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terça-feira 08 2015

Direito de resposta SINSMUT

Miranda Presidente do SINSMUT

                   
O Presidente do SINSMUT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tucuruí) respondeu a matéria ASERT volta a dar calote nas clínicas de saúde e funcionários da PMT estão em situação análoga a de escravo, em que o SINSMUT foi citado.
         
Resposta
          
"Quero dizer aos nobres amigos do folha, que as palavras "OMISSO e CÚMPLICE" NÃO faz parte do vocabulário do SINSMUT, que desde 20 de março de 2013 sempre mostrou a sua postura quanto as causas trabalhista e demais assuntos relevantes dos servidores e servidoras, pois nunca nos omitimos e tão pouco contribuímos e/ ou formos parceiros com quem quer que seja ao longo de nossa administração em detrimento dos servidores e servidoras do município de Tucuruí a qual temos a honra de representa-los. 
            
Sobre o caso em questão é bom lembrar aos nobres amigos que estamos trabalhando e já tivemos reunião com a secretaria de administração, com o chefe de governo(júnior Solto), e registramos o caso no Ministério Publico Estadual, além da devida divulgação nos meios de comunicação disponível em nossa cidade, tudo isso tentando uma via administrativa, pois consideramos que essa via é mas rápido a resolução, porém estamos esperando uma reunião no MPE que já estar marcada e se realizará no dia 10 de dezembro, onde iremos tratar vários assuntos e entre eles essa questão, e parti de então, se nada for resolvido na via administrativa iremos apelar para justiça, impetrando uma AÇÃO JUDICIAL, como sempre temos feito com vários casos, prova IRREFUTÁVEL que NÃO há em nenhuma caso "OMISSÃO e nem CUMPLICIDADE" deste SINDICATO. 
                
Por fim convido os nobres amigos a visitar o SINSMUT e averiguar uma lista exaustiva de AÇÕES JUDICIAS contra o município e a favor dos servidores e servidoras, pois o nosso único objetivo é sempre colocar os servidores e servidoras em PRIMEIRO LUGAR PARA ISSO ACONTECER O SINSMUT NÃO PARA, SEMPRE ESTÁ EM AÇÃO!. 

               
Jose Miranda da Silva presidente do SINSMUT."
      

Nota do Folha:
          
Senhor Presidente do SINSMUT, reconhecemos o trabalho do SINSMUT quanto à defesa dos servidores municipais e contra os abusos cometidos pelo Prefeito Sancler e pela Direção da ASERT. 
             
Desde a sua fundação esta é a primeira vez que o SINSMUT tem uma diretoria que não é patronal e que defende de fato os interesses da categoria, no entanto a situação da ASERT está muito difícil, já que o Prefeito usando da máquina da PMT e de expedientes imorais como por exemplo a indução de voto de cabresto dos contratados, conseguiu eleger uma diretoria completamente subserviente aos seus interesses, em detrimento dos interesses dos funcionários da prefeitura, sendo que as ações e omissões desta diretoria estão prejudicando a saúde de milhares de servidores assim como às suas famílias, além de prejudicar o interesse público onerando o SUS e prejudicando a saúde publica em Tucuruí. 
          
CREDORES "BONZINHOS" 
    
A Diretoria da ASERT eleita pelo Sancler tolera o atraso de repasses da Prefeitura e a apropriação indébita do Prefeito, que não repassa as contribuições e os descontos dos servidores, com isso o prefeito usa o dinheiro dos descontos dos servidores para pagar e financiar a folha de pagamento da Prefeitura, ou seja, o servidor com seus descontos paga o próprio salário, o que é um absurdo. Além de aceitar este tipo de situação, a direção da ASERT ainda desvia dinheiro da saúde para pagar o comércio do qual recebe comissão. O interessante é que o próprio Prefeito, apesar da sua inconsequência, repassa todo o dinheiro da saúde para a ASERT e retém somente o dinheiro do convênio do comércio (o que não é pouco).
         
COMISSÃO DO COMÉRCIO 
        
A ASERT recebe 5% de comissão pelas vendas do comércio aos servidores municipais, o que não acontece com relação às clínicas e hospitais, então o que ocorre é que a ASERT deixa de pagar as despesas com saúde (apesar de receber em dia da PMT os descontos para a saúde), prejudicando milhares de associados e suas famílias que somente utilizam o convênio da saúde.
                         
