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segunda-feira 25 2013

Dançarina impressiona ao fazer pole dance em programa de talentos na Ucrânia


   
Um dançarina muito desinibida decidiu realizar uma performance de pole dance durante a versão ucraniana do programa "America's Got Talent". 
   
Nas imagens, a loira mostrou habilidade com a técnica provocante e agradou os jurados da atração. 
  
As imagens se tornaram sensação na web e já tiveram milhares de acessos. Assista!
    

sábado 23 2013

TUCURUÍ: MP pede e justiça determina suspensão de mandato de conselheiro tutelar por estupro


Tucuruí - Praça do Rotary.

A juíza de direito titular da 1ª vara da comarca de Tucuruí, Rosa Maria Moreira da Fonseca deferiu ontem, dia 21, o pedido do Ministério Público do Pará de suspensão do mandato do conselheiro tutelar, Wanderley Lopes Dourado. 
    
A ação civil pública assinada pela promotora de justiça, Francisca Suênia Fernandes de Sá resultou de um procedimento de investigação preliminar que teve como objetivo apurar as informações prestadas por funcionárias do Conselho Tutelar de Tucuruí sobre o abuso sexual praticado pelo conselheiro tutelar, Wanderley Dourado contra uma adolescente em seu gabinete. Segundo investigações a adolescente que tinha fugido de casa com o namorado, foi ao conselheiro tutelar, acompanhada de sua mãe para informar que retornaria ao convívio familiar, ocasião que em Wanderley Dourado pediu para ficar sozinho com a adolescente e abusou sexualmente da adolescente, alegando que estaria fazendo um exame ginecológico. 
   
A adolescente saiu do gabinete chorando e perguntou “se era certo um conselheiro fazer exame dentro da sala dele”, em audiência na promotoria do município a adolescente e vítima de estupro confirmou as informações prestadas pelas funcionárias do Conselho Tutelar e relatando o ato com detalhes. 
     
O Ministério Público pediu e a justiça determinou ontem o afastamento do cargo de conselheiro tutelar de Wanderley Dourado, suspensão de remuneração e nomeação de outra pessoa para o cargo, comunicando à Secretaria de Política e Assistência Social e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
    
O MP também solicitou que a polícia seja oficiada para investigar o caso com informações já obtidas e repasse as informações que porventura sejam colhidas pela polícia. 
     
Texto: Jessica Barra (Graduanda em jornalismo) 
Revisão: Edyr Falcão 
       
Fonte: Site do Ministério Público Estadual.
   

sexta-feira 22 2013

Por uma democracia menos cacique

Por Inês Castilho 
   
Washington Luíz Rodrigues Novaes é um jornalista que trata com destaque os temas de meio ambiente e povos indígenas. 
    
A seguir, a entrevista. 
     
Qual é a sua percepção sobre a participação política do brasileiro? 
     
Penso que a sociedade brasileira está em um momento crítico, porque vive indignada com a incompetência administrativa, o descaso, a corrupção, mas em geral se limita ao que eu chamo de retórica da indignação. Fica indignada, mas incapaz de movimentos que possam mudar o quadro. 
     
Parte da sociedade vive nessa inação porque são muitos os cidadãos que sonegam impostos, subornam guarda, furam fila, não respeitam a lei. É preciso mudar isso. E também aprender a organizar-se em grupos para discutir os assuntos que incomodam, e chamar para ajudar na discussão o ministério público, a universidade etc. Para a partir daí criar objetivos concretos e levar ao campo da política – ou tudo vai continuar como hoje. Seria muito importante também para a universidade, que foi muito perseguida durante a ditadura militar e se fechou para os problemas da sociedade. 
   
O problema é complexo e grave. Estava relendo os relatórios do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) do começo da década de 1990, e eles dizem uma coisa em que é preciso pensar: no mundo moderno, o Estado se tornou pequeno demais para enfrentar os grandes problemas do mundo, e ao mesmo tempo grande demais, incapaz de se aproximar dos problemas do cidadão comum. O Estado ficou imobilizado pelos dois lados, e a sociedade precisa aprender a romper com isso. É preciso ter macropolíticas capazes de responder aos grandes problemas da sociedade, mas também uma descentralização que leve o poder a se aproximar do cotidiano do cidadão. 
   
