ESTADO DO PARÁ
GOVERNO DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
PRESTAÇÃO DE CONTAS DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TUCURUI DE 2010
A- De acordo com Auditoria Nº 11242/ MSSGEP/ Departamento Nacional de Auditoria do SUS:
Auditoria realizada na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Tucuruíl-PA, a fim de atender demanda do Ministério Público Federal/Procuradoria da República no Município de Marabá para instruir os autos do Procedimento Administrativo aberto de n°1.23,001,000035/2011-40 e do Ministério Público Estadual/Promotoria de Justiça de Tucuruíl-PA, para embasar Inquérito Civil n". 005/2010, visando à verificação da aplicação dos recursos federais destinados à área de saúde, bem como as condições de assistência à saúde no âmbito da atenção básica e no Hospital Municipal de Tucuruíl-PA.
Constatação N°151395 folha 205
- Orçamento de 2010 da PMT: R$ 212.215.331,25
- Orçamento de 2010 da SMST:R$ 50.830400,00= 23,95% do orçamento da PMT.
Constatação 151567 folha 2009
- Receita do Fundo Municipal de Saúde de Tucurui em 2010: R$24.311.521,03:
I. Ministério da Saúde/ Fundo Nacional da Saúde:
II. R$ 21.179.655,86 = 87,12% da Receita do FMST
III. Tesouro Municipal de Tucuruí:R$ 2.165.617,21= 8,91% da Receita do FMST
IV. SES/Fundo Estadual de Saúde do Pará:R$897.467,70= 3,69% da Receita do FMST.
- Conclusão: Baseado nos dados acima a contrapartida do Tesouro Municipal de Tucuruí deveria ser de R$ 28.753.276,44 = R$ 50.830.400,00-R$21.179.655,86 (Receita do Ministério da Saúde /Fundo Nacional Saúde) - R$ 897.467,70( Receita SES/Fundo Estadual Saúde do Pará), na realidade foi de R$ 2.165.617,21 que corresponde a 7,53% do que deveria ser aplicado em Saúde pela Prefeitura Municipal de Tucurui.
B. De acordo com Balancete Financeiro de Dezembro de 2010 do FMST encaminhado ao CMST constatamos:
RECEITA:
I. Repasse recebido pelo FMST: R$ 25.325.310,71
II. Contrapartida da PMT: R$ 17.106.573,22
III. Total: R$ 42.431.883,93
DESPESA:
I. Administração: R$ 3.725.582,52
II. Saúde: R$ 38.621.457,54
III. Total: R$ 42.347.040,00
C.- Comparando os dados da Auditoria Nº 11242 do SUS (A) com (B) Balancete Financeiro encaminhado ao CMST, constatamos disparidades gritantes:
I. Diferença da contrapartida da PMT de: R$ 14.940.956,01
( R$17.106.573,22 - R$2.165.617,21)
II. Diferença de despesas do FMST de R$ 18.120.362,90
(R$ 42.431.883,93 - R$24.311.521,03)
D. Conclusão:
I. No Balancete financeiro de 2010 da SMST foi constatado uma diferença da contrapartida da PMT : de R$ 14.940.956,01, quando comparado ao que realmente foi dado entrado no FMST, e que foi analisado pela Auditoria SUS.
II. No Balancete financeiro de 2010 da SMST foi constatado uma diferença nas despesas: de R$18.120.036,29, quando comparado ao que realmente foi pago pelo FMS, e que foi analisado pela Auditoria SUS
05-.No Programa do Leite foi constatado que em 31/1/2010 a quantia de R$ 27.755,62, que deixou de ser aplicado no mesmo.[
Constatação 151.733 Folha 210
06. Pagamentos indevidos de despesas da Secretaria Municipal de Saúde com recursos pertencentes ao Bloco de Financiamento da MAC no montante de R$ 31.341,40 referente a locação de Imóvel da Secretaria MST e do Almoxarifado, Material de Consumo de Centro de Saúde, Tecidos para usuários da CAPS se apresentarem no XX Festival Junino. PASSAGENS PARA O III ENCONTRO LGBT, frete de água a SMST, confecção de carimbos, entre outros contrariando o art.6º da Portaria 204/GM, de 29/01/2007 e decisão 600/2000 do TCU.
