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quinta-feira 28 2011

Tumultuada a eleição da Comissão Eleitoral da ASERT

Foi bastante tumultuada a eleição para a Comissão Eleitoral da ASERT. 

Os baderneiros do prefeito atuaram mais uma vez tumultuando e querendo se impor na marra e a todo custo, com aconteceu na Audiência Pública que autorizou a transferência da Maternidade Municipal para o Regional.

Na eleição foram escolhidos três integrantes da Comissão Eleitoral  e devido ao empate entre três candidatos que disputavam as duas vagas restantes foi decidido que haveria uma eleição para o desempate.

Os eleitos foram: O Gean (prefeito) Viviam e Elma (independentes).

As outras duas vagas serão decididas através de eleição entre os três candidatos que empataram com 161 votos.

quarta-feira 27 2011

Deu na Perereca - Mario Couto perde espaço no governo

Do Blog da Perereca


A substituição de Sérgio Duboc por Maria do Céu Alencar indica claramente que o senador tucano Mário Couto perdeu o comando do Detran. Quer dizer: não houve apenas a saída de Duboc. Na verdade, Mário Couto perdeu espaço no Governo. Se receberá outra fatia de poder, ainda não se sabe.

Mas o Detran é um espaço extraordinário e pra lá de cobiçado.

Conhecida por sua competência e honestidade, Maria do Céu é uma técnica muito respeitada entre os tucanos. Teria até fama de incorruptível. E seria, também, da absoluta confiança de Jatene.

No entanto, a missão que teria recebido é árdua: “fazer uma limpa” no Detran, que teria sido submetido, nos últimos anos, a toda sorte de transações.

“Na época do João Marques, o Detran dava dinheiro para o Governo e até fazia obras viárias. Mas, a partir daí, passou a ser uma verdadeira usina de enriquecimento ilícito”, diz uma fonte do Palácio dos Despachos.

Guardadas as proporções, diz a fonte, Jatene estaria tentando fazer com o Detran o mesmo que fez com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), ao nomear uma técnica como Tereza Cativo.

A fonte não soube dizer se Jatene anda estressado com Mário Couto. Mas lembrou que o governador “não suporta ser exposto a esse tipo de situação, em que tem de defender o indefensável”.

O problema seria a delicada situação do senador tucano, frente a denúncias, que não param de chegar, acerca do possível envolvimento de ex-assessores nas supostas fraudes na Assembléia Legislativa.
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Opinião do Folha - Para que o tucanato e o Jatene estejam tão alvoroçados, é sinal que o escândalo da Alepa ainda vai render muito, e que cabeças rolarão. É claro e natural que qualquer um que não esteja diretamente envolvido e que tenha um pouco de juízo, queira ficar bem longe deste imbróglio.

Quanto à questão de que o Detran será administrado por uma pessoa "Conhecida por sua competência e honestidade, Maria do Céu é uma técnica muito respeitada entre os tucanos", isso nos lembra que disseram o mesmo do Secretário de Saúde Estadual, Municipal e da Diretora Interina do HRT. 

Até a presente data e apesar da pretensa "competência" dos citados, a situação dos órgãos que estas pessoas administram continua na mesma e até piorou. Tomara que o Detran tenha um destino diferente.

Achamos que os tucanos devem mudar urgentemente os seus critérios de avaliação sobre o que é ser competente. 

O senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB) é o novo ouvidor-geral do Senado

Do Blog do Bacana

O senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB) é o novo ouvidor-geral do Senado.

O tucano foi escolhido ontem (26) pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB), e terá um mandato de dois anos, renovável por igual período.

Flexa Ribeiro deverá ouvir reclamações, sugestões, denúncias, elogios e pedidos de informações da sociedade sobre as atividades da instituição.
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Nota do Folha:

Informações sobre o Senador Flexa Ribeiro, que estão disponibilizadas no Site Excelências:

Nome de batismo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
CPF: 001.077.352-53
Período: 2011-2019
Cargo anterior: Senador (PSDB-PA)
Eleito(a) pelo: PSDB
e-mail: flexaribeiro@senador.gov.br
Candidato(a) em 2008.
Candidato(a) em 2010 a deputado(a) estadual (Deferido) – ELEITO.
Doações recebidas – 1ª parcial: R$ 0;

Cargos relevantes:

Suplente na legislatura 2003-2011, assumiu o mandato de senador em 2004 na vaga de Duciomar Costa (PTB-PA), eleito prefeito de Belém.