Principalmente nesse mundo de hoje, em que a metrópole está se tornando um padrão. São Paulo, por exemplo, é um padrão de metrópole que foi se estendendo pelo interior, ao longo do eixo que passa por Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Uberaba, Uberlândia, até o Centro-Oeste, em Goiânia. E mesmo em lugares mais distantes, como Manaus, Belém e Boa Vista, vai-se encontrar essa mesma coisa. Em uma daquelas grandes avenidas de Manaus não vai se ver floresta, característica da Amazônia – só se veem prédios, só torres. Em Belém, a mesma coisa. Em Porto Velho o trânsito é um inferno. É preciso repensar isso, não manter esse modelo de transportes. Ou vamos continuar despejando centenas de milhares de carros por mês em lugares onde já não há mais como se mover? Centenas de milhares de motocicletas? 
   
Quais os temas capazes de mobilizar a sociedade brasileira hoje, a seu ver? 
   
A questão do transporte, certamente, é um deles. A segurança pública é outro tema. Penso também que o financiamento de campanhas, se houver uma discussão bem conduzida, pode ser muito eficaz. Porque hoje a influência de quem financia as campanhas se tornou muito grande. Os financiamentos vêm principalmente das grandes construtoras, das grandes empresas de coleta de lixo. E isso acaba determinando rumos para a política. É preciso que se discuta: não seria o caso de caminharmos para o financiamento público das campanhas? Os críticos desse modelo dizem que o financiamento pode ser público e, por trás do pano, continuar tendo financiamento privado. Não sei, é preciso discutir isso. Será que o caminho é o modelo do representante distrital, para aproximar a discussão das comunidades? O financiamento das campanhas precisa ser discutido porque, do jeito que está, eu às vezes penso, ironicamente, que talvez o modelo mais democrático tenha sido o da ditadura militar, em que só se podia botar na televisão o retrato 3×4 e três linhas de biografia. Aí se igualavam as possibilidades. 
   
Acho também que, nessa questão das macropolíticas, é preciso discutir como é que se vai fazer, porque tudo o que o ser humano faz tem um impacto sobre o meio físico. No grande meio urbano esses impactos são grandes, e não são compensados por quem os provoca. Por exemplo, o sujeito faz cinco torres de 40 pavimentos, e isso vai provocar um impacto enorme no trânsito, nas necessidades de água e esgoto, no lixo e na energia. E quem é que paga por isso? Vivem abrindo exceções para deixar construir além do gabarito, de modo a não cobrar os impactos. Isso precisa mudar, a sociedade precisa discutir isso. 
   
Trata-se de repensar nosso modo de vida em vários aspectos, não é? 
   
Cada cidadão precisa pensar nos impactos que produz e em como reduzi-los. Isso vai implicar mudanças nos modelos de construção, nos modelos de energia. Porque, da forma que está, estamos caminhando para impasses gigantescos. Esses dias saiu uma notícia assim: em 97, quando foi aprovado o protocolo de Kyoto, se estabeleceu que os países industrializados reduziriam as suas emissões de gases poluentes em 5,10% até 2012. O balanço diz que essas emissões aumentaram 45%, e não diminuíram 5,2%. Os relatórios do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente mostram que estamos consumindo recursos mais de 30% além da capacidade de reposição do planeta. Isso é insustentável. 
   
Tudo continua sendo regido pelas lógicas financeiras – sejam os países, sejam as empresas, até as próprias pessoas. Mas estamos caminhando para problemas graves. Primeiro, porque a situação do mundo está muito difícil. Já temos um bilhão de pessoas passando fome, e a chamada crise da água ameaça dois terços da humanidade. O Kofi Annan, que foi secretário-geral da ONU durante uma década – um homem experiente, informado – tem repetido e repetido o seguinte: hoje, os problemas centrais do nosso tempo não estão no terrorismo, mas nas mudanças climáticas e no consumo de recursos além da capacidade de reposição do planeta – Eles são uma ameaça à sobrevivência da espécie humana. Ainda mais lembrando que tudo isso vai ser agravado, porque a previsão dos demógrafos da ONU é de mais três bilhões de pessoas no mundo. Agora em novembro [de 2011] chegamos a sete, não é? 
  