Ora, se a maioria dos servidores pagam a ASERT somente para gozar dos convênios médicos, porque tem de financiar com suas contribuições o convênio comercial? Com isso as clinicas e hospitais deixam de atender, ou limitam o atendimento ao servidor e familiares, que são obrigados a procurar o SUS, aumentando as despesas da saúde pública já tão deficitária e abandonada pelo prefeito, neste caso toda a população é prejudicada. 
           
Outro absurdo é que a Prefeitura atendendo à ASERT desconta dos servidores mais de 30% do salário, que é o limite máximo permitido pela Constituição Federal. A Prefeitura só pode fazer os descontos obrigatórios (Imposto de Renda, Previdência, Contribuição e imposto Sindical), descontos estes que são obrigatórios pela legislação federal. Depois destes descontos o empregador só pode descontar mais 30%. 
            
Mas não é isso que ocorre, tem funcionário em cujo salário são descontados 60, e até 90% do seu salário para os convênios e contribuições da ASERT, com isso o servidor fica preso ao convênio da ASERT sendo obrigado a comprar onde a direção da ASERT autoriza. 
         
PROBLEMA SOCIAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA 
              
Tem servidor da Prefeitura que sofre com a dependência química e utiliza do convênio da ASERT para satisfazer seu vício. Muitas destas pessoas têm o seu salário controlado por suas famílias, justamente para evitar que o dependente gaste o dinheiro que seria para manter as suas famílias e para preservar a sua saúde. 
                       
Ocorre que o servidor dependente químico utiliza os convênios, principalmente os de gás e gasolina para vender ou trocar estas mercadorias por drogas (incluindo bebidas alcoólicas). Tem servidor que compra 5/6 botijões de gás por mês e outros compram gasolina sem ter nem mesmo um isqueiro para abastecer, tudo para fazer dinheiro e satisfazer seu vício. 
                      
A direção da ASERT sabe disso e não faz nada, pelo contrário, incentivam e facilitam as compras pois estas pessoas dão lucro ao comércio (que paga comissão), apesar de aumentar as despesas com saúde para a própria ASERT e para a saúde pública, devido às doenças provocadas pelo vício. 
          
Então se pode ver que por ambição, interesse próprio e político da Direção da ASERT e do Prefeito, os servidores da Prefeitura e associados da ASERT, assim como toda a população estão sendo prejudicados, assim cabe ao SINSMUT como sindicato, envidar todos os seus esforços no sentido de defender a Lei e os interesses dos servidores, neste caso com relação aos abusos dos descontos ilegais patrocinados pela ASERT e Prefeitura. 
             
O interesse do prefeito é que quanto mais descontos no salário dos servidores melhor, pois menos dinheiro vivo é depositado nas contas bancárias dos funcionários, sendo que do restante que é descontado ele se apropria, faz o que bem entende e repassa quando quiser, isso quando repassa. 
           
Este é um problema muito sério e que afeta a toda a população e em especial aos funcionários da Prefeitura. 
              
Equipe Folha.
                 

domingo 06 2015

Temer é o capitão do golpe

Vejam este vídeo do Ciro Gomes sobre o golpe no Brasil.
             
                   

ASERT volta a dar calote nas clínicas de saúde e funcionários da PMT estão em situação análoga a de escravo

Aviso na porta do IMIMI
A ASERT voltou a dar calote nas clínicas e hospitais conveniados. Criada para dar atendimento médico e funcionar como um Plano de Saúde do funcionários da prefeitura, a ASERT foi desvirtuada e hoje funciona mais como um intermediário comissionado do comércio.
               
A atual diretoria eleita pelo prefeito para permitir que a administração municipal se apodere dos descontos dos funcionários da prefeitura, além de defender os interesses do prefeito em prejuízo dos servidores municipais e em vez de dar prioridade para a saúde do servidor, dá prioridade para o pagamento do comércio local, do qual recebe 5% de comissão pelas vendas do comércio ao servidor através de convênios.
            
Uma boa parte dos servidores municipais que são associados da ASERT utilizam apenas o convênio médico, e quando a ASERT retira recurso da saúde para o comércio tendo em vista a comissão de 5%, estes servidores que querem apenas o atendimento da saúde são prejudicados, pois pagam pelo serviço que não tem, ou que é deficitário já que os recursos vão prioritariamente para o comércio.
            
