Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 29 2010

Vantagem de Dilma é de 12 pontos, diz Datafolha

SÃO PAULO, 29 de outubro (Reuters) - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, manteve vantagem folgada no segundo turno da eleição presidencial contra José Serra (PSDB), mostrou pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira.

De acordo com o levantamento, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, a petista tem 50 por cento das intenções de voto, contra 40 por cento do tucano. Segundo a pesquisa, 5 por cento dos entrevistados disseram que votarão em branco ou anularão o voto e 4 por cento disseram não saber.

Na sondagem anterior do instituto, feita no último dia 26, Dilma tinha 49 por cento, contra 38 por cento de Serra. Os indecisos somavam 8 por cento e os brancos e nulos 5 por cento.

A queda pela metade no número de indecisos pode ser uma má notícia para Serra, pois indica pouco espaço para o tucano ganhar terreno até o segundo turno, marcado para domingo.

Se considerados somente os votos válidos, que excluem os brancos, nulos e indecisos, Dilma aparece com 56 por cento, contra 44 por cento de Serra.

Entre os eleitores que disseram ter votado em Marina Silva (PV) no primeiro turno, 48 por cento declararam voto em Serra nessa nova rodada, contra 44 por cento no levantamento anterior, enquanto 27 por cento escolheram Dilma no segundo turno, contra 30 por cento na pesquisa anterior.

Dilma ganhou terreno entre aqueles que declararam voto branco ou nulo no primeiro turno. Ela conseguiu 25 por cento desse grupo, contra 13 por cento que afirmaram que optarão por Serra.

Trata-se, de acordo com o instituto, de uma inversão da tendência registrada na primeira semana de outubro, quando o tucano abocanhava 25 por cento desse grupo, contra 14 por cento da petista.

O Datafolha entrevistou 4.205 pessoas na quinta-feira, em 256 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

CINCO PONTOS DE FRENTE NO SUDESTE

O Datafolha apurou a intenção de voto em cada região do país e mostrou vantagem de 5 pontos para Dilma na região Sudeste, considerada por analistas como fundamental para decidir a eleição.

A região conta com os três maiores colégios eleitorais do país -São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro-, os dois primeiros governados por governadores tucanos e que reelegeram candidatos do PSDB.

Ainda assim, Serra não consegue vencer na região e Dilma aparece com 47 por cento, contra 42 por cento do tucano.

A ex-ministra-chefe da Casa Civil vence em todas as demais regiões, exceto no Sul, onde Serra tem 52 por cento, contra 40 por cento da adversária.

A situação mais confortável para Dilma é no Nordeste, onde ela tem 62 por cento da preferência do eleitorado, ante 29 por cento do ex-governador de São Paulo. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, ela tem 51 por cento, ante 41 por cento do rival.]

O levantamento do Datafolha é o mais recente a apontar vantagem de cerca igual ou superior a 10 pontos percentuais sobre Serra.

Pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira apontou a petista com 52 por cento das intenções de voto, contra 39 por cento do tucano.

Para o Vox Populi, que também divulgou pesquisa na segunda-feira, o placar favorável à petistaé de 49 contra 38 por cento. De acordo com o instututo Sensus, que soltou seu último levantamento na quarta, Dilma venceria com 51,9 por cento, ante 36,7 por cento de Serra.

Os dois candidatos se enfrentam nesta sexta-feira em debate realizado pela TV Globo, o último antes do segundo turno da eleição presidencial. Pode ser a última cartada de Serra para tentar uma reviravolta, embora os debates tenham tido pouco efeito sobre a intenção de voto do eleitorado nessas eleições. 

(Por Eduardo Simões; Edição de Alberto Alerigi Jr. e Vanessa Stelzer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.