E há um ângulo que praticamente não se discute, que é o direito da sociedade à informação. Não estou falando em censura, ausência de liberdade de pensamento – não é isso. Estou falando o seguinte: hoje se sabe que quem tem mais informação tem mais poder. Mas não há nenhuma legislação que diga a quem pertence essa informação – porque, para ser democrática, ela tem que pertencer à sociedade. Se quem tem mais informação tem mais poder, a informação tem que ser democrática para que o mundo seja democrático, não é? Mas não há legislação que proteja isso. 
   
Uma forma de regulação da mídia? 
   
A meu ver, seria preciso escrever na Constituição que a informação é um direito, um bem da sociedade. É preciso legislar para regulamentar e proteger este direito. Não há nada, hoje, que diga aos meios de comunicação como devem proceder. Quer dizer, o meio de comunicação publica ou bota no ar o que ele quer. O critério é dele. Nisso aí está implícito o direito de omitir informação. É preciso reconhecer que há um direito da sociedade à informação, definir como isso vai ser colocado na Constituição e qual é a legislação que vai proteger esse direito. 
   
Isso me faz lembrar as sociedades indígenas, nas quais a informação circula livremente. Haverá outras lições para nós, nessas sociedades? 
   
A nossa visão de brancos, vamos chamar assim, sobre as sociedades indígenas, é muito peculiar, porque olha o índio não pelo que ele tem, mas pelo que ele não tem. Vê que o índio anda nu, que não tem isso, não tem aquilo. E não enxerga que as sociedades indígenas talvez estejam apontando em direção à utopia humana. 
   
Uma delas é que, no seu formato tradicional, não há nas sociedades indígenas delegação de poder. O chefe não tem poder para dar ordem. Numa sociedade que se mantém viva, se um índio der ordem para outro, o outro vai achar aquilo engraçado, alguém dar ordem para ele. O chefe é o que mais sabe da cultura, o que mais sabe da divisão do trabalho, é o grande mediador de conflitos, tem de falar melhor. É o que mais sofre, também. Mas não dá ordem a ninguém. Nós, brancos, não enxergamos que luxo é viver, nascer e morrer numa sociedade sem nunca receber ordem de ninguém. 
   
Da mesma forma, também nos esquecemos de que, quando uma sociedade indígena está na força da sua cultura, um índio é autossuficiente, não depende de ninguém para nada. Ele sabe fazer sua casa, sabe fazer sua lavoura, sabe fazer sua canoa, sabe fazer seus instrumentos de trabalho, a sua rede, os seus objetos de adorno, sabe identificar na natureza espécies que sejam úteis. Quer dizer, ele não recebe ordem de ninguém e não depende de ninguém para nada, a vida inteira. 
   
E a informação é aberta – o que um sabe, todos podem saber. Ninguém se apropria da informação para transformá-la em poder político ou econômico. Além de aquelas sociedades darem muita atenção ao seu entorno: nos lugares que conheço, quando uma aldeia chega a 300, 400 pessoas, ela costuma se dividir, exatamente para que não haja uma sobrecarga dos recursos ambientais dos quais a aldeia depende. Isso também é de uma enorme sabedoria, não construir megaconcentrações humanas. 
   
E quanto ao relacionamento entre os gêneros? 
   
Sobre a relação entre homem e mulher, eu sempre cito um aspecto para o qual o Orlando Villas Boas me chamou a atenção: em geral são sociedades em que a união entre homem e mulher é absolutamente livre. Casa e descasa quando quer, ninguém tem nada a dizer, não há nenhuma sanção social. Digamos que o homem não esteja satisfeito com a mulher, porque ela não está trazendo água limpa para casa, e isso é uma tarefa da mulher. Se ele quiser, pode simplesmente dizer “não tenho água, vou-me embora” – e ir embora. Mas, se ele quiser continuar com a mulher, não vai sequer dizer a ela que não está satisfeito, porque isso pressupõe que ele tem direito a que ela traga água para casa e pode reclamar se ela não trouxer – e ele não tem esse direito, ela traz se quiser. Está nas divisões de trabalho: é uma tarefa da mulher trazer água limpa para casa. Mas, se ela não quiser, não traz – e o homem não pode se queixar. 
   
