Alterar o idioma do Blog

domingo 29 2019

Manipulação Emocional, o que é e como se defender

     
Manipulação emocional: quando a pessoa faz de tudo para você se sentir culpado!
      
A manipulação emocional causa estragos na integridade psicológica. Poucas práticas utilizam tão bem o abuso, a distorção mental e a violação da auto-estima, como esse exercício tão característico dos seres humanos.
       
Mães, pais, irmãos, casais, filhos e até a nós mesmos … Todos somos capazes de executar esse tipo de dinâmica em que predomina o jogo de culpar.
       
Mães, pais, irmãos, casais, filhos e até a nós mesmos … Todos somos capazes de executar esse tipo de dinâmica em que predomina o jogo de culpar.
      
As pessoas precisam experimentar segurança e um senso de sobrevivência em cada um de nossos ambientes, juntamente com nossos respectivos colegas.
     
No momento em que sentimos como somos atacados em algum aspecto, esse elo essencial é quebrado: o do altruísmo, a cooperação mútua e a confiança.
      
Se nos perguntarmos agora em que contexto é onde geralmente ocorre a manipulação emocional, é possível dizer que, como podemos suspeitar, é indubitavelmente dentro dos relacionamentos.
      
No entanto, um contexto também recorrente e que não devemos negligenciar é o das organizações e empresas.
      
De fato, a Dra. Diana Krause, da Universidade de Klagenfurt, na Áustria, conduziu um estudo interessante para revelar todos os truques que geralmente ocorrem nos empregos para manipular funcionários ou colegas de trabalho.
      
Como curiosidade, e neste mesmo contexto, basta dar uma pequena olhada em nossa história para descobrir que a manipulação tem sido um dos pilares sobre os quais se estabeleceu o domínio de qualquer império.
       
Manipulação é “o pão diário” da sociedade em que vivemos. Nenhuma pessoa se livra de ter exercitado ou sofrido manipulação ao longo de sua existência.
       
Aprender a detectar manipulação emocional é ser capaz de evitá-la e, para isso, você deve primeiro saber o que é, como se manifesta, como é mascarada e como é usada. Vamos mais fundo.
      
“A manipulação só prospera naqueles que dizem” sim “compulsivamente a tudo e aqueles que são fracos na defesa de seus direitos”.-Walter Riso
      
Eles fizeram você se sentir culpado? Detectar manipulação emocional
      
A manipulação emocional costuma ter boas intenções.
       
Vem da mão de um melhor amigo, a pessoa que diz que nos ama ou o colega de trabalho com quem realizamos um projeto comum.
      
Confiamos e eles usam essa aliança para obter um benefício secreto.
       
Às vezes, é pelo simples prazer de controlar, outras para reforçar a auto-estima, obter algo em troca ou simplesmente magoar.
     
A personalidade.
       
Como deduzimos, nem todas as pessoas exercem esses truques mentais para submeter os outros à sua vontade.

A Universidade de Michigan, por exemplo, conduziu um estudo sobre manipulação emocional no contexto do casal, onde revelou que, em média, eles geralmente mostram os mesmos padrões psicológicos: instabilidade emocional, baixa responsabilidade, habilidades de sedução, baixa autoconsciência e abertura social .

Vamos ver abaixo quais são as estratégias mais comuns usadas com frequência ao exercitar a manipulação emocional.

“Faça o que você quiser”

Quando há uma situação de poder entre duas pessoas, aquela em que o indivíduo que manipula tem a opção mais vantajosa, a pessoa manipulada pode ser ameaçada de perder certas vantagens no caso de não obedecê-la.

Sua manifestação mais sutil ocorre quando um membro da família ou amigo implica que, se algo específico não for feito, o relacionamento sofrerá.

«O instrumento básico para a manipulação da realidade é a manipulação das palavras. Se você pode controlar o significado das palavras, pode controlar as pessoas que as usam ».-Philip K. Dick

“Se você não fizer isso”

Por trás desta declaração aparente de boas intenções é velado uma manipulação feroz em que lida com apelos à capacidade de empatia do outro para fazer-nos sentir culpados.

Na sua tradução mais extrema, esse “autocastigo” pode até significar auto-mutilação pelo manipulador.

É por isso que é importante saber reconhecer quando é uma simples chantagem, quando a intenção é te fazer se sentir culpado e quando esta frase não significa uma tarefa, mas o contrário, e não se deixar levar.

“Não tenho nada”

Depois disso, segue-se um longo silêncio e, normalmente, uma linguagem não-verbal que acompanha a raiva. Implicar com o comportamento uma coisa e com as palavras outra é uma técnica de manipulação muito recorrente para fazer você se sentir culpado.

«Tudo o que eu fiz por você»

É a manipulação por excelência e a que exerce grande parte da sociedade. Estar unido por esse “dar para receber” é uma das maneiras de fazer com que a culpa seja mais usada em todos os níveis.

Assim, é mais do que comum nos vermos nas encruzilhadas emocionais em que o casal, a mãe ou a melhor amiga jogam na cara as coisas que fizeram por nós, a fim de boicotar nossa auto-estima e exercer controle. Devemos ter cuidado com essas práticas.

“Sem você não sou nada”

Se fazer de vítima é uma maneira muito básica para fazer você se sentir culpado, mas ainda altamente eficiente.

O ouvinte pode temer que o outro cometa algum ato imprudente, aparecendo, novamente, a ameaça de autocastigo.

“Para manipular efetivamente as pessoas, é necessário fazer com que todos acreditem que ninguém as manipula”. John Kenneth Galbraith

Para concluir, se há algo que sabemos de nossa própria experiência, é que a manipulação emocional surge em quase qualquer contexto e vínculo.

Devemos estar preparados para ver essas práticas chegarem e pará-las o mais rápido possível.

Estabelecer limites é um exercício de saneamento pessoal e relacional que nos permitirá criar vínculos mais autênticos (e com menos sofrimento).

Fonte: Amigo Guru.
Fonte: La Mente es Maravillosa
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.