Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 11 2024

O que é a realidade e o que é a diversidade? A realidade é muito maior do que imaginamos.



O que é a realidade e o que é a diversidade? A realidade é muito maior do que imaginamos.

Falamos em diversidade, mas não aceitamos e nem compreendemos o que é a diversidade e a sua relação com a realidade.

A diversidade cria diversas realidades, e por não entendermos isso acreditamos que a realidade é uma só para todos, mas isso é uma grande ilusão.

Vamos dar como exemplo as milhões de religiões que existem hoje no mundo (a grande maioria daa pessoas, não sabe disso).
Cada religião descreve o mundo físico e o mundo espiritual de uma forma particular.

Se você perguntar a qualquer pessoa no mundo qual a religião que está certa, a sua resposta será de acordo com a sua realidade: A pessoa religiosa vai dizer que é a sua, o ateu que é nenhuma, o agnóstico dirá não sei, e o espiritualista lhe dirá que todas as religiões estão certas dentro da realidade de cada um.

Mas como pode tantas crenças antagônicas estarem corretas, não faz sentido.

Claro que faz, se pensarmos que cada um de nós tem a sua própria realidade, e que cada realidade é verdadeira para aquele que a sente e acredita nela, faz todo o sentido.

Se olharmos todas as religiões, veremos que todos os seus adeptos estão subordinados as mesmas Leis Universais. Eles todos estão subordinados às Leis da Física que regem a matéria, estão subordinados ao tempo e estão subordinados a impermanência, incluindo neste caso a morte física. Esta é a realidade básica de todo ser vivo este plano onde estamos agora.

Também todo o universo está subordinado às Leis universais.

Então vemos que até aquí a realidade é uma só, no entanto a partir deste ponto, somos livres para criar a nossa própria realidade.

Podemos criar costumes, modo de vida, regras pessoais, morais, éticas e sociais, e podemos interpretar o mundo e o universo como quisermos, pois isso não muda nada.

Podemos inclusive criar religiões, rituais e Deuses à nossa imagem e semelhança isso também não muda nada.

Podemos criar céus, infernos, purgatórios, umbrais, hades, limbos e até o nada para depois da morte.

As possibilidades são infinitas e o limite para a criação da nossa própria realidade, é o limite da nossa imaginação e criatividade.

Então cada pessoa, cada comunidade, cada país e a própria humanidade, criam suas próprias realidades em suas mentes e na forma como vemos e sentimos o mundo.

Então a resposta do espiritualista é a correta, todos que praticam as religiões e a não religião estão corretos, o problema todo é tentar impor a sua realidade e a realidade do seu grupo aos outros. O que é um erro, uma violência e uma ignorância sem tamanho.

Vejam, no próprio espiritismo existem relatos descritos nas psicografias, de inúmeras dimensões e inúmeras Colônias Espirituais de diferentes tipos
Existem Colônias Católicas, Evangélicas, Budistas, Hindús, Umbandista e por aí vai. E tudo isso só no Brasil.

Procuremos entender que o mundo espiritual é um mundo mental e consciencial, se no mundo material, conseguimos forjar a nossa realidade, porque não podemos fazer o mesmo no mundo espiritual, onde a mente cria muito mais facilmente a realidade e o ambiente?

Mas isso quer dizer que o espiritismo está correto?

Sim, é uma realidade, mas não está mais correto que a realidade das outras religiões.

Pensemos da seguinte forma: Imagine a realidade como se fosse um grande funil, e quanto mais ignorante for o espírito mais ele estará na borda da entrada deste funil. Neste estado ele pode criar quantas realidades sua imaginação puder criar  e todas estas realidades, mesmo as mais bizarras, podem existir ao mesmo tempo e lugar

A boca do funil é grande, assim podem existir inúmeras realidades ao mesmo tempo, e umas se chocam com as outras de vêz em quando, todas querendo se impor às demais.

Esta é a nossa situação atual em um plano primitivo evolucional, onde impera a ignorância e os instintos e o que chamamos de mal.

À medida que os espíritos vão passando pelo funil (ou seja evoluem), o espaço dentro do funil não mais comporta tantas realidades e os espíritos, um pouco mais evoluídos, abandonam a maior parte das realidades e possibilidades, que para eles não faz mais nenhum sentido. Estamos agora em mundos intermediários.

Então evoluindo mais, finalmente passamos pelo furo do funil, onde só cabe uma realidade, onde o conhecimento é completo, onde nos fundimos em consiência com o criador, a Inteligência Universal. Somos agora espíritos puros, energia e consciência pura. Agora todo o universo é o nosso mundo, não existem mais limites, a não ser a vontade divina, que neste estado, também é a nossa vontade, não e existe mais conflito.

É claro que a imagem do funil foi só um exemplo, existem infinitas graduações dentro do hipotético funil, pois a evolução não dá saltos, ela é conquistada aos poucos e de forma lenta e gradual. Não há pressa, temos a eternidade.

Assim, ao chegarmos no mundo espiritual, encontraremos a "nossa" realidade criada por nós e por espíritos com a mesma afinidade.

Então não acredite que apenas a sua realidade é a única. A única realidade comum a todos nós, em nosso atual estágio evolutivo neste planeta, são as Leis da Física e as Leis Universais, o restante é a realidade de cada um, que não é melhor ou pior, mais certa ou mais errada que a do outro.

Portanto, se quer viver bem neste mundo e no mundo espiritual, respeite os outros, seja gentil, tolerante, compreensivo e amoroso com todos, não por interesse, por recompensa, ou medo de sofrer castigos na outra vida, mas para se tornar um ser humano melhor e mais feliz, lembre que na outra vida ninguém vai ou precisa te julgar, será só você e a sua consciência, e te garanto que não existe um magistrado mais severo que este, não importa qual seja a sua crença e a sua realidade.

Ao lhe dar uma consciência, Deus sabia o que estava fazendo ao não dar a um irmão, a missão ou a desculpa para julgar o outro.

O que é o umbral ou o inferno? São apenas a realidade negativa que criamos para nós mesmos, ao infringirmos as Leis de Deus que regem todo o universo e coloca órdem ao caos. É a realidade que criamos ao buscar o conflito que gera perturbações e desajustes, em vez de buscar a paz que nos leva a harmonia, equilíbrio e amor e em consequência a um estado de felicidade interior.

Ao infringirmos as Leis Universais causamos conflitos internos e perturbações em nossa mente e em nosso campo energético, assim, criamos realidades negativas e passamos a viver nelas, prisioneiros em nossa própria mente, na companhia de outros seres tão perturbados e desamonizados como nós,  potencializando cada um, a negatividade ao redor, criando uma realidade infernal de sofrimento e dor.
Os usuários de drogas as vezes tem um vislumbre destas realidades infernais, que chamam de viagem ruim.

Este é o umbral e o inferno que cada um cria para si mesmo, e permaneceremos nele, até que a nossa mente e o nosso campo energético se harmonizem a ponto de podermos ser socorridos e auxiliados.

Inferno ou umbral não são locais de castigo e muito menos eterno, são locais de recuperação para espíritos em elevado estado de perturbação, onde são constantemente observados e auxiliados, mesmo sem perceber.

O céu e o inferno estão em nossa própria mente, é uma realidade criada por nós mesmos.

Este conhecimento pode nos libertar e evitar muitos conflitos, decepções e muito sofrimento desnecessário.

Não existe realidade certa ou errada, existe apenas a realidade em que você se sente bem, a realidade mais adequada a sua natureza e nível de evolução.

Então viva plenamente a sua realidade seja tolerante e respeite a realidade do outro, que não é mais certa ou mais errada que a sua.

Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.