


Da: Comissão Permanente de Finanças dos Recursos do Fundo Municipal e de Fiscalização e Acompanhamento das Ações de Saúde.

Conclusão:

Como até hoje a Secretaria Municipal de Saúde não encaminhou a Prestação de Contas do exercício de 2009, temos apenas como referência o que relatou a Secretária de Saúde Henilda, que de forma resumida informou na 8ª Conferência Municipal de Saúde em 2009, que o orçamento de 2009 foi de R$ 39.000.000,00 (trinta e nove milhões de reais) o que importa em recursos de R$ 3.250.000,00 (três milhões duzentos e cinqüenta mil reais) por mês ou R$ 104.333,33 (cento e quatro mil, trezentos e trinta e três reais e trinta e três centavos) por dia, o que significa que não há falta de Recursos para comprar alimentação adequada, material de limpeza, medicamentos, equipamentos e roupagem para o funcionamento do pronto atendimento e maternidade. Que não oferece condições mínimas aos funcionários de todos os níveis para a realização de suas funções, e de dar assistência médica à população de Tucuruí.

O município de Tucuruí tem recebido recursos do estado para incentivo a Rede Básica, que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, conforme portaria de Nº 3.307 de 24 de dezembro de 2009 o valor é de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais) destinados a Estruturação da rede Básica. 

Diante de todos os fatos expostos por esta comissão:

I – O Pronto Atendimento do Hospital Municipal está sem condições mínimas de operacionalização. 
II – A maternidade está nas mesmas condições. Nos dias três, quatro, cinco de junho não teve médico, os partos foram encaminhados para o Hospital Regional de Tucuruí, ou feitos por enfermeiros e técnicos de enfermagem.
É bom ressaltar que, o Hospital Regional, ainda dá suporte a Rede Básica, mas não tem estrutura e condições para a demanda de partos normais que hoje existem no município sabem que é apenas gestante de alto risco que deverão ser encaminhadas.

Com base na análise solicitamos a Plenária do Conselho Municipal de Saúde a aprovação deste parecer, em um prazo de 90 dias para a Secretária de Saúde solucionar os fatos abaixo relacionados, que caracterizam uma calamidade pública, colocando em risco a saúde e a vida da população de Tucuruí. 

I – Quanto à maternidade não pode ser fechada, encaminharemos ao Ministério Público que determine providências urgentes, pois têm gestantes perdendo seus filhos, é inadmissível que, crianças não tem o direito de nascer com vida. 

II – Quanto aos corpos que a Delegacia de Polícia encaminha para aquele espaço, o Conselho Municipal de Saúde encaminhe um ofício informando a mesma que ela tem 8 horas para tomas as providencias ou liberar o corpo para que a Secretaria Municipal de Saúde tome as medidas cabíveis, pois aquele espaço fica dentro de um hospital e corpos em decomposição traz infecção para o pronto atendimento, e desconforto aos usuários. 

III – Fica determinado que o Conselho Municipal de Saúde encaminhará ofício ao Prefeito Municipal, Ministério Público, a Câmara Municipal dando ciência do que está acontecendo e nos meios de comunicação a comunidade em geral. 

IV – Esgotado este prazo fica automaticamente deliberado que o Conselho Municipal de Saúde faça denuncia ao Ministério Público Estadual, para fechamento das atividades do pronto atendimento do Hospital Municipal até que todos os fatos sejam resolvidos, pois está colocando em risco a saúde da população que procura aquele pronto atendimento.

Comissão Permanente de Finanças dos Recursos do Fundo Municipal de Saúde e de Fiscalização e Acompanhamento das Ações de Saúde.

Veralice Alves da Silva
Pedro Cunha Ribeiro
Marconi de Araújo
Eliana da Silva Mendes
Wanderlene Pereira Vilar

Tucuruí, 07 de junho de 2010.

Vejam a cópia integral do documento (Arquivo zip 1,06 MB).

sábado 31 2010

Desmontando o Circo (ecicadeira)

deGET Tucuruí - grupoecologicodetucurui@gmail.com
parafolhadetucurui@gmail.com
data31 de julho de 2010 21:02
assuntoDesmontando o Circo (ecicadeira)
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Já não bastassem as injustiças das leis civis e falta de ética dos políticos, agora as leis Ambientais estão banalizadas e ignoradas pelos fiscais ambientais dos três podres constituídos nas esferas Federal, Estadual e Municipal. 