Outros dados relevantes:

Formado em engenharia. Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) (1990-1998).
Sócio da construtora Engeplan.
Histórico de filiações partidárias: PSDB.
Votos recebidos em 2010: 1.817.644

Deu no Jornal:

Preso durante a Operação Pororoca da Polícia Federal, que investigou fraudes em licitações no Pará, Amapá e Minas Gerais (O Estado de S. Paulo, 5.nov.2004; O Globo, 12.jan.2005).

Sua construtora, a Engeplan, é acusada de se utilizar de fraude para quitação de dívida junto ao INSS. O esquema foi descoberto pela Operação Caronte da Polícia Federal (Correio Braziliense, 19.fev.2005).

Investigado pela CPI do Banestado por suposta remessa ilegal de dólares para o exterior (Correio Braziliense, 3.dez.2005).

Processado por irregularidades em contrato de R$ 20 mi entre sua construtora e o governo do Pará (Diário do Pará, 15.jul.2006).

O Ministério Público instaurou procedimento administrativo para apurar a legalidade da construção de um prédio luxuoso na orla de Belém pelo grupo empresarial ligado ao senador (Correio Braziliense, 6.ago.2009).

Teria nomeado uma funcionária em cargo comissionado para divulgar seu trabalho em Belém (PA). O senador teria afirmado ser necessário manter uma assessora na região (O Estado de S. Paulo, 31.out.2009).
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Nota do Folha - Com o Senador Flexa Ribeiro o Senado Federal deve ficar tão transparente como uma placa de chumbo. Bom, vindo do Sarney e do PMDB, até que a escolha foi muito coerente.

Barão Vermelho


MANFRED ALBRECHT VON RICHTHOFEN


Manfred Albrecht Von Richthofen, o Barão Vermelho
MANFRED ALBRECHT VON RICHTHOFEN (1888-1918). Maior mito da aviação militar alemã e de caça mundial, entrou para o serviço aéreo em setembro de 1916. Aprendeu a pilotar no esquadrão (Jagdstaffel) de Oswald Boelcke. Era um guerreiro meticuloso, que primeiro procurava reconhecer a aeronave inimiga, em especial às britânicas, antes de partir para a luta e desferir o ataque mortal. Era chamado “o matador” e idolatrado com o título de “Barão Vermelho”. 
Em janeiro de 1917, passou a comandar o famoso esquadrão “Flying Circus”, cujas aeronaves eram exageradamente pintadas. Fidalgo com os amigos, e até com os adversários, era igualmente conhecido como “O Cavaleiro Teutônico da Era Moderna” e “Nobre Inimigo de Coragem e Destreza”. Morreu abatido por um inexperiente piloto canadense e pelo fogo da artilharia australiana, atrás das linhas britânicas, em 21 de abril de 1918, quando voava seu inconfundível Fokker triplano vermelho e pouco depois de ter obtido a 80ª vitória. Seu sepultamento foi uma das maiores cerimônias póstumas ocorridas naquela guerra, com honras militares. Sua morte foi um golpe para os pilotos alemães, sobretudo nos seus comandados.

Albatros D. II, o avião em que o Barão Vermelho obteve a maioria de suas vitórias
 A História:
Nascido em Breslau, Silésia, no então Império alemão (atual Wrocław, Polônia), Richthofen mudou-se com sua família para Schweidnitz (atual Swidnica, Polônia), quando tinha nove anos de idade. Em sua juventude, Richthofenapreciava caçar a cavalo e equitação e foi estudar na Inglaterra no Lincoln College, Oxford. Depois disso ingressou na escola militar. Após terminar o treinamento de cadete, juntou-se ao Regimento nº 1 de Uhlan como membro da cavalaria em 1911.
Quando estourou a Primeira Guerra Mundial, era um oficial da cavalaria e foi chamado ao dever nas frentes ocidental e oriental, servindo de escolta para o exército alemão. Perto de maio de 1915, entediado com essa função,Richthofen pediu para ser transferido para a Força Aérea. Transformou-se inicialmente num observador aéreo. 

