Alterar o idioma do Blog

domingo 31 2010

Simão Jatene é eleito governador do Pará

Com 90,77% das seções apuradas, tucano teve 56,20% dos votos válidos.


Tarso Sarraf/AE 
Simão Jatene (PSDB) foi eleito governador do Pará

Do R7

Simão Jatene (PSDB) foi eleito governador do Pará neste domingo (31).

O resultado foi constatado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com 90,77% das seções apuradas.

Jatene teve 56,20% dos votos válidos, contra 43,80% dos votos dados a Ana Julia Carepa (PT).

O número de votos nulos foi de 92.178 e o de votos em branco de 47.389. O percentual de abstenções no Estado chegou a 26,61%.

A pesquisa de boca de urna feita pelo Ibope no Estado já indicava a vitória de Jatene. O Pará tem 4.763.592 eleitores, distribuídos em 2.292 seções.

Durante a votação deste domingo (31), o TSE registrou 50 ocorrências no Estado, com 43 pessoas presas por boca de urna. Nove urnas apresentaram defeito.

Governador do Pará durante o primeiro mandato do governo Lula (2003-2006), Jatene iniciou a carreira política no fim da ditadura militar, nas primeiras eleições para governador, em 1982. No governo de Jader Barbalho (1982-1987), foi secretário da Previdência e da Reforma Agrária. Mais tarde, em 1988, ajudou a fundar o PSDB. 

Troca de acusações

Na reta final das eleições, a disputa entre os candidatos do Pará tinha se acirrado. Se havia recuado no primeiro turno, Ana Júlia foi mais agressiva no segundo. Ela conseguiu o apoio do ex-governador Almir Gabriel, 78, um dos fundadores do PSDB no Estado e antigo padrinho político de Jatene. Em vídeo gravado, ele chegou a chamar o discípulo de “preguiçoso” e disse que iria perder para a petista.

Do lado de Jatene, parte da subida pode ser creditada ao apoio do terceiro colocado na disputa, Domingos Juvenil (PMDB). Ex-prefeito de Altamira, ele conseguiu 10,8% dos votos válidos no primeiro turno. O partido, comandado no Estado por Jader Barbalho, liberou suas lideranças para apoiar qualquer um dos dois candidatos.

Um comentário:

  1. nas mãos sabias do jatene o pará vai crescer outra vez.....e agora vão ser mais 8 anossss...

    chupa ana juliaaaa!!!!!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.