A coisa é absurda, tem servidor que não recebe salário, ou recebe 10% ou 20% pois a PMT desconta até 100% do salário para a ASERT e para os bancos, o que é um crime, já que a Constituição Federal proíbe descontos acima de 30% do salário.
           
Neste ponto o SINSMUT está sendo omisso e pode-se dizer até que é cúmplice da ASERT e do Prefeito, ao não tomar providencias quanto a esta exploração e este crime que está sendo cometido contra os servidores municipais, principalmente contra os servidores que querem tão somente o serviço de saúde da associação. 
               
Muitos servidores da Prefeitura de Tucuruí estão em situação semelhante à escravidão (Não recebe salário pois tudo é descontado e compra onde o patrão e seus paus-mandados ordenam), já que estão sendo obrigados a comprar onde a direção da ASERT quer que ele compre. Pior é que assim como no trabalho escravo, é muito difícil sair do esquema da ASERT, depois que o servidor entra raramente consegue sair, já que sem salário o servidor é obrigado a comprar pela ASERT de novo, de novo e de novo, ou ele e sua família passam fome.
             
Se estes descontos abusivos e ilegais cessassem os servidores poderiam, com dinheiro em mão, comprar onde bem quisessem e poderiam sair finalmente da escravidão e da compra compulsória.
                  
Onde está o SINSMUT que não toma providência? Onde está o Ministério Público Estadual que não toma providencia? Onde está o Ministério Público do Trabalho que não toma providência?
            
ISSO É UMA VERGONHA!!!
                 

sábado 05 2015

Prefeitura de Tucuruí recebeu em novembro quase meio milhão em recursos de convênios com o Governo Federal

                        
A Prefeitura de Tucuruí recebeu em novembro quase meio milhão em recursos de convênios com o Governo Federal.
         
Número Convênio: 672119
Objeto: Construcao da PEC Modelo 3000 m2
Órgão Superior: MINISTERIO DA CULTURA
Convenente: MUNICIPIO DE TUCURUI
Valor Total: R$ 2.020.000,00
Data da Última Liberação: 24/11/2015
Valor da Última Liberação: R$ 217.836,13
           
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Número Convênio: 681827
Objeto: CIE MODELO III
Órgão Superior: MINISTERIO DO ESPORTE
Convenente: MUNICIPIO DE TUCURUI
Valor Total: R$ 4.177.992,30
Data da Última Liberação: 27/11/2015
Valor da Última Liberação: R$ 256.982,82
                 
Total R$ 474.818,95
               

sexta-feira 04 2015

A Prefeitura tem a OBRIGAÇÃO de oferecer vagas nas creches para TODAS as crianças de 0 a 6 anos de idade

               
Um visitante do Folha de Tucuruí comentou que os ricos tem o mesmo direito que as pessoas carentes de matricular seus filhos nas creches públicas. O que é verdade, mas é verdade também que TODAS as famílias carentes ou não tem este mesmo direito, sendo obrigação do município fornecer vagas nas creches públicas para crianças de 0 a 6 anos, não cabendo ao gestor o argumento de falta de dinheiro, inclusive existe jurisprudência do STF sobre a questão e sobre a invalidade jurídica deste argumento. 
                
Portanto as famílias que não conseguirem as vagas para os seus filhos, poderão entrar com Mandado de Segurança contra a Prefeitura, para garantir o direito das suas crianças a uma vaga nas creches. 
         
Gostaríamos de pedir aos cidadãos que são advogados e mesmo os que não são, mas que tem condições de dar assistência jurídica a estas pessoas, que as ajudem a defenderem seus direitos na justiça, principalmente as pessoas mais carentes, pois para quem tem dinheiro, uma vaga na creche é uma questão de economia, mas para as famílias carentes é uma questão de sobrevivência. 
     
Vocês que são candidatos e querem representar a população de Tucuruí deveriam mostrar que realmente querem o bem público e querem de verdade defender o interesse da população, e assumir esta causa em favor das famílias e crianças carentes de Tucuruí. 
        