Richthofen com o seu uniforme do Serviço Aéreo Imperial
Inspirado pela oportunidade de conhecer o grande piloto de combate Oswald BoelckeManfred decidiu tornar-se ele próprio um piloto. Mais tarde, Boelcke selecionou Richthofen para juntar-se ao grupo de elite Jagdstaffel(“grupo de caça”), JASTA 2Von Richthofen ganhou seu primeiro combate aéreo sobre Cambrai, França, no ano de 1916.
Manfred, como muitos de seus companheiros pilotos, era muito supersticioso. Ele nunca saia em missão sem ser beijado por alguém querido. Isto tornou-se rapidamente um hábito difundido entre todos os pilotos de combate. 

Fokker Dr.I, o avião a qual Richthofen ficou mundialmente conhecido
Depois de sua 18ª vitória, von Richthofen recebeu o Pour le Mérite, a honraria militar mais elevada da Alemanha na época. Antes disso, em 23 de novembro de 1916, ele derrubou o ás da aviação britânico Lanoe Hawker, chamado às vezes de “o Boelcke Britânico”. Isto aconteceu quando Richthofen ainda voava num Albatros D.II. Entretanto, após esta batalha, foi convencido de que necessitava de um avião com maior manobrabilidade, embora isto implicasse uma perda de velocidade. 
Infelizmente para ele, o Albatros foi o avião padrão da Força Aérea Alemã até o fim de 1917, e o barão voou nos Albatros modelos D.III e depois num D.V.. Em setembro daquele anoRichthofen estava pilotando um Fokker Dr. I, o avião triplano ao qual ficou mais associado e que foi projetado porAnthony Fokker. Entretanto, das 80 vitórias em combates aéreos, apenas 20 ocorreram quando o Barão utilizava o triplano. Após sua morte o seu corpo foi velado pelo exercito aliado mesmo sendo alemão ele recebeu todas as honras militares por sua grande atuação em combate e um exemplo a ser seguido.  
O notável é que Richthofen, obediente aos códigos da cavalaria, procurou preservar o tempo todo em meio a barbárie crescente dos combates em terra, o céu como uma espécie de liça especial. O azul dos amplos espaços era um lugar que ele pretendia manter afastado das impurezas da guerra de trincheiras, no qual as regras cavalheirescas ainda deviam ser seguidas à risca. Ele não admitia, por exemplo, depois de o inimigo ter sido atingido, persegui-lo até matá-lo. 
Despojando-o do avião em chamas, neutralizado o inimigo, jamais atirava no piloto que saltasse de pára-quedas ou que, depois em terra, estivesse tentado escapar-lhe. Não foi, pois, sem razão que ele mantinha o posto deRittmeister, isto é, capitão de cavalaria, visto que no imaginário dele a velha arena medieval ainda não sucumbira ao amoralismo e à total ausência à princípios éticos da moderna guerra total. 

Pintura em homenagem ao Barão Vermelho
Com essas qualidades, o mito do Barão Vermelho sobreviveu a morte, virando tema de livros, desenhos animados e filmes. Seu carisma, excepcional capacidade de liderança e pontaria aliada a um respeito profundo aos seus inimigos fizeram que Manfred Von Richthofen tornar-se um caso único onde um combatente é respeitado e admirado por seus próprios adversários. 
Sua morte ainda hoje gera controvérsias sobre quem o atingiu e em que circunstâncias ela ocorreu. Considerado ás dos ases, o Barão Vermelho é referência nas forças aéreas de todo o mundo. E assim o mito vai permanecendo no imaginário popular, graças ao cinema, a literatura e a música, afinal uma das bandas de rock mais famosas do país leva o seu nome.

terça-feira 26 2011

Ex-pacientes do HRT farão amanhã uma ultima tentativa de serem atendidos, antes de procurarem o MPE

Alguns ex-pacientes do Hospital Regional de Tucuruí que precisam do seu Prontuário Médico para receberem o seguro DPVAT, farão amanhã a última tentativa de receberem o documento, antes de procurar o Ministério Público Estadual para garantir o seu direito.

Os pacientes reclamam que levam semanas e até meses para conseguirem a cópia do documento, isso quando conseguem. 

Reclamam ainda do tratamento a eles dispensado pelos atendentes, que os recebem de má vontade, de forma ríspida e com ironias, enfim de forma desrespeitosa, como se os pacientes estivessem ali pedindo favores.

Será que nós do Folha, teremos que organizar e montar uma comissão dos desrespeitados e humilhados no Hospital Regional de Tucuruí, para que os cidadãos possam defender os seus direitos?