Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 21 2024

Como encontrar a paz neste mundo?


Como encontrar a paz neste mundo?

Muitos perguntam como encontrar a paz neste mundo de competição, maldade e violência.

Alguns pensam em ir morar em um sítio, ou em uma cidadezinha no interior, ou em uma ilha tranquila.

Outros pensam em professar uma religião, e encontrar a paz interior em Deus nos cultos e nas orações.

Outros praticam a meditação, o xamanismo e tomam ayahuasca ou qualquer outra prática espiritualista.

Mas muitos não encontram a paz na religião e em nenhuma outra prática espiritualista, pois a paz não está no exterior. A paz está no equilíbrio, na harmonia e no amor.

O mundo é um local naturalmente agitado e violento, é só olhar a natureza em que todos os seres vivos são obrigados a matar para sobreviver. Você mesmo ao morrer, seu corpo físico será alimento para outros seres vivos.

Até mesmo os animais vegetarianos matam para sobreviver, pois as plantas também são seres vivos.

Então a paz verdadeira não existe neste mundo ainda, na terra só conhecemos a paz relativa e esta só é possível pelo equilíbio e harmonia.

Em nosso estado de evolução, vivemos em um mundo violento, em que se você não mata diretamente, você ao comprar alimento no supermercado, estara pagando para que outros matem por você.

Outra realidade é que vivemos em um mundo em que espíritos de todos os graus evolutivos convivem no mesmo planeta.

Temos comunidades vivendo na era da pedra lascada no interior de florestas, e comunidades altamente sofisticadas, desenvolvidas social e culturalmente com alta tecnologia e nível de vida.

Vivemos em um mundo de pessoas espiritualistas preocupadas com os outros tentando fazer um mundo melhor, e pessoas animalizadas e violentas preocupadas apenas em dominar os outros e satisfazer seus instintos primitivos, pessoas honradas e pessoas sem caráter, perversas e psicopatas.

Vivemos em um mundo comparado a um verdadeiro balaio de gatos.

Portanto, ter paz em um mundo caótico é um feito praticamente impossível, mesmo se vivermos em uma ilha deserta. Em qualquer lugar na terra estaremos em meio a psicosfera da humanidade, uma dimendão que os espíritas chamam de umbral, um local que afeta o nosso espírito, a nossa mente e consequentemente o nosso corpo.

Além disso, mesmo em uma ilha deserta, estaremos cercados de espíritos que nos amam ou nos odeiam, estaremos sujeitos às intempéries do tempo e do clima, assim como estaremos obrigados a satisfazer as necessidades do nosso corpo físico. E estaremos também sujeitos a enfrentar a solidão que não é fácil, lembrando que até mesmo no inferno nas prisões, o pior castigo é a solitária.

Outra situação que devemos lembrar, é que estamos neste mundo de provas justamente para adquirir o equilíbrio em meio ao caos. Este mundo é uma escola e um campo de provas e treinamento.

O soldado no quartel aprende só a teoria, a verdadeira experiência ele adquire no treinamento de campo e nas batalhas.

Se fosse para aprender apenas teoria vivendo em um mundo de paz, teríamos permanecido nas colônias e não precisaríamos reencarnar.

É na terra que colocamos em prática as lições que aprendemos nas colônias, e cumprimos os compromissos assumidos com nós mesmos e com a espiritualidade para a nossa própria evolução.

Um estudante de medicina faz a faculdade onde adquire conhecimento, técnicas e teorias, mas é no hospital no caos das emergências médicas, e na realidade dos dramas humanos, que ele se torna um verdadeiro médico.

A encarnação é isso, é a batalha para o soldado, a residência para o médico, é o estágio para o advogado e assim por diante, o espírito precisa ter contato com a realidade do mundo material e dos instintos animais, para evoluir e ascender a mundos superiores, ao abandonar a animalidade e a matéria por seu próprio esforço e vontade.

Como o pássaro que expulsa o filhote da segurança e conforto do ninho, para que ele saia da zona de conforto e aprenda a voar por si mesmo, a espiritualidade cumprindo os designos de Deus para a nossa evolução, nos coloca em um corpo físico, para aprendermos as lições da vida e as leis universais por experiência própria.

Se você realmente que ter paz adquira o equilíbrio e o amor em sua alma, amor pela vida, pela criação, pelo próximo e para consigo mesmo.

Não tenha ódio no coração, pois o ódio destrói todos os que lhe dão abrigo no coração. Não odeie o mundo, pois o mundo lhe dá a oportunidade de colocar em prática a paciência, a tolerância, a compaixão, a resiliência e o amor a Deus e a todas as suas criaturas.

O segredo para a paz relativa neste mundo, e a paz verdadeira no mundo espiritual, é a consciência tranquila e o amor incondicional, é a certeza de ter contribuído para um mundo melhor, fazendo a nossa parte no que nos for possível e dentro das nossas forças e possibilidades.

Você não poderá salvar o mundo, ele é do jeito que é por um motivo e não precisa que você o salve.

Faça a sua parte e adquira experiência, conhecimento e sabedoria sem tentar ser perfeito, pois você não conseguirá atingir a perfeição nesta encarnação, Deus e a espiritualidade não esperam isso de você ele conhece seus limites, Deus só espera que você dê o melhor de sí para fazer o mundo melhor, foi para isso que nós encarnamos aqui.

Nós estamos neste mundo plantando o nosso futuro, se não colher neste mundo colherá no outro e na próxima vida. Se o seu futuro será melhor ou pior depende da semente que plantar agora.

Não importa o que passou e o tempo que tiver desperdiçado, a realidade é o presente e o futuro depende somente do que fizermos agora.

Então não perca tempo, esqueça o passado pois ele não existe mais, comece agora a sua reforma íntima com fé, esperança e determinação, elimine seus medos, inseguranças, remorços, vícios, mágoas e rancores, plante o amor em seu coração.

Se falhar não desanime e comece outra vez, a tarefa é árdua mas para ser feliz tudo vale a pena, não se preocupe, qualquer progresso é melhor do que nenhum, e lembre que você é um espírito imortal. O progresso que não conseguir nesta vida, será feito na próxima, o importante é seguir em frente e nunca desistir ou retroceder.

Olhe sempre para frente, e só olhe para trás se for para ajudar o irmão em dificuldade que precisa de auxílio para caminhar.

Se pensar e agir desta forma, você terá paz mesmo em meio à guerra e em qualquer tempo e situação, e a paz estará com você neste e no outro mundo.

Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.