No final desta matéria publicamos um texto extraído do site Âmbito Jurídico, que trata deste assunto, que é o direito de TODAS as crianças de terem acesso às creches, inclusive citando a jurisprudência, é um texto um pouco longo, mas para quem tem interesse no assunto, vale à pena ler até o final. 
        
Agora vejam o comentário que ensejou esta matéria...
    
Isso realmente aconteceu. Muito triste. Mas não vamos nos esquecer que educação é direito de todos, o dependente da classe social. Então todas as crianças têm direito de estar nas escolas independente do pai ser rico ou pobre. Leis são feitas para serem cumpridas e todos têm direito.
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Respostas
  1. É verdade TODOS tem direito, no entanto devemos analisar algumas questões: Na fila para a matrícula não vimos pessoas bem vestidas e nem carrões á sua espera, muito pelo contrário, as pessoas ali presentes demonstravam em sua maioria que são pessoas de baixo poder aquisitivo, o que sugere que pessoas com dinheiro e/ou influentes não precisam se submeter ás filas quilométricas para conseguir as vagas. Todos tem direito, mas se existir privilégios para conseguir as vagas ai sim estão cometendo ilegalidades por ferir os princípios constitucionais da impessoalidade e igualdade. Queremos salientar ainda que a Prefeitura tem a obrigação de disponibilizar vagas nas creches para TODAS as crianças e existe jurisprudência de que a falta de recursos das prefeituras é um argumento válido para a negativa das vagas. Outra coisa, para quem tem dinheiro, colocar os filhos nas creches é uma questão de economia, enquanto que para as famílias carentes é uma questão de sobrevivência. Faremos uma matéria sobre este assumo.
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DIREITO À CRECHE

O Estado assumiu constitucionalmente a obrigação do fornecimento de educação infantil para todas as crianças, sem estabelecer qualquer critério para o acesso. Além da norma constitucional, outras legislações ordinárias também amparam o direito da criança em freqüentar a creche. O presente artigo tem o objetivo de analisar se o direito a vaga na creche para as crianças deve se aplicar a todos indistintamente ou deve haver critérios para assegurar o equilíbrio entre condição e necessidade. Para isso será analisado a legislação pertinente e o entendimento jurisprudencial e doutrinário.

INTRODUÇÃO

Nessa sociedade capitalista é crescente a necessidade dos genitores trabalharem para prover o sustento do grupo familiar.

Além disso, é notório que o local de trabalho dos pais não é o ambiente adequado para um crescimento saudável das crianças, tanto que a Constituição Federal prestigia a educação infantil, como forma de propiciar o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade, o atendimento em creches e unidades de pré-escola (artigo 208, inciso IV, CF).

Diante disso, o Estado assumiu a obrigação de fornecer educação básica de qualidade a todas as crianças. Observa-se, portanto, que além da necessidade imposta pelo fato de que os pais precisam trabalhar, o atendimento da criança em creche é um direito garantindo constitucionalmente que deve ser respeitado e efetivado.

1. DIREITO A CRECHE

Não obstante um direito constitucional de a criança freqüentar uma creche, mas também alcança outros objetivos, como a proteção ao filho com a conseqüente libertação dos pais para o trabalho, que, neste caso, é fundamental para o sustento da família.

No âmbito constitucional, o art. 205 põe a educação como "direito de todos e dever do Estado e da família". Já o art. 208, em seu inciso IV, assim determina:

"Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:[...]

IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;".

A creche e a pré-escola visam o desenvolvimento integral da criança, e servem para iniciação das crianças no ensino fundamental. Por isso, tem-se que a educação infantil é um direito indisponível que deve ser assegurado às crianças com até seis anos de idade. Nesse sentido é o art. 4º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, quando impõe que "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes [...] à educação".

Da mesma forma, o art. 53, IV, do referido diploma legal determina que o Estado deve assegurar "atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade".

Igualmente, o art. 4º, IV, da Lei 9.394/1996 assegura às crianças de zero a seis anos de idade o atendimento gratuito em creches e pré-escolas.

E no art. 29 também conceitua a educação infantil como sendo a destinada à crianças de até seis anos de idade, com a finalidade de complementar a ação da família e da comunidade, objetivando o desenvolvimento integral da criança nos seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.

