Alterar o idioma do Blog

sábado 09 2021

Será que só Jesus salva mesmo?


SERÁ QUE SÓ JESUS SALVA MESMO?

Muitos cristãos, católicos, evangélicos e outras denominações, cultivam uma ideia muito equivocada sobre a dita “salvação” espiritual. Creem eles que o único caminho para a salvação se encontra exclusivamente em Jesus e que todos os outros caminhos são falsos, são ilusórios, são uma total perda de tempo, ou ainda, são “coisa do diabo”. Mas será isto realmente verdade? Será que ninguém pode obter a tão esperada salvação caso não siga Jesus?

Nesse caso, como ficariam as pessoas que viveram antes do nascimento de Jesus e não puderam conhece-lo para seguirem o caminho da salvação? Como ficariam pessoas de outras culturas onde Jesus praticamente não é conhecido até os dias de hoje? 

Como ficariam ainda pessoas que durante milênios, de países árabes, asiáticos, índios das américas e tantos outros milhares de povos, com bilhões e bilhões de pessoas ao longo da história que nunca nem sequer puderam ouvir falar de Jesus?

Será que Deus seria injusto a ponto de privilegiar uns poucos brindando-os com um nascimento num lar cristão convencional, onde teriam toda a vida para se entregar a Jesus, enquanto outros haveria que nunca ouviram falar dele? Se assim fosse, ninguém poderia falar em justiça divina, essa seria uma mera ficção filosófica, pois Deus, sendo infinitamente justo, bom, perfeito e misericordioso, certamente deve dar aos seus filhos as mesmas condições ou oportunidades de salvação. Se uns tem acesso e outros não, onde estaria a justiça?

Na verdade, o que alguns cristãos não querem enxergar é algo muito simples de ser compreendido: não é a figura de Jesus que salva; não é a mera crença em Jesus que definirá nossa ida ao Reino de Deus; não é a conformidade com os dogmas ou a ritualística de uma igreja que fará a pessoa ir ao céu. 

Jesus é a representação do amor em ação. Ele deixou um legado de ensinamentos e um exemplo ou modelo de vida. Seguir Jesus e obter a salvação é praticar esse exemplo de vida dentro dos ensinamentos deixados por ele. Jamais a salvação poderia ser alcançada pela crença, pela fé cega, pela mecânica participação dos cultos, pela leitura superficial dos evangelhos, pela oração a Jesus, etc. 

A essência do que conhecemos por “salvação” consiste na aplicação dos ensinamentos de Jesus na prática diária de nossa vida. A salvação não está na crença na figura ou na imagem de Jesus, pois afinal, é certo que cada pessoa tem uma imagem daquilo que seja Jesus, mas será que essa imagem ou ideia corresponde ao que Jesus é de verdade? Não… obviamente cada pessoa enxerga Jesus de uma forma muito pessoal e subjetiva. Por isso, quando cremos apenas na “ideia-Jesus”, estamos na verdade acreditando em algo que nossa mente criou e que não é necessariamente a realidade da natureza da alma que denominamos de “Jesus”.

Dessa forma, crer em Jesus obviamente não é suficiente para a salvação. É necessário, como dissemos, colocar em prática seu exemplo de vida e aplicar seus ensinamentos em nosso cotidiano. Se a pessoa não coloca em prática seu exemplo; se ela não vive como Jesus viveu; se ela não se torna uma força amorosa da natureza, ela não poderá obter a salvação. A salvação vem da vivência do amor, da paz, do perdão e da felicidade em Deus que Jesus viveu… e não da crença vazia em Jesus. A salvação é da ordem da vivência e não da ordem da crença.

Vejamos, será que há mesmo salvação fora do “amar ao próximo como a ti mesmo”? Obviamente que não. Se você não ama o próximo, como Jesus ensinou, não será salvo. Caso contrário para que Jesus teria vindo a Terra para ensinar o amor? Apenas para falar de coisas bonitas, mas que não tem qualquer viés prático na salvação das almas? Se assim fosse, ele apenas diria “Creiam em mim e serão todos salvos”. Bastariam essas palavras… e nada mais seria preciso mencionar. Para que dizer as pessoas que amem seu próximo se não fosse o amor fundamental na salvação?

Vejamos… Será que existe salvação se a pessoa não se tornar “pobre de espírito” (mateus 5, 3)? Será que existe salvação se a pessoa não se tornar mansa, para herdar a terra? (mateus 5, 5) Será que existe salvação se a pessoa não se tiver fome e sede de Justiça (mateus 5, 6)? Será que existe salvação se a pessoa não se tornar misericordiosa (mateus 5, 7)? Será que existe salvação se a pessoa não se tornar pura de coração (mateus 5, 8)? Ou será ainda que existe salvação se a pessoa não perdoar 7 vezes 70 vezes, como pediu Jesus que todos fizessem?

Será que existe salvação se a pessoa acumular tesouros na terra e não acumular tesouros no céu, como diz Jesus em (mateus 6, 19, 20)? Será que existe salvação se a pessoa não “amar seu inimigo”, como nos pede Jesus em (mateus 5, 44)? Será ainda que existe salvação se a pessoa continuar se preocupando com o que vai comer e com o que vai vestir? Jesus deixa claro que ninguém deve se preocupar com essas questões financeiras em (mateus 6, 25), pois que, segundo Jesus, a vida é muito mais que o mantimento e “nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra de Deus” (Lucas 4, 4)

Eu pergunto sinceramente a todos: é possível conquistar a salvação se não formos inocentes como as crianças? É possível conquistar a salvação sem que a pessoa veja o Reino de Deus dentro dela mesma (lucas 17, 21)?. Jesus ainda reforçou essa ideia quando disse “vós sois deuses” em (João 10, 34) e também quando disse “podeis fazer o que eu faço e coisas ainda maiores” (João 14, 12). É possível atingir a salvação sem se libertar de toda a avareza? “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” (lucas 12, 15)

Todos esses ensinamentos de Jesus mostram que, para se obter a salvação, é necessário seguir esses preceitos e aplica-los em nossa vida diária. Como disse Chico Xavier: “Jesus não é uma personalidade a ser adorada, mas uma realidade a ser vivida”. 

A salvação vem da experiência ou da vivência do que Jesus representou e não da adoração pura e simples à uma imagem, a um ídolo. A própria Bíblia condena a adoração de ídolos e fala apenas da entrega à vontade de Deus. A salvação vem da prática, do caminhar como Jesus caminhou; do viver como Jesus viveu; do ver a vida como Jesus via. A salvação vem da transformação íntima que os ensinamentos de Jesus podem provocar em nossa vida, trazendo paz, felicidade, amor, harmonia, plenitude, liberdade, etc. Quando se atinge esse estado de graça, de felicidade suprema em Deus, a salvação será uma realidade em nossas vidas.

Autor: Hugo Lapa

Paz e bem a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.