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domingo 10 2014

Humor

 

Relatório do TCM aponta diversos problemas na prestação de contas da Prefeitura de Tucuruí parte II


Prosseguindo nas discussões sobre a prestação de contas da Prefeitura de Tucuruí parte II vamos comentar o relatório Inicial do TCM.
     
Fundos Municipais
        
No relatório o Prefeito é notificado pelo Auditor José Alexandre Cunha Pessoa a apresentar o Balanço geral de 2010 com as retificações solicitadas pelo tribunal das informações sobre diversos fundos, entre eles os fundos da Nossa Água, CTTUC, Educação, Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e Meio Ambiente entre outros.
    
Diárias
   
Em 2010 o Prefeito Sancler Ferreira recebeu R$ 56.000,00 cinquenta e seis mil em diárias e a vice-prefeita Henilda Dias recebeu R$ R$ 27.600,00 também em diárias. O TCM diz que não houve informações detalhadas das diárias pagas e não foram apresentadas as Notas de empenho e comprovantes de pagamentos e nem a comprovação de que as viagens foram realizadas.
   
INSS
   
Mas o que nos chama atenção é o não repasse do INSS das contribuições retidas dos contribuintes, ou seja, os comerciantes e prestadores de serviços pagam o INSS e a prefeitura não faz o repasse destes valores.
   
Também não foi efetuado o empenho e recolhimento do INSS sobre a Folha de Pagamento dos servidores municipais.
   
Contratados
   
Em 2010 a Prefeitura gastou R$ 5.167.396,02 (Cinco Milhões, cento e sessenta e sete mil, trezentos e noventa e seis Reais e dois centavos) com pagamento de contratados sem concurso da PMT, sendo que os contratos não foram enviados ao TCM.
    
Convênios
   
O TCM cobra a contabilização dos convênios da PMT com o DETRAN no valor de R$ 512.429,50 e o Convenio SEPOF FDE no valor de R% 1.000.000,00.
   
Licitações
   
A PMT não enviou os processos licitatórios digitalizados no valor de R$ 28.694.105,68.
   
Conclusão do relatório do TCM relativo á prestação de contas da PMT em 2010.
    
TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ 7° CONTROLADORIA
    
Conclusão
   
Após análise da Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de Tucuruí, referente a contas de gestão, do exercício de 2010, constatou-se as seguintes irregularidades, as quais serão oportunizadas ao ordenador a ampla defesa e contraditório Art. 5°, LV, da CF:
     
1- A remessa do Plano plurianual, Lei de diretrizes orçamentarias, Lei Orçamentária Anual, das Prestações de Contas do l° e 2° Quadrimestres e do Balanço Geral ocorreram fora do prazo regulamentar, descumprindo o determinado na legislação (Resolução 9.065/2008, IN 001/2009/TCM-PA e Lei Complementar n° 25/94 - Lei Orgânica do TCM-PA). ITEM 2.1.1;
    
2- Os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária do 1°, 2°, 3°, 4°, 5° e 6° Bimestre ocorreram fora do prazo regulamentar, descumprindo o estabelecido na Instrução Normativa n° O 1/2009 art. 10, I. ITEM 2.1.3;
    
3- No decorrer do exercício em exame, evidenciamos no sistema e-Contas a abertura de créditos adicionais pelo Executivo em favor da Prefeitura de Tucuruí, porém os decretos não foram encaminhados a esta Corte, descumprindo a exigência do art. 30 "d" Lei Orgânica do TCM/PA. (Lei n° 024/94), razão pela qual mantém-se o valor da autorização inicial. ITEM 2.2.1;
    
4- Não repasse do INSS, da totalidade das contribuições retidas dos contribuintes, no valor dê R$ 488.760,06, Serviços de Terceiros PJ, em afronta ao art. 40, arts. 195 II e 149, §1° da CF/88. ITEM 2.2.6;
     