Constatação º 151741 folha 212
07 - Documentos fiscais exibem declaração de atestado/aceitação de que o material foi recebido, porém não há registro de entrada no almoxarifado.Vistoria nos Postos de Saúde, PSF e Hospital Municipal deTucuruí, mostram que além de falta de condições adequadas para atendimento, falta de Recursos Humanos principalmente de nível universitário, não havia Material e medicamento para atendimento, inclusive o CEO não estava funcionando por falta de material. Isto comprova o ciclo que o Conselho Municipal de Saúde não pode constatar, quando nos propomos a partir das licitações, ver a realização das mesmas, ver a chegada de material e de medicamentos no almoxarifado, e distribuição pelos locais de utilização até a chegada aos pacientes. A Auditoria SUS, mostrou que foi pago Material e Medicamento, que não deu entrada no Almoxarifado e constatou que no destino estes não chegaram, motivo pelo qual, por falta deles, o paciente não pode ser beneficiado, por recursos pagos.
Constatação 151742 folha 214
08. Pagamento de serviço de Internet via rádio antes da realização dos serviços e indevido, pagos com recursos do BLOCO DE FINANCIAMENTO DA MAC no valor de R$ 10.273,30
Ressarcimento ao FNS: R$ 5.360,0
Constatação 151743 folha 214
09. Classificação incorreta quanto a natureza da despesa, no fornecimento de alimentação pronta.
Constatação Nº 151.746 folha 215
10. Pagamento de refeições, no montante de R$ 6.833,00 a servidores da SMST que recebem mensalmente auxilio alimentação
Ressarcimento ao FMST: R$ 6.833,00
CONCLUSÃO PAGINA 240
PROPOSTA DE RESSARCIMENTO
I. Folha 248 da Auditoria SUS11242: Ressarcimento de R$902.479,30 ao Fundo Estadual de Saúde.
II. Folha 353 da Auditoria SUS 11242: Ressarcimento de R$971.949,29 ao Fundo Estadual de Saúde.
III. Folha 323 da Auditoria SUS 11242: Ressarcimento de R$ 6.955.403,72 ao Fundo Federal de Saúde
IV. Folha 353 da Auditoria SUS 11242: Ressarcimento Total de R$ 8.829.832,31
a. Fundo Estadual de Saúde: R$ 902.479,30
b. Fundo Municipal de Saúde: R$ 971.949,29
c. Fundo Federal de Saúde: R$ 6.955.403,72
Relatório complementar a AUDITORIA 11242 SUS: ressarcimento total: R$1.199.302,19
d. Fundo Estadual de Saúde: R$ 24.930,18
e. Fundo Municipal de Saúde: R$ 146.830,21
f. Fundo Federal de Saúde: R$ 1.027.547,80
Considerando o que foi mostrado acima a COFIAS propõe a não aprovação da Prestação de Contas do Fundo Municipal de Saúde de Tucuruí de 2010, visto que até hoje o CMST não recebeu nenhuma comunicação de que o ressarcimento proposto pela Auditoria SUS,se foi realizado e principalmente porque a comparação entre a Receita Real passada pela Prefeitura Municipal de Tucuruí ao Fundo Municipal de Saúde de Tucuruí, de R$ 2.165.617,21.
Segundo relatório da Auditoria SUS 11242, é R$ 14.940.956,01 menor do que a que demonstra o Balancete do Fundo Municipal de Saúde de Tucuruí mostra no valor de R$ 17.106.573,22, e que mostra também que a Receita do Fundo Municipal de Saúde de Tucuruí de R$ 24.311.521,03, é bem menor do que o relatado no Balancete do Fundo Municipal de Saúde entregue ao Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, no valor de R$ 42.431.883,93.
Pelo visto, a Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí recebeu apenas 12,65% dos R$ 17.106.573,22 da contrapartida da Prefeitura Municipal de Tucuruí,que informa seu Balancete Financeiro de 2010.
O Valor que a PMT deveria ter repassado do FMST: 15% de sua receita de R$ 212.215.331,25 deveria ser de R$ 31.832.299,68, quando na realidade foi de R$ 2.165.617,21 .Estes dados demonstram que o FMST foi financiado por :
1. 87,12% pelo Fundo Nacional de Saúde: R$ 21.179.655,86
2. 8,91% pelo Fundo Municipal de Saúde: R$ 2.165.617,21
3. 2,69% pelo Fundo Estadual de Saúde:R$ 897.467,70
Outro fato reincidente é da Secretaria continuar não demonstrando a guias de recolhimento do INSS, tanto o que foi descontado na folha de pagamento dos funcionários, como da parte patronal, que corresponde a 20% do Total Integral da Folha de pagamento dos funcionários, o que faz com que aqueles em idade de aposentadoria não possam receber seus direitos como aposentados. um detalhe importante os dois processos aberto pelo o MPF e MPE, sem contar auditoria do CGU,diante do exposto essa comissão rejeita as contas e solicita que o plenário não aprove as contas de 2010 e o relatório de gestão.
Tucuruí 13/12/2011