Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 13 2019

Como registrar imóvel online?

     
Como registrar imóvel online?
   
O registro do imóvel é um documento que afirma quem é o dono da propriedade. Assim, sempre que um imóvel é vendido ou transmitido a  outra pessoa, tanto por herança quanto por doação, deve-se fazer um registro em seu nome, atestando quem é o novo dono.
      
Caso seu imóvel não esteja registrado em seu nome, várias complicações jurídicas podem surgir, uma vez que, oficialmente, ele não é seu. Logo, você não possui nenhum direito ou garantia acerca da propriedade, por exemplo, não é possível dar entrada em ações como a reintegração de posse ou a tutela antecipada.
       
Para registrá-lo, no entanto, é preciso ir até o cartório de registro de imóveis da região na qual a propriedade encontra-se, com a cópia do contrato de compra e venda, todos os seus documentos pessoais e os documentos da parte vendedora.
      
Em seguida, a minuta será confeccionada e todos os impostos e taxas devem ser pagos, para que o registro seja feito na matrícula do imóvel.  
O prazo para que o registro seja feito e você receba a matrícula atualizada da propriedade é de 30 dias.
       
Não existe a possibilidade desse procedimento ser realizado online, no entanto, é possível visualizar a cópia da matrícula do imóvel pela internet. Para isso, você precisa saber em qual cartório o imóvel foi registrado e o número da matrícula. 
        
Além disso, lembramos que a cópia online da matrícula do imóvel não possui valor jurídico, portanto, deve ser utilizada apenas para consulta.
       
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.