Neste contexto, Selowsky apud SILVA disciplina que:

“Psicólogos, médicos, educadores, antropólogos, economistas e outros especialistas são unânimes em reconhecer a importância do devido atendimento às crianças de zero a seis anos de idade. Trabalhos científicos mais recentes confirmam os mais antigos e comprovaram ser este período de vida o de menor crescimento, tanto físico, quanto mental, o que levou, inclusive, á conclusão de que a educação infantil representa, como diz M. SELOWSKY, “investimento em capital humano”.[1]

A Constituição Federal, art. 211, § 2º também determina, quanto ao sistema de ensino, que aos sistemas municipais de ensino compete os cuidados necessários para a institucionalização da educação infantil em seus respectivos territórios.

Com efeito, a negativa da municipalidade em fornecer a vaga na creche representa uma grave afronta a Constituição Federal. Trata-se de um ato abusivo da autoridade coatora. E ainda, não se pode olvidar que o direito perseguido é líquido e certo, se refere à garantia de duas crianças de fluírem de seu direito constitucional à educação.

Do Supremo Tribunal Federa, extrai-se:

“CRIANÇA DE ATÉ SEIS ANOS DE IDADE. ATENDIMENTO EM CRECHE E EM PRÉ-ESCOLA. EDUCAÇÃO INFANTIL. DIREITO ASSEGURADO PELO PRÓPRIO TEXTO CONSTITUCIONAL (CF, ART. 208,IV). COMPREENSÃO GLOBAL DO DIREITO CONSTITUCIONAL À EDUCAÇÃO. DEVE JURÍDICO CUJA EXECUÇÃO SE IMPÕE AO PODER PÚBLICO, NOTADAMENTE AO MUNICÍPIO (CF, ART. 211, § 2º). RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO”.

E do Tribunal de Justiça de Santa Catarina:

“REEXAME NECESSÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA - MATRÍCULA DE CRIANÇAS EM CRECHE - CRIANÇAS COM 02 ANOS DE IDADE - EDUCAÇÃO INFANTIL - DIREITO ASSEGURADO PELA CARTA MAGNA (CF, ARTS. 6º E 208, IV) - OBRIGAÇÃO DO MUNICÍPIO (CF, ART. 211, § 2º) - AFRONTA AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES - INOCORRÊNCIA - PRECEDENTES - SENTENÇA MANTIDA EM REEXAME.

Sendo a educação um direito assegurado constitucionalmente, bem como na legislação ordinária, a sua inobservância pela Administração Pública enseja sua proteção pelo Poder Judiciário, sem configurar ofensa ao princípio da separação dos poderes.

O Poder Judiciário, desde que provocado, não pode escusar-se de apreciar lesão ou ameaça de lesão a direito, nos termos do art. 5º, XXXV, da Constituição Federal, especialmente quando o Município deixa de cumprir as determinações constitucionais, in casu, de proporcionar às crianças entre zero e seis anos de idade o direito individual indisponível à educação”. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Reexame Necessário em Mandado de Segurança n. 2011.007420-5, da comarca de Porto Belo (1ª Vara), em que é impetrante Ministério Público do Estado de Santa Catarina, e impetrado Secretário de Educação do Município de Bombinhas: ACORDAM, em Terceira Câmara de Direito Público, por votação unânime, conhecer do reexame necessário e negar-lhe provimento. Custas legais.

À vista do exposto, pode-se assegurar que o direito à educação possui um alto relevo social e irrefutável valor constitucional, e uma de suas faces é justamente a garantia de acesso a creche, e assim sendo, não pode ser considerado apenas um axioma, mas deve ser posto em prática e é dever do Estado efetivá-lo.

2. MEIO PROCESSUAL PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO A VAGA NA CRECHE 

Diante da omissão do Poder Público Municipal em não oferecer vaga na creche em período integral ou parcial, e pelo fato desta possuir direito líquido e certo a tal serviço público, considerando as disposições constitucionais e infraconstitucionais, o mandado de segurança ora impetrado é a medida judicial cabível, sendo lícito ao Poder Judiciário apreciá-lo, sem que isto afronte o princípio da separação de poderes.

Isso porque os atos administrativos, em regra, são os que mais ensejam lesões a direitos individuais e coletivos, portanto, estão sujeitos a impetração de Mandado de Segurança.

