Na matéria Os institutos de pesquisas e suas “barrigadas”, do Blog do Hiroshi, o jornalista e blogueiro mostra como é feita a malandragem nas pesquisas eleitorais nos institutos de pesquisas oficiais, em que o candidato compra o resultado da pesquisa.
Um exemplo: Uma pesquisa com uma margem de erro de 5% pode dar uma diferença de dez por cento, neste caso dois candidatos que estivessem empatados com 40% cada um, na pesquisa comprada um ficaria com 45% e o outro com 35%, e é claro que isso influenciaria o eleitor. No resultado se não bater os números, o responsável pelo instituto vem a público dizer que o resultado estava na "margem de erro".
Outra “malandragem” é o pesquisador induzir o eleitor a uma opinião favorável ao candidato pagante. Esta prática chama-se "esquentar" pesquisa.
Agora se as sacanagens acontecem até nas pesquisas de institutos oficiais e famosos, imaginem a safadeza que são estas pesquisas piratas que andam distribuindo pelas ruas de Tucuruí? Vejam mais na matéria do Blog do Hiroshi.
essa pesquisa tá demorando,e eu já sei porque...tá disparada,e eu nem vou falar pra quem...pelo suspense da folha sei não!!!!!!!!
ResponderExcluirNão está demorando não, está dentro do prazo, você é que não soube interpretar o texto da matéria. A divulgação da pesquisa (caso não seja impugnada) será no dia 17, conforme consta no site da justiça eleitoral, e conforme noticiamos ontem.
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