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quarta-feira 27 2011

Barão Vermelho


MANFRED ALBRECHT VON RICHTHOFEN


Manfred Albrecht Von Richthofen, o Barão Vermelho
MANFRED ALBRECHT VON RICHTHOFEN (1888-1918). Maior mito da aviação militar alemã e de caça mundial, entrou para o serviço aéreo em setembro de 1916. Aprendeu a pilotar no esquadrão (Jagdstaffel) de Oswald Boelcke. Era um guerreiro meticuloso, que primeiro procurava reconhecer a aeronave inimiga, em especial às britânicas, antes de partir para a luta e desferir o ataque mortal. Era chamado “o matador” e idolatrado com o título de “Barão Vermelho”. 
Em janeiro de 1917, passou a comandar o famoso esquadrão “Flying Circus”, cujas aeronaves eram exageradamente pintadas. Fidalgo com os amigos, e até com os adversários, era igualmente conhecido como “O Cavaleiro Teutônico da Era Moderna” e “Nobre Inimigo de Coragem e Destreza”. Morreu abatido por um inexperiente piloto canadense e pelo fogo da artilharia australiana, atrás das linhas britânicas, em 21 de abril de 1918, quando voava seu inconfundível Fokker triplano vermelho e pouco depois de ter obtido a 80ª vitória. Seu sepultamento foi uma das maiores cerimônias póstumas ocorridas naquela guerra, com honras militares. Sua morte foi um golpe para os pilotos alemães, sobretudo nos seus comandados.

Albatros D. II, o avião em que o Barão Vermelho obteve a maioria de suas vitórias
 A História:
Nascido em Breslau, Silésia, no então Império alemão (atual Wrocław, Polônia), Richthofen mudou-se com sua família para Schweidnitz (atual Swidnica, Polônia), quando tinha nove anos de idade. Em sua juventude, Richthofenapreciava caçar a cavalo e equitação e foi estudar na Inglaterra no Lincoln College, Oxford. Depois disso ingressou na escola militar. Após terminar o treinamento de cadete, juntou-se ao Regimento nº 1 de Uhlan como membro da cavalaria em 1911.
Quando estourou a Primeira Guerra Mundial, era um oficial da cavalaria e foi chamado ao dever nas frentes ocidental e oriental, servindo de escolta para o exército alemão. Perto de maio de 1915, entediado com essa função,Richthofen pediu para ser transferido para a Força Aérea. Transformou-se inicialmente num observador aéreo. 

Richthofen com o seu uniforme do Serviço Aéreo Imperial
Inspirado pela oportunidade de conhecer o grande piloto de combate Oswald BoelckeManfred decidiu tornar-se ele próprio um piloto. Mais tarde, Boelcke selecionou Richthofen para juntar-se ao grupo de elite Jagdstaffel(“grupo de caça”), JASTA 2Von Richthofen ganhou seu primeiro combate aéreo sobre Cambrai, França, no ano de 1916.
Manfred, como muitos de seus companheiros pilotos, era muito supersticioso. Ele nunca saia em missão sem ser beijado por alguém querido. Isto tornou-se rapidamente um hábito difundido entre todos os pilotos de combate. 

Fokker Dr.I, o avião a qual Richthofen ficou mundialmente conhecido
Depois de sua 18ª vitória, von Richthofen recebeu o Pour le Mérite, a honraria militar mais elevada da Alemanha na época. Antes disso, em 23 de novembro de 1916, ele derrubou o ás da aviação britânico Lanoe Hawker, chamado às vezes de “o Boelcke Britânico”. Isto aconteceu quando Richthofen ainda voava num Albatros D.II. Entretanto, após esta batalha, foi convencido de que necessitava de um avião com maior manobrabilidade, embora isto implicasse uma perda de velocidade. 
Infelizmente para ele, o Albatros foi o avião padrão da Força Aérea Alemã até o fim de 1917, e o barão voou nos Albatros modelos D.III e depois num D.V.. Em setembro daquele anoRichthofen estava pilotando um Fokker Dr. I, o avião triplano ao qual ficou mais associado e que foi projetado porAnthony Fokker. Entretanto, das 80 vitórias em combates aéreos, apenas 20 ocorreram quando o Barão utilizava o triplano. Após sua morte o seu corpo foi velado pelo exercito aliado mesmo sendo alemão ele recebeu todas as honras militares por sua grande atuação em combate e um exemplo a ser seguido.  
O notável é que Richthofen, obediente aos códigos da cavalaria, procurou preservar o tempo todo em meio a barbárie crescente dos combates em terra, o céu como uma espécie de liça especial. O azul dos amplos espaços era um lugar que ele pretendia manter afastado das impurezas da guerra de trincheiras, no qual as regras cavalheirescas ainda deviam ser seguidas à risca. Ele não admitia, por exemplo, depois de o inimigo ter sido atingido, persegui-lo até matá-lo. 
Despojando-o do avião em chamas, neutralizado o inimigo, jamais atirava no piloto que saltasse de pára-quedas ou que, depois em terra, estivesse tentado escapar-lhe. Não foi, pois, sem razão que ele mantinha o posto deRittmeister, isto é, capitão de cavalaria, visto que no imaginário dele a velha arena medieval ainda não sucumbira ao amoralismo e à total ausência à princípios éticos da moderna guerra total. 