5- Durante o exercício observou-se, por meio do sistema e-contas no elemento 339D.14 que foram efetuados pagamentos de diárias ao Sr. Sancler Antônio Wanderley Ferreira (Prefeito) no valor total de R$56.600,00 sendo R$ 19.800,00 diárias no país dentro do Estado e R$ 36.800,00 diárias no país fora do Estado e para Sra. Henilda Dias Miranda Santos (Vice-Prefeita) no valor total de R$ 27.600,00, sendo de R$ 23.600,00 diárias no país dentro do Estado e R$ 4.000,00 diárias no país fora do Estado. Entretanto não foi possível aferir se os pagamentos estão de acordo com os valores fixados e cadastrados, pois as informações detalhadas das diárias pagas não foram fornecidas, conforme e-contas folha de pagamento, assim solicita-se o envio das portarias que autorizaram as viagens do Prefeito e Vice- Prefeito Municipal, Notas de empenho e comprovantes de pagamentos, bem como a comprovação da realização das mesmas, sob pena de devolução dos valores recebidos. ITEM 2.4;
     
6- Não foi efetuado a apropriação (empenho) e recolhimento das Obrigações Previdenciárias do Executivo, incidentes sobre a folha de pagamento dos servidores, pendente o valor estimado de R$ 27.822,57 (INSS), descumprindo o que estabelece o art. 50, inciso II, da Lei Complementar 101/2000 (Princípio Contábil da Competência da despesa) e a Legislação Previdenciária ITEM 2.5;
     
7- Constatou-se o pagamento de despesa com Contratos Temporários na Prefeitura Municipal de Tucuruí, no exercício de 2010, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público no montante de R$ 5.167.396,02, porém não foram encaminhados a esta corte de contas os respectivos contratos para cadastro, descumprindo o art. 30,1 da LOTCM-PA n° 25/94 e art. 110, parágrafo único do RITCM-PA n° 09/94. ITEM 2.6.1;
     
8 - Constatou-se a prestação de contas de convênios Estaduais para o Tribunal de Contas do Estado - TCE/PA, referente ao exercício de 2010, através do portal de serviços do TCE-PA, conforme anexo, convênio com o DETRAN n° 005/2010 no valor de R$ 512.429,50, Convênio SEPOF FDE n° 200/2010 no valor de R$ 1.000.000,00 e Convênio SEPOF FDE n° 221/2010 no valor de R$ 1.000.000,00, porém no decorrer do exercício :em exame foi possível verificar a contabilização do Convênio SEPOF FDE n° 221/2010 no valor de R$ 1.000.000,00, dessa forma o ordenador deverá apresentar esclarecimentos acerca da não contabilização dos convênios com o DETRAN n° 005/2010 no valor de R$ 512.429,50 e Convênio SEPOF FDE n° 200/2010 no valor de R$ 1.000.000,00, bem como informar o objeto dos referidos convênios que poderão refletir no cálculo de aplicação na saúde e na educação. ITEM 2.6.2;
    
9- Não foram enviados os processos licitatórios digitalizados na íntegra, totalizando o montante de R$ 28.694.l05,68, contrariando o previsto no art. 37, XXI da CF/88, art. 2° da Lei 8.666/93 e art. 3° da IN 0112009. Conforme segue - ITEM 2.6.3.1;
      
Credor: 83332908000120 - BEST TRANSPORTES E CONSTRUÇÕES LTDA
R$ 10.965.189,53.
     
Credor: 7324968000112 - CONSTRUÇÕES CIVIS DO PARÁ LTDA-ME
R$ 2.818.486,86
     
Credor: 7943727000151 - L.S. FUNDAÇÕES E CONSTRUÇÕES LTDA-EPP
R$ 2.537.712,00
       
Credor: 4326023000141 -AMAZON SOLUTION COM. PROP. E MARKETING
R$ 2.510.297.96
    
Credor: 2428026000160 - CLEAN SERVICESERVICE SERIÇOS GERAIS LTDA
R$ 2.219.813,38
    
Credor: 3401342000101 C.T.T.CONST.TRANSP. E TERRAPLANAGEM LTDA
R$ 2.155.327,44
    
Credor: 4694906000104 - COMERCIAL PRIMAVERA LTDA
R$ 1.587.528,24
    
Credor: 8002464000149 - PÚBLICA CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO PR
R$ 1.473.565,00
    
Credor: 11117259000133 S. PERES DA SILVA E CIA LTDA
R$ 944.881,88
   
Credor: 6779999687 - ADAUTO DA CRUZ RAMOS
R$ 833.333,40
    
Credor: 8863948000182 - E. C. ARAÚJO & CIA LTDA
R$ 648.000,00
     
TOTAL: R$ 28.694.105,68

Para fazer o download do relatório completo Clique Aqui.
    