O que ele pode fazer é procurar o chefe, os mais velhos, e dizer: “olha, minha mulher não está trazendo água limpa para casa”, e eles provavelmente vão reunir os homens e as mulheres e explicar como é a divisão de trabalho na etnia deles, porque tais tarefas cabem aos homens e tais tarefas cabem às mulheres, e entre essas tarefas está trazer a água limpa para casa. Se a mulher quiser botar a carapuça, ela bota; se não quiser, também não bota. Mas não há sequer o direito de queixa. 
    
É muito sofisticado, isso. São utopias em direção às quais a nossa sociedade precisa olhar, principalmente na crise em que estamos mergulhados. Temos que mudar os nossos modos de viver, eles são insustentáveis, incompatíveis com as possibilidades do planeta. Temos que encontrar outros caminhos. 
   
A liberdade sempre foi uma bandeira de luta. Ainda é, hoje? 
   
A gente falou das sociedades indígenas onde isso, digamos assim, chega ao extremo possível. No extremo possível da liberdade. Já os nossos modos de viver restringem cada vez mais a nossa liberdade. Estamos dependentes de uma porção de coisas fora de nós. Precisamos repensar nossos modos de viver para ter vidas mais autônomas, mais livres, mais seguras. 
  
Sou de uma pequena cidade do interior de São Paulo, Vargem Grande do Sul. Com cinco ou seis anos de idade, eu andava sozinho pela cidade inteira e isso não implicava nenhum risco. Era uma cidade pequena, não tinha trânsito, todas as pessoas me conheciam. Meu pai era professor primário e minha mãe, costureira. E no entanto tínhamos um nível de vida que, para que eu pudesse proporcionar isso hoje, para meus filhos e netos, precisaria ser muito rico. Por exemplo, alimentação: um verdureiro trazia verduras na porta de casa, orgânicas, da mais alta qualidade; um leiteiro trazia o leite; e o pão era comprado ali na esquina. Ninguém tinha geladeira, então se comprava de manhã a carne abatida na madrugada e depois outra, abatida na parte da tarde, para ter sempre carne fresca. Era um alto nível de sofisticação alimentar. Nossa vida foi ficando cada vez mais complexa e difícil. 
    
Considerando que não é possível voltar ao passado, como você enxerga as novas gerações vivendo nesse planeta? 
   
Penso que as novas gerações estão muito envolvidas nesta sociedade complexa e tecnológica porque nunca conheceram outras possibilidades. O jovem hoje passa metade do dia na frente de uma tela de computador, até porque não tem outra possibilidade. Outra possibilidade implicaria o quê? Insegurança, sair de casa, riscos com o trânsito, com assaltos, perder tempo no transporte. Então, ele fica preso nisso. 
   
Você pensa que a tecnologia, as redes sociais têm um papel nos processos de mobilização política? 
   
A tecnologia tem muitos papeis e muitos caminhos, bons e ruins. A tecnologia implica um consumo de recursos naturais e de energia elétrica muito grande, implica caminhos que também precisam ser revistos. Exige um uso de minérios que está em crise, inclusive o de minérios mais raros, que têm grande aplicação na área tecnológica, computadores, celulares – há um impacto sobre isso, também. 
   
Pensando no que falou até aqui, você imagina novas formas de fazer política? 
   
A mesma coisa que a sociedade precisa fazer, tem que fazer também quem quer fazer política: chamar a sociedade para discutir. Ouvir a sociedade, ouvir as pessoas, ouvir o conhecimento, ser capaz de formular projetos e, depois, batalhar por eles. Não pode, repito, continuar nesta mera retórica da indignação. 
   
