Alterar o idioma do Blog

terça-feira 10 2019

DESCASO - O mistério das bicas em Tucuruí

Água potável fornecida de graça no Posto Cidade Luz.
   
DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO
         
A mais de dez anos a Eletronorte fez uma captação de água do Lago da hidroelétrica, que custou R$ 12.000.000,00 (Doze milhões) aos cofres públicos, para abastecer Tucuruí. A previsão é de que a água do reservatório possa abastecer uma cidade com 300.000 (trezentos mil) habitantes, ou seja, uma população três vezes a atual população de Tucuruí.
      
A Prefeitura faria apenas os dutos, para trazer a água até Tucuruí, a água viria por gravidade sem necessidade de bombeamento, sendo que a água seria tratada na captação, mais uma economia para o município.
        
Caixas de água foram feitas para receber a água (as caixas estão próximas à rodoviária), assim como os filtros que estão, ou deveriam estar lá, se já não enferrujaram após mais de uma década abandonados  A prefeitura instalou os dutos somente até as proximidades do Sítio Deus é Grande, a poucos quilômetros das caixas para distribuição na cidade.
              
A população de Tucuruí deveria estar usufruindo de água tratada, abundante e de boa qualidade, mas o descaso dos Prefeitos e das autoridades de fiscalização que infelizmente sofrem de omissão crônica em Tucuruí, adiaram indefinidamente este tão necessário item de saúde e sobrevivência como é a água tratada para a população.
            
Enquanto isso, a população que quer beber água potável de boa qualidade, depende dos revendedores de água e do espírito público e social da iniciativa privada.
           
Na imágem acima, temos um grande e magnífico exemplo de um cidadão que se preocupa com a população e com o próximo. O dono do Posto Cidade Luz, que fornece de graça para a população a água mais pura de Tucuruí, que é captada de um posso artesiano, e bombeada para uma caixa de água, que por sua vez está conectada a quatro torneiras à disposição da população. 
               
Esses dias, o local estava sem as torneiras e sem água, eu pensei que o novo dono do Posto havia desativado a captação de água, mas não, ele apenas reformou o local, e colocou uma cobertura para que a população pudesse pegar água na sombra. Meus parabéns ao dono do Posto Cidade Luz, você é um exemplo para o Prefeito e "vereadores" desta cidade.
         
DESCASO COM A POPULAÇÃO E COM A SAÚDE PÚBLICA
                  
Enquanto isso, a Prefeitura, fornece água contaminada em uma bica no centro da cidade, fornece água também em outra bica de água de poço artesiano, de boa qualidade, mas o local em que a população coleta a água é só imundície, uma vergonha.
           
A Bica contaminada fica em um local próximo de inúmeras fossas, que contaminam o Lençol Freático o que contamina a água da nascente que existe no local. Para fingir que a água é tratada, o Prefeitura instalou um recipiente com cloro na nascente, que pinga o produto na água corrente, este é o tipo de "tratamento" da água da bica.
              
Cacete, se fosse tão fácil assim tratar a água que serve à população, não seria necessário construir Estações de Tratamento de Água caríssimas, com inúmeros filtros e outros produtos além do cloro, era só pingar cloro no lago de abastecimento e pronto, toda a água captada seria potável.
                
Isso é um crime, pois, muita gente acredita que a água da Bica é potável, no entanto está consumindo sem saber coliformes fecais, vermes e outros contaminantes vindos das fossas próximas.
            
O Folha de Tucuruí faz esta denúncia  há anos, mas nenhuma autoridade jamais tomou nenhuma providencia nesta TERRA SEM LEI. Enquanto isso a população sofre com verminoses, inclusive amebíase.
           
ISSO É UMA VERGONHA!!!

A bica no centro, água contaminada pela proximidade de inúmeras fossas.
Bica da Garágem da Prefeitura, uma imundície, a população sofre com sol e chuva.
    André Resistência
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.