Os órgão como IBAMA, SEMA/PA, SEMATUC, MPF, MPE, TCU, CGU, TJE, OUVIDORIAS, LINHAS VERDES, TRANSPARENCIA BRASIL, MIDIA TELEVISIONADA, ate mesmo a mais alta corte da justiça (STF), responsáveis de discernir, interpretar e constituir as leis de proteção do homem e da natureza, e principalmente fazer valer o uso e aplicativo das normas e critérios pertinentes a proteção do homem e geração futura, com a visão voltada para a proteção dos recursos naturais e a missão de fazer valer as leis dos homens, são os principais responsáveis pelo desordem e falta de compromisso com a ética e a postura, deixando a corrupção prevalecer e corroer as nossas paciências, fico pensando...! 

E tentando de todas as formas encontrar palavras que não transgrida a moral e promova ofensa ao homem, porem torna se praticamente impossível se calar no meio de tanta conivência e omissão dos serem irresponsáveis de fazer valer as leis, e não enxergam um palmo adiante da vista, para não interpretar seu juramento mediante sua magistratura, em beneficio da sociedade, ratificando o Art. 5º que “todos são iguais perante as leis”.

Contudo, todas as denúncias e contribuição por parte da sociedade e das entidades organizadas, não foram nem se quer respondidas pelo negligenciado e pelas autoridades competentes, deixando dúvidas e uma certeza de que a voz da corrupção, e o descaso com a sociedade e tamanha, que torna o “Estado Democrático de Direito” alojado em estado de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), com seu quadro clinico, sem a previsão de melhorar. 

A quem recorrer? Visto que os órgãos fiscalizadores estão pactuados ?

A ecicadeira foi construída, os lixos atômicos foram despejados no Rio Tocantins, a SEMA-PA nunca atentou para os fatos, (LA, LP, LI e LO), condicionantes, etc.., para construção dessa atrocidade ao meio, na tentativa de esconder os LIXOS PARA BAIXO DO TAPETE, desembocando nas margem direita do Rio Tocantins.

Agora a toque de caixa, inicia o processo de retirada da tal barreira (ecicadeira), com mais de oito retro-escavadeiras e dezenas de basculantes, transformando as margens esquerda da jusante (frente de Tucuruí) um verdadeiro suco de barro-glacê, para as lavadeiras e aos banistas e ribeirinhas da cidade, ate que eles consigam passar a borracha e levantar a ancora, deixando doenças e conseqüências danosas ao meio com efeitos duradouros! E indo destruir e poluir no Belo Monte! 

O povo e que se dane, o que vai sobrar de tudo isso, é somente a exorbitância dos talões de energia para pagar e os vultuosos “ROYALTIES” para os prefeitos e Gov. do Estado, que nunca se pronunciaram a respeito do assunto! 

Mais não percam esse capitulo, vamos revelar esse mistério! 

Aguardem! 

Não da mais para pedir SOS as Autoridades ....!!!

Vamos pedir para quem ...!!!   

ISSO E ABSURDO! 

Ilusionismo

O prefeito Sancler (PPS) compareceu ao lançamento da campanha do Dep. Estadual Gualberto (DEM) na sede da Colônia dos Pescadores no cais de Tucuruí, e garantiu ao Deputado seu apoio integral.

No lançamento da candidatura do Dep. Deley (PV) na Av. Sete de Setembro, o prefeito garantiu seu apoio 101% ao Deputado Estadual Deley (Teoricamente 1% a mais que o Gualberto). 

Bagre ensaboado, será que o prefeito Sancler vai proseguir na progressão? Apoio 102%, 103%, 104%, 105%...

Nossas fontes afirmam que o apoio do prefeito é prioritariamente: Jatene (PSDB)  para Governador, Paulo Rocha (PT) para Senador, Nilson Pinto (PSDB) para Deputado Federal e Gualberto (DEM) para Deputado Estadual. Esta é a configuração política ideal para o prefeito de Tucuruí nas próximas eleições.

Apoios secundários: Deputada Bernardete Ten Catem (PT) e Deputado Deley (PV).

Polvo mercenário

Do Blog da Franssinete

Um repórter do jornal espanhol Marca foi até o aquário de Oberhausen, na Alemanha, tentar descobrir quem será campeão de Fórmula 1.

Queria fazer o polvo Paul escolher entre três urnas representando Ferrari, McLaren e Red Bull. Só que deu com os burros n’água. 

Ou seria no bolso? É que o polvo Paul agora tem empresário. 

Quem quiser vê-lo tem que pagar R$ 36. E para os que quem fazer imagens dele ou pedir um de seus famosos palpites, são 15 mil euros. 

Melhor esperar a corrida.
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Nota do Folha: Ao que parece o polvo Paul já têm o principal requisito para ser político em Tucuruí.