Você imagina uma governança global no futuro? 
   
Não sei se haverá uma governança global. Penso que, se a humanidade conseguir encontrar um rumo para sair deste imenso atoleiro no qual está mergulhada, vai ter que definir regras para todos os países. Porque veja, por exemplo, o impasse em que está a Convenção do Clima: os países emergentes e os países pobres dizem: quem tem de reduzir as emissões são os países industrializados, que emitem há muito mais tempo e em maior quantidade. Aí os países industrializados dizem: mas se os emergentes e os outros não aderirem não vai adiantar, porque hoje os emergentes e os pobres juntos já emitem mais do que os industrializados. 
   
Como é que vamos continuar dessa forma, em que os países industrializados, com menos de 20% da população, consomem 80% dos recursos e têm quase 80% da renda do mundo? Como vamos fazer com isso aí? Vai continuar? Um habitante de um país industrializado consome 15 vezes mais energia que um habitante de um país pobre. Então, sobre regras de governança: não se trata de ter um governo mundial, mas de ter princípios universais. 
   
Fonte: Inês Castilho, editora da série Outra Política.
   

quinta-feira 21 2013

ASERT se reúne com Vereadores para tratar dos repasses atrasados da PMT

     
A ASERT com a presença de representantes do SINSMUT e do SINTEP se reuniram na Câmara Municipal de Tucuruí com os vereadores para discutirem soluções para os atrasos nos repasses da Prefeitura Municipal para a Associação. 
   
A ASERT (Associação dos Servidores Municipais de Tucuruí) atende a mais de nove mil pessoas na área da saúde, retirando estas pessoas da saúde pública do município, com uma economia substancial para a Prefeitura Municipal. A ASERT não utiliza nem um centavo de dinheiro público e é EXCLUSIVAMENTE mantida pelos servidores municipais de Tucuruí. 
   
Desta forma a saúde financeira da ASERT é de interesse público, e portanto de interesse de TODA população de Tucuruí, e, portanto merece uma atenção especial por parte dos vereadores. 
   
Estavam presentes na reunião os seguintes vereadores: Dodô, Pé de Ferro, Marajá, Cantão, Florisvaldo (Ver. Presidente), Dioney, Vieira, Peri e Bena. 
   
Estavam ausentes os vereadores: Deley, Jairo, Freeway e DR. Cleiton. 
   
A direção da ASERT mostrou aos vereadores a situação difícil por que passa a Associação devido ao atraso nos repasses da PMT, que hoje está em torno de R$ 1.336.556,70 (Um milhão, trezentos e trinta e seis mil, quinhentos e cinquenta e seis reais e setenta centavos). 
   
A Direção da ASERT e demais sindicatos solicitaram a ajuda dos vereadores para resolver este problema que está prejudicando os servidores municipais, já que as Clínicas e Hospitais estão restringindo os atendimentos aos servidores, colocando desta forma em risco a saúde e mesmo a vida dos funcionários municipais e seus dependentes. 
   
Pra que se faça uma ideia da importância da ASERT para os servidores municipais, um servidor municipal que tem um salário de R$ 1.000,00 Mil reais, paga R$ 49,00 quarenta e nove reis por mês de assistência médica para si e para seus dependentes (sem limites de dependentes). 
    
Comparando a ASERT com planos de saúde particulares: 
   
ASERT: Preço da mensalidade: 6% do salário do servidor, sem limite de idade e sem limite de dependentes. Consulta e tratamento dental gratuito na sede da ASERT. 
   
Um exemplo de plano particular: 
   
UNIMED - Plano familiar: 
   
Mais barato, faixa de idade entre zero e 18 anos = R$ 147,58. 
   
O mais caro na faixa de idade entre 54 e 58 anos = R$ 893,94 
   
Mais de 59 anos = R$ R$ 1.457,12. 
   
Mais R$ 25,50 por dependente pela UNIMED Dental 
     
Clique na imagem abaixo para ver a tabela de custo do plano familiar UNIMED.
   

Caso queiram ver as tabelas de outros planos de saúde, Clique aqui.
    
