Na matéria Os institutos de pesquisas e suas “barrigadas”, do Blog do Hiroshi, o jornalista e blogueiro mostra como é feita a malandragem nas pesquisas eleitorais nos institutos de pesquisas oficiais, em que o candidato compra o resultado da pesquisa.
Um exemplo: Uma pesquisa com uma margem de erro de 5% pode dar uma diferença de dez por cento, neste caso dois candidatos que estivessem empatados com 40% cada um, na pesquisa comprada um ficaria com 45% e o outro com 35%, e é claro que isso influenciaria o eleitor. No resultado se não bater os números, o responsável pelo instituto vem a público dizer que o resultado estava na "margem de erro".
Outra “malandragem” é o pesquisador induzir o eleitor a uma opinião favorável ao candidato pagante. Esta prática chama-se "esquentar" pesquisa.
Agora se as sacanagens acontecem até nas pesquisas de institutos oficiais e famosos, imaginem a safadeza que são estas pesquisas piratas que andam distribuindo pelas ruas de Tucuruí? Vejam mais na matéria do Blog do Hiroshi.