Como o IPASET é financiado com dinheiro do funcionalismo municipal e com o dinheiro do povo de Tucuruí, eu estou prestando contas e dando transparência ao período em que exerci o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro do IPASET.
Como eu já havia
dito em matérias anteriores, no começo da atual Administração do IPASET, o
órgão estava muito tumultuado com as auditorias e investigações do TCM e do
MPE, já que a todo o momento a diretoria recebia ofícios solicitando
informações e documentação das administrações anteriores, ainda por cima muitos
contratos já haviam sido encerrados, havendo a necessidade de se fazer
licitações para não paralisar a Administração do IPASET.
Como não havia
pregoeiro no IPASET, o Superintendente resolveu contratar um amigo para um
cargo de confiança, para em seguida o nomear pregoeiro e assim fazer as
licitações que se faziam necessárias. O problema, eu soube depois, é que o
pregoeiro havia feito o curso pela Internet, não tendo experiência prática em
licitações.
Diante disso, o
Superintendente resolveu pedir ajuda a um ex-pregoeiro da PMT que trabalhou no
mandato do Jones, este pregoeiro é um Ex-vereador do Partido dos Trabalhadores
e segundo o Superintendente muito experiente em licitações, e desta forma
poderia orientar o pregoeiro do IPASET nas licitações.
E mais, o
ex-pregoeiro não iria cobrar nada do IPASET, seria uma ajuda para a
administração e um favor pessoal ao Superintendente. Desta forma eu me
tranquilizei quanto às licitações, e como Diretor Administrativo Financeiro não
precisaria interferir nas licitações, e assim evitar questionamentos quanto à
lisura do processo licitatório e poderia cuidar de outras coisas também urgentes
e que requeriam minha atenção.
Mas o pregoeiro
do IPASET teve muitas dificuldades além da sua inexperiência, já que os
comerciantes de Tucuruí não queriam participar das licitações do IPASET, e não
queriam fornecer as cotações de preços por dois motivos:
Primeiro, que
a maioria tinha dinheiro para receber da Prefeitura e não conseguiam receber,
muitos já davam por certo que teriam prejuízos.
Segundo, O
valor das licitações não compensava o trabalho e os gastos, sendo que algumas
empresas nem mesmo tinham as certidões necessárias para participar das
licitações.
Diante da
inexperiência do Pregoeiro, e mesmo com ajuda, as licitações estavam travadas e
o tempo passando. Assim, diante da urgência de se fazer licitações, já que os
limites para compra direta estavam se esgotando, o pregoeiro teve a ideia de
aproveitar as cotações das licitações anteriores de material permanente e de
consumo.
Desta forma
seriam resolvidos os problemas, pois teríamos as cotações e teríamos os preços
cotados no ano passado e nas licitações anteriores. Seriam mantidos, segundo
ele, os preços e as quantidades, sendo que o IPASET compraria somente o
necessário, mesmo que fosse licitado um número maior de produtos e assim
ganharíamos tempo.
A princípio
achei a ideia logica, sem imaginar que eu iria me arrepender e arrumar uma
grande dor de cabeça com esta “solução”.
Por sua vez, a
lista de material de informática com as especificações técnicas necessárias
para atender o IPASET, assim como a cotação de preços, ficou a cargo do responsável
pela área de informática do IPASET, e que agora é o Diretor de Benefícios.
Assim as
licitações foram feitas, eu confiava na competência do ex-pregoeiro da PMT, na
boa vontade do pregoeiro do IPASET que poderia compensar a sua falta de experiência,
eu acreditava que tudo correria bem e dentro das normas do devido Processo
Licitatório, assim não interferi nas licitações.
O tempo provou
que eu estava errado e que eu teria muita dor de cabeça, ficaria muito estressado
e que sairia prejudicado.
Mas esta matéria
já está muito extensa e como eu quero fazer esta prestação de contas com muita calma e com o
máximo possível de detalhes e informações.
Darei continuidade na matéria na
próxima postagem (IPASET VII).
Um grande abraço
a todos os amigos que acompanham o Folha de Tucuruí.
André
Resistência.