O Art. 5º, LXIX,da Constituição Federal, determina:

“Conceder-se-á Mandado de Segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por hábeas corpus ou hábeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”.

O objeto da Mandado de Segurança será sempre a correção de ato ou omissão de autoridade, desde que, ilegal e ofensivo de direito individual ou coletivo, líquido e certo, do impetrante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A vaga na creche ou pré-escola é um direito fundamental da criança e está garantido constitucionalmente. O Estado assumiu a responsabilidade em fornecer a educação básica a todas as crianças sem distinção de sexo, cor, condição financeira, dentre outros.

A negativa do Estado em propiciar efetivamente o atendimento em creche ou pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade poderá resultar em imensuráveis prejuízos a formação acadêmica e física do menor, uma vez que se encontra sem amparo educacional e, além disso, sua família poderá sofrer fortes abalos na renda diante da escassez de recursos financeiros.

Se o Estado obriga a família a zelar pela criança, por outro lado deve fornecer subsídios para este grupo familiar ter condições de arcar com todas as suas obrigações.

Autor do texto: Felipe Clement

Advogado. Bacharel em direito pela Universidade do Vale do Itajaí –UNIVALI/SC. Pós-graduado em direito previdenciários pela Faculdade INESP – INFOC/SP. Pós-graduado em direito e processo do trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus/SP

É enorme o descaso da Prefeitura para com os pais dos alunos das creches


Descaso da Prefeitura parra com a população que precisa das creches em Tucuruí. 
    
Creche com fossas quebradas e mal feitas.
    
Creche com as obras paradas há dois anos...
    
Filas e acampamento de pais e mães de família para matricular seus filhos nas creches, isso para os pais pobres, porque para os pais ricos e com bons empregos não tem fila, é só ver os carrões que param na porta das creches na hora de entrada e saída das crianças em Tucuruí.
        
Na Creche Menino Deus, os pais (pobres) estão acampados desde a segunda-feira para fazerem a matrícula dos filhos ontem (quinta-feira). Enquanto isso tem creche com obra parara há dois anos. Com a obra da creche da Nova Conquista parada, são 240 vagas a menos para os filhos das famílias carentes de Tucuruí.
                
Isso é uma vergonha!!!
           
Creche da Nova Conquista, obra parada há dois anos 

Fossa quebrada, obra mal feita.

Pais pobres acampados esperando para fazer a matrícula dos filhos
             
Filas e mais filas de pais pobres para fazer a matrícula dos filhos

Resultado da enquete - Porquê o PMDB quer lançar mais um laranja como candidato a prefeito de Tucuruí?

Este é o resultado da votação da enquete: Porquê o PMDB quer lançar mais um laranja como candidato a prefeito de Tucuruí?
           
1 - 9 votos (50%) - O PMDB acha que governar Tucuruí dá muito trabalho, processo na justiça e gasto com advogado, e que é mais fácil e dá mais lucro plantar laranja e alugar o partido.
         
2 - 5 votos (27%) - Parsifal e aliados no diretório municipal do PMDB querem se dar bem com o Sancler e querem parasitar a PMT e outros órgãos públicos.
         
3 - 3 votos (16%) - Parsifal e os Furmans não querem largar a teta da PMT e por isso entregam o PMDB ao prefeito.
          
4 - 1 voto (5%) - Os Pompeus e os Barreirinhas querem continuar a alugar imóveis, carros e continuar a ganhar licitações de combustíveis, vender e prestar serviços para a PMT e Câmara Municipal.
              
Opinião do Folha: Em nossa opinião o Jones sai do PMDB ou não será candidato a Prefeito em 2016. Jones deve ser cozinhado em banho Maria até o último prazo para sair do partido e depois virá o golpe. O Jones deveria ter escolhido um partido melhor e confiável... Propostas não lhe faltam, quem avisa amigo é.
              
NOS BASTIDORES DA POLÍTICA
      
Por falar nisso dizem nos bastidores políticos de Tucuruí, que um tal agiota de políticos em Tucuruí, teria procurado o Jones e oferecido "apoio $$$" em troca de cargos na prefeitura e o contrato para limpeza pública, ao que o pedido foi negado o tal alegou que o Parsifal e o Helder lhe deviam, devido ao financiamento de campanha nas últimas eleições, no que o Jones teria respondido: Então cobre deles porque eu não lhe devo nada...
       