Os vereadores se mostraram sensibilizados e a Comissão de Saúde da CMT vai analisar o problema. 
   
Faz parte da Comissão de Saúde da CMT os Vereadores: DR. Cleiton, Dr. Dioney e Ver. Bena. 
   
Pela primeira vez na história de Tucuruí ASERT, SINTEP e SINSMUT se une para resolver um problema de interesse dos Servidores Municipais, problema este que se estende a toda a população do município. 
   
Valores do débito da PMT com a ASERT: 
   
Secretaria de Educação, meses 11, 12, 01, 02 = R$ 900.205,94. 
   
Secretaria de Saúde, meses 11, 12, 01, 02 = R$ 359.019,77. 
   
Secretarias diversas, meses 1 e 2 = R$ 66.335,25. 

CTTUC, meses 1 e 2 = R$ 2.257,69. 

Nossa Água, meses 1 e 2 = R$ 1.443,07. 

Secretaria de Meio Ambiente, meses 1 e 2 = R$ 2.375,49. 

Secretaria de Ação Social, meses 1 e 2 = R$ 4.919,49. 
   
Total do débito da PMT para com a ASERT: R$ 1.336.559,70. 
    
Débito de repasses e da ASERT:
   
Repasses para a saúde = R$ 691.912,42
Repasses para o comércio = R$ 644.644,28   
      
Obs.: A Câmara Municipal de Tucuruí está em dia com os repasses para a ASERT.
   

quarta-feira 20 2013

Nova direção do SINSMUT toma posse

A nova direção do SINSMUT tomou posse e já começaram a trabalhar tentando tomar conhecimento da situação administrativa e financeira da entidade. 
    
A nova direção não está tendo qualquer ajuda da direção anterior e as dificuldades são muitas devido à desorganização administrativa que encontraram no SINSMUT. Os membros da direção anterior não compareceram no Sindicato e a Comissão Eleitoral entregou a nova direção as chaves e a posse da sede do sindicato.

Problemas 

   
A nova direção do SINSMUT encontrou muitas situações inusitadas, por exemplo inúmeras dívidas de alguns filiados, alguns devendo até dez vales gás e sem nenhum controle de pagamento e outras despesas e receitas. A sede da entidade está precisando de reforma urgente, pois está cheia de goteiras e infiltrações, inclusive sanitários entupidos e sujeira por todo lado. Ao que parece tem muitos problemas com relação às contas do sindicato que precisam ser apurados com rigor, imparcialidade e transparência.

Os filiados do SINSMUT precisam tomar conhecimento da verdadeira situação do Sindicato, e a nova direção do SINSMUT deve dar esta transparência à entidade de agora em diante, até para que os servidores públicos municipais possam ter uma visão verdadeira e não deturpada do que é um sindicato verdadeiramente comprometido com a categoria.
   
A nova direção deverá ir ao banco amanhã para saber se existe algum saldo na conta da entidade. Sabe-se que o SINSMUT tem uma dívida para com a Federação, dívida esta que tem de ser paga para que o sindicato possa receber verbas, como por exemplo, o Imposto Sindical. Parece que o valor é pequeno, mas tem de ser pago. 
   
Enfim, a nova direção vai precisar se um tempo para "colocar a casa em ordem", e isso tem de ser feito o mais breve possível, já que em maio é a data-base da categoria. 
     
Não se sabe ainda qual tipo de relacionamento o prefeito pretende ter com a nova direção, no entanto a intenção do Sindicato é que este relacionamento seja de cordialidade e respeito mútuo, o que será benéfico para a PMT, para a população de Tucuruí, e principalmente para o funcionalismo municipal.
       
Se depender da nova direção do SINSMUT o relacionamento Sindicato/Prefeitura será o melhor possível, sem deixar é claro de levar em conta que o SINSMUT representa os anseios e os interesses dos Servidores Municipais.
   
A direção mostra a ata da eleição e posse.
   
A nova direção faz uma oração, agradecendo e pedindo ajuda a Deus para sua administração.
   
Nada se faz de bom sem a ajuda e a proteção de Deus, o verdadeiro poder.