Pintura em homenagem ao Barão Vermelho
Com essas qualidades, o mito do Barão Vermelho sobreviveu a morte, virando tema de livros, desenhos animados e filmes. Seu carisma, excepcional capacidade de liderança e pontaria aliada a um respeito profundo aos seus inimigos fizeram que Manfred Von Richthofen tornar-se um caso único onde um combatente é respeitado e admirado por seus próprios adversários. 
Sua morte ainda hoje gera controvérsias sobre quem o atingiu e em que circunstâncias ela ocorreu. Considerado ás dos ases, o Barão Vermelho é referência nas forças aéreas de todo o mundo. E assim o mito vai permanecendo no imaginário popular, graças ao cinema, a literatura e a música, afinal uma das bandas de rock mais famosas do país leva o seu nome.

terça-feira 26 2011

Ex-pacientes do HRT farão amanhã uma ultima tentativa de serem atendidos, antes de procurarem o MPE

Alguns ex-pacientes do Hospital Regional de Tucuruí que precisam do seu Prontuário Médico para receberem o seguro DPVAT, farão amanhã a última tentativa de receberem o documento, antes de procurar o Ministério Público Estadual para garantir o seu direito.

Os pacientes reclamam que levam semanas e até meses para conseguirem a cópia do documento, isso quando conseguem. 

Reclamam ainda do tratamento a eles dispensado pelos atendentes, que os recebem de má vontade, de forma ríspida e com ironias, enfim de forma desrespeitosa, como se os pacientes estivessem ali pedindo favores.

Será que nós do Folha, teremos que organizar e montar uma comissão dos desrespeitados e humilhados no Hospital Regional de Tucuruí, para que os cidadãos possam defender os seus direitos?

Matéria do Jornal Pessoal sobre mais um escândalo no Judiciário

Do Blog da Franssinete


A última edição do Jornal Pessoal, editado pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto, traz uma matéria que causa estupor, sobre o envolvimento de juízes e desembargadores do TJE-PA e promotora de Justiça do Ministério Público do Pará, num caso que caiu como uma bomba no colo dos ministros do Conselho Nacional de Justiça. Leia a matéria completa.


Mais desperdício de dinheiro público no Hospital Regional de Tucuruí

Mais desperdício no Hospital Regional de Tucuruí, desta vez a Conceição que responde pelo HRT como Diretora Interina, trouxe uma pessoa de sua confiança de Belém para ser a sua secretária no Regional. 

Ocorre que a referida senhora, além é claro do seu salário e vantagens, recebeu nada mais, nada menos que dezoito diárias e meia. 

Ficam sem resposta três perguntas: 

Primeira: Será que não tem nenhuma outra funcionária em Tucuruí, competente o bastante para exercer a difícil e altamente especializada função de Secretária da Diretora, evitando assim o desnecessário gasto com diárias? 

Segunda: A referida funcionária recebeu 18 diárias e meia em abril, quantas receberá se permanecer em Tucuruí em todo o mês de maio, trinta e uma diárias?

Terceira: Será que o HRT está tão bem assim de finanças, já que suporta tamanho desperdício, ou estão desviando recursos do atendimento da população e compra de materiais básicos, como material de expediente, cirúrgico, de limpeza, remédios etc.), para utilizar os recursos proporcionando vantagens salariais aos amigos(as) da Diretora?  

Esta prática fere no mínimo dois princípios constitucionais que regem o serviço público: O princípio da impessoalidade e o princípio da economicidade.

Esta parece ser uma das muitas facetas do governo Jatene (PSDB): Meu "pessoal" se dando bem, a população pobre e a saúde pública que se lixe. 