Caos na saúde em Tucuruí

Matéria do Diário do Pará
 

sábado 09 2014

Relatório do TCM aponta diversos problemas na prestação de contas da Prefeitura de Tucuruí parte I



TCM - Relatório Técnico Inicial
     
O Relatório da prestação de contas da Prefeitura de Tucuruí em 2010 aponta diversas irregularidades na prestação de contas da PMT.
            
Em 2010 a PMT arrecadou R$ 175.669.131,19 (Cento e setenta e cinco milhões, seiscentos e sessenta e nove mil, 131 Reais e nove centavos).
         
Com relação às despesas empenhadas tem algumas que são uma verdadeira piada, vejam:
            
1 - Despesas com Agricultura: 2.335.912,10 mais de dois milhões em agricultura?

2 - Gastos com a Câmara Municipal, repasses: 4.157.668,68, quase cinco milhões com a Câmara Municipal, este é sem dúvida o maior desperdício de dinheiro público, quase cinco milhões gastos só em 2010 com a Câmara Municipal, este dinheiro deveria ser empregado para beneficiar a população e não para sustentar uma legislatura inútil e ineficiente.

3 - Gestão Ambiental: Quando foi que a PMT gastou R$ 1.281.838,70 (Um milhão, duzentos e oitenta e um mil, oitocentos e trinta e oito Reais, e setenta centavos) com Gestão Ambiental? A SEMMA neste e no governo passado funciona aos trancos e barrancos praticamente à míngua de recursos.
  
Gastos com pessoal:
   
A PMT gastou com pessoal (Folha de Pagamento) em 2010 R$ 107.384.987,81 (cento e sete milhões, trezentos e oitenta e quatro mil, novecentos e oitenta e sete Reais e oitenta e um centavos), que corresponde a 62,59% da arrecadação, descumprindo o limite máximo estabelecido pela Constituição Federal.
              
Quanto a isso o truque do Prefeito é maquiavélico. Em dezembro o Prefeito demite todos os contratados e cargos de confiança, e a Folha de Pagamento é reduzida pela metade em janeiro e fevereiro (comissionados e contratados trabalham de graça), assim a média anual de gastos com pessoal diminui artificialmente e de forma perversa, e mesmo assim a Folha de Pagamento da PMT ultrapassa o limite estabelecido pela Constituição.
             
O repasse da Câmara Municipal que foi de R$ 4.128.160,26 (quatro milhões) em 2010, e corresponde a 4,15% da arrecadação, um verdadeiro desperdício de dinheiro público, é dinheiro jogado fora. Infelizmente os vereadores de Tucuruí não merecem à confiança dos tucuruienses que os elegeram e não retribuem os milhões que o povo de Tucuruí gasta para pagar os seus salários e os gastos com a Câmara Municipal.
         
Na próxima matéria vamos continuar a discutir as receitas e despesas da Prefeitura em 2010. Tem muita coisa que os tucuruienses precisam saber sobre como o prefeito Sancler "gasta" os recurso da Prefeitura de Tucuruí. Se os vereamadores de Tucuruí justificassem a confiança e os gastos que a população tem para os manter e sustentar, seriam eles quem estariam fazendo este trabalho de fiscalizar a Prefeitura. O trabalho de do vereador é fiscalizar e não esculhambar e parasitar a prefeitura. Isso é uma vergonha!!!
         
    

quinta-feira 07 2014

Matéria sobre Novo Repartimento é ignorada pela grande mídia paraense

Muita gente tem nos perguntado por que a matéria sobre o escândalo na Prefeitura de Novo Repartimento não teve nenhuma repercussão no Diário do Pará e no O Liberal, nem tampouco nos outros grandes meios de comunicação que pertencem aos dois grupos que controlam a grande mídia no Estado do Pará.
            
É claro que uma notícia como esta em situação normal, teria repercutido quase que imediatamente nos jornais, pois a cidade de Novo Repartimento tem uma importância estratégica na região sul do Estado.
              
Muita gente que não entende de política mais à fundo (que é a maioria da população), fica intrigada o porquê de uma notícia desta importância ter sido repercutida apenas nos Blogs.
              