Moral da estória: É melhor perder uma eleição do que vender a alma para o demônio!!!
                     

quarta-feira 02 2015

MPE recomenda mudança na Lei e nova eleição no CONDEMA

O Ministério Público Estadual recomendou a mudança na Lei que regulamenta a eleição do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Segundo a Promotora Drª. Adriana Passos Ferreira na Lei Aprovada recentemente pela Câmara Municipal existem diversas irregularidades, assim recomenda ao Presidente da Câmara Municipal que dê ciência aos vereadores das irregularidades contidas na Lei. 
            
O PME recomendou ao prefeito municipal para que sejam adotadas providências para promover a adequação da Legislação Municipal no que tange a regulamentação das eleições e funcionamento do CONDEMA, observando a composição paritária e regulamentando o Fundo de Gestão do Meio Ambiente Municipal, no prazo de trinta dias (30), e convoque no prazo de sessenta dias (60) a respectiva Conferência para a realização da eleição do novo conselho.
        
A JUSTIÇA DEVE SER IMPESSOAL, IMPARCIAL E SE ATER SOMENTE AOS ASPECTOS JURÍDICOS
       
Todas as vezes em que o prefeito é acusado na justiça de cometer irregularidades, ele alega que a denuncia partiu da oposição, como se isso fosse desculpa para o cometimento de crimes, e como se o simples fato da denuncia não ter sido feita por seus parentes, amigos e correligionários, a mesma não tivesse fundamento e não deva ser investigada e acatada pela justiça.
         
Creio que o MP no caso de uma denúncia ou no caso de alguma irregularidade que chegue ao seu conhecimento, deveria se ater mais às questões legais não levando em conta as divergências, picuinhas e questões políticas. A primeira atitude do MP ou da Justiça, a meu ver, ao ser informada de um ilícito, seria averiguar se a denúncia tem ou não tem fundamento e se a Lei foi afrontada ou não, até porque denuncia falsa é crime.
              
Não importa se o denunciante é parente ou amigo do prefeito ou um opositor, o que importa é a veracidade da denúncia. Percebemos, em nossa opinião, que aparentemente existe a preocupação do MP quanto à motivação do denunciante em detrimento da veracidade do crime supostamente cometido, o que não faz o menor sentido, já que a Justiça aceita denúncia e delação premiada até mesmo de criminosos, porque então não aceita e investiga a denuncia de um suposto "adversário" do prefeito, já que para o Prefeito Sancler, qualquer um que questione seus atos é adversário político? 

Por acaso seria de se esperar que as denúncias partissem dos amigos e daqueles que estão sendo beneficiados pelo prefeito? Este seria um raciocínio excepcionalmente ingênuo e esperemos sentados que isso possa ocorrer. Quer dizer que se um conselheiro tiver conhecimento de uma ilicitude não pode denunciar (se denunciar é oposição e não vale) e deve ficar calado, se tornando cúmplice por omissão do ilícito para não ser destituído e perseguido?
           
Então no caso da nova eleição do CONDEMA fica a dúvida: A nova eleição se fará pela ilegalidade do processo eleitoral que elegeu o conselho, ou será porque os conselheiros não são do mesmo partido e da base aliada do Prefeito e portanto não são do seu "agrado"? Seria o caso então da Lei proibir a participação de opositores do prefeito nos Conselhos Municipais e permitir somente a participação dos seus amigos e correligionários? A participação de conselheiros que não são da base politica e não são amigos do prefeito nos conselhos municipais, não seria uma forma de aumentar a transparência e a eficiência da atuação dos Conselhos Municipais?
               
Quer dizer que corremos o risco de se fazer sucessivamente eleições para o CONDEMA, até que sejam eleitos conselheiros de confiança e aliados do agrado do prefeito? Em minha opinião desta forma fica comprometida e desvirtuada a função dos Conselhos Municipais, e é melhor que o Prefeito continue elegendo conselheiros municipais por decreto como tem feito regularmente até agora, esta solução neste caso seria menos trabalhosa, dispendiosa para o erário público, e menos enganosa.
            
Vamos dizer o que vai acontecer: O Prefeito vai empurrar a eleição do CONDEMA até o fim do seu mandato ignorando solenemente a recomendação