Vejam o que foi publicado no Diário Oficial do Estado e o comentário no Blog: 

"DIÁRIO OFICIAL Nº. 31901 de 26/04/2011 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA - HR TUCURUÍ Diária Número de Publicação: 224918 Portaria: 064/2011 Objetivo: RESPONDER PELA SECRETARIA DA DIREÇÃO GERAL EM EXERCÍCIO DO H.R.T. A FIM DE ATENDER O HOSPITAL REGIONAL DE TUCURUÍ. Fundamento Legal: RESPONDER PELA SECRETARIA DA DIREÇÃO GERAL EM EXERCÍCIO DO H.R.T. A FIM DE ATENDER O HOSPITAL REGIONAL DE TUCURUÍ. Origem: BELÉM/PA - BRASIL Destino(s): TUCURUÍ/PA - Brasil Servidor(es): 104876/NUZIA LEILIANA BARROSO NERY (AG. ADMINISTRATIVO) / 18.5 diárias (Completa) / de 12/04/2011 a 30/04/2011 Ordenador: MARIA CONCEIÇÃO DE SOUZA OLIVEIRA Obs: Vamos fazer os calculos 135 x 18,5= 2.497,50 quase dois mil e quinhentos reais para trazer uma secretaria de Belém para xxxxxxxxxxxxxxxxxxx vamos ficar de olho tem mais ai".

segunda-feira 25 2011

Pot pourri - Juntas e misturadas

No caldeirão da cidadania, uma mistura de várias informações em uma  matéria.
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Regimento Interno da Câmara Municipal de Tucuruí

Até que enfim temos a cópia do Regimento Interno da Câmara Municipal de Tucuruí. 
Queremos agradecer ao vereador Jones, por ter atendido ao pedido que fizemos aos leitores do Folha de Tucuruí.
Conhecimento é poder, temos certeza de que a população tendo acesso ao Regimento Interno da Câmara Municipal, poderá fiscalizar a sua aplicação, e inclusive propor mudanças.
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Mais um serviço do Folha

Estamos preparando uma lista de Links para diversas leis de interesse da população, para que todo cidadão possa conhecer seus direitos e fiscalizar a aplicação das Leis em Tucuruí.

Através do conhecimento da Lei, o cidadão poderá distinguir se a lei está ou não sendo cumprida, e caso não esteja, saberá reclamar e denunciar o não cumprimento da legislação, aprimorando desta forma o controle social sobre os governos, única forma a nosso ver, de se restabelecer a legalidade, a moralidade, a impessoalidade, a eficiência e a economicidade no governo e em todas as áreas de atividade pública.

A liste de links será colocada no final da barra lateral direita do Blog. Leiam as Leis e lembre, conhecimento é poder.

Vamos fiscalizar este país. O Brasil é de todos nós.
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Nepotismo

Fomos informados que o Prefeito Sancler, pediu ao Ministério Público um prazo até o final deste mês (Dia 30), para dar uma resposta ao problema do nepotismo na PMT.
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Carro fantasma

O Folha pede aos amigos internaltas que tentem conseguir uma foto de um dos carros alugados para a CMT. Sabemos que é quase impossível, mas queremos saber as placas, quem dirige e para quem, onde estes carros são guardados à noite, nos feriados e fins de semana. 

É claro que estes carros, cujos alugueis são pagos com dinheiro público, devem ser utilizados exclusivamente à serviço, inclusive o que atende ao presidente. Vale lembrar que existe uma cota de combustível para os vereadores, todos os dez tem carro próprio e ganham um bom salário. Portanto nada justifica o uso destes veículos para serviços particulares.
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Sessão relâmpago

A sessão de hoje foi uma das mais curtas da história da CMT e acabou antes dos professores chegarem. Por falar nisso o pessoal da Saúde amarelou, roeu a corda e deu alarme falso, ninguém apareceu. Mesmo os professores só compareceram meia dúzia de gatos pingados. Novidadeeeee!!!!!
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Entre a cruz e o caldeirão

Comentam que os vereadores de oposição vão fazer indicações nos bairros dos vereadores da situação, só para ver se eles votam contra. 

Não é 51, mas nos parece uma boa idéia...

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Titanic

O Cacique do PPS Roberto Freire está espumando pela boca e soltando fogo pelas narinas, é que o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, promoveu uma verdadeira debandada de políticos do PPS, para o PSD. 

Furibundo, Roberto Freire ameaçou: "Kassab pode criar 200 partidos e levar com ele quantos políticos quiser, só não pode levar junto os mandatos”.