A resposta não é tão difícil assim, para quem conhece os personagens envolvidos. A grande mídia paraense é controlada por dois grupos políticos. Por um lado temos O Liberal que está ligado ao Governo do Estado e ao PSDB, este não teria interesse nesta divulgação, pois o PPS que é o partido do Prefeito de Tucuruí (e Presidente da AMAT) e genro da prefeita de Novo Repartimento, faz parte da coligação e base de apoio do Governador Jatene no Governo e nas eleições estaduais, por outro lado, o Diário do Pará é controlado pela família Barbalho, e o PROS partido da Prefeita de Novo Repartimento, é da coligação e da base de apoio do Helder Barbalho (PMDB), assim como o PT que tem o vice-prefeito na PMNR e é da base de sustentação da Prefeita.
         
Acredito que isso explique o silêncio e o não destaque de uma notícia desta importância nos dois grandes meios de comunicação da capital. PODE SER que amanhã depois desta matéria o Diário divulgue alguma coisa em alguma página escondida no meio do jornal sem dar o devido destaque e importância para a matéria. Pode ser.
                  
Mas o mais importante disso tudo é não permitir que o povo do Pará tenha falsas esperanças de que caso a oposição ao governo do Estado chegue ao poder alguma coisa mude com relação aos desmandos dos prefeitos no Pará. São muitos interesses partidários, de grupos políticos e empresariais que trabalham dia e noite para que as coisas continuem exatamente como estão, não importa o candidato e o partido que governe o Estado do Pará.
                   
Os dois candidatos que realmente tem chances de vencer a eleição para o Governo do Estado tem algumas diferenças ADMINISTRATIVAS na forma de governar, no entanto a forma de fazer política dos dois grupos são muito parecidas, pois infelizmente os dois grupos tem em comum os velhos vícios, os velhos conchavos e as mesmas “técnicas” que os mantém no poder há décadas, pois os grupos são os mesmos a se revezarem no poder, a se proteger, e se blindarem uns aos outros no Governo do Estado e nos municípios.
                    
Desta forma o eleitor não deve se iludir pensando que algo vai mudar na política no Pará ganhe quem ganhar, e também não é justo colocar a culpa no povo pela eleição dos políticos que ai estão, pois o povo é vítima deste sistema viciado e perverso de fazer política no Brasil, e no final acaba que o povo não tem escolha, parece que tem, mas de fato não tem.
                     
A decisão do povo é apenas duas: ou o fogo ou a caldeira, são os partidos quem escolhe em quem o povo deve votar e o povo vota em quem eles indicam. O sistema eleitoral atual, infelizmente é feito para que as coisas não mudem e os velhos políticos e os velhos vícios se perpetuem em um círculo vicioso infernal. Enquanto este sistema político/eleitoral não mudar, continuaremos reféns da velha e viciada política.
                 
E o que fazer, não votar? Claro que temos que votar, anular o voto do cidadão de bem ou não votar é tudo que os maus políticos querem, pois os bons não votando facilitaria muito a vida dos maus políticos, pois só os que os apoiam votariam. Muitos compatriotas foram presos, torturados e mortos para garantir o direito de voto aos brasileiros, não votar significa que foram em vão todos os sacrifícios e todo sangue derramado dos que lutaram contra a ditadura e contra a opressão. Votem sim, mas votem com consciência mesmo que sejamos obrigados a escolher entre o pior e o menos pior, que os políticos saibam que não somos idiotas e que um dia mais cedo ou mais tarde o povo brasileiro vai virar este jogo.
      
E lembrem que em ano eleitoral todo lobo veste pele de cordeiro fica bonzinho, honesto e competente. Não prestem atenção nos discursos dos políticos, prestem atenção no que fazem principalmente no que fazem às escondidas, os bons escolhem suas companhias e os seus aliados e não se associam aos maus. Desconfiem dos que dizem uma coisa e fazem outra exatamente o contrário.
             
Atualização 08/08/2014: Depois da matéria publicada fomos informados que a Prefeita de Novo Repartimento e dois vereadores foram afastados do PR, e a Prefeita então foi para o PROS.
               
O PROS também é da base de apoio do Helder Barbalho (PMDB), o que não altera a fundamentação da matéria, mas isenta o PR e o coloca fora deste imbróglio, o PR não tem nada a ver com isso.