Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 20 2020

Só os idiotas e os fanáticos tem certezas...


              
Se você tem alguma certeza, além de que seu corpo vai morrer um dia, você é um idiota ou um fanático, o que é a mesma coisa.
         
O homem sábio não tem certeza de nada, porque conhece as limitações da mente humana e sabe que pouco sabe, e que é um eterno aprendiz.
          
O estado natural da mente humana é confuso, cabe a cada um de nós colocarmos um pouco de ordem dentro da confusão, sem querer eliminar a confusão, só não existe confusão nas mentes dos fanáticos e dos idiotas, eles têm certeza que sabem de tudo, não só desta vida, mas sabem tudo até da vida após a morte.
     
Ser confuso é bom, sem ter certeza de nada você segue em frente, abre sua mente a novas experiências e conhecimentos, você vive e evolui mental e espiritualmente.
        
Ter certeza é ruim, nossa única certeza é a morte do nosso corpo físico, mas se focarmos nessa única certeza, nós deixamos de viver e passamos a sofrer à espera do "grande dia".
   
Por isso nós vivemos como se fossemos imortais, ou passamos a viver no futuro, acreditando em outra vida para aplacar o medo da morte.
   
Eu acredito em vida após a morte, mas não tenho certeza, mas se tem ou não tem isso não muda nada, tem até os que não sabem se terão mais um minuto de vida, mas mesmo tendo certeza de que irão para o céu, para o nirvana para o paraíso ou mundos superiores, mesmo acreditando que irão para um lugar muito melhor, mesmo estando sofrendo na terra, nem mesmo assim querem morrer... Isso não é uma incoerência?
     
Mesmo os suicidas não querem morrer, querem apenas deixar de sofrer.
             
Se não podemos lidar com a certeza da morte, que podemos provar que existe, porque que está em nosso dia a dia, por que nos iludir e nós prender a hipotéticas certezas, que mudam conforme os tempos, as culturas e os avanços científicos? As certezas aprisionam nossa mente e nos tornam infelizes e medíocres.
     
Acredite no que quiser, mas não tenha certeza de nada, sua certeza te faz querer mudar o outro para validar suas crenças, e assim você se torna um fanático idiota e chato.
         
Por que nos decepcionamos na vida? Decepcionamo-nos porque a vida teima em contradizer e a desfazer as nossas certezas. "Tenho certeza que ela me ama, ele é meu amigo, ele é honesto..."
         
Ao reconhecermos que pouco sabemos, quando não tivermos mais nenhuma certeza, seremos livres para viver a vida de forma plena, sem culpas e sem medos, assim como chegamos a este mundo, antes dos adultos nos imporem e nos aprisionarem com suas certezas.
        
Você está confuso? Não tem certeza de nada? Que bom, você não é idiota e nem fanático, e tenho uma boa notícia: Você está vivo, os mortos não tem confusão em suas mentes e não tem dúvida alguma... Eu acho.🤣
     
Não tenha certezas, liberte-se das certezas, medos e culpas, simplesmente viva no presente.
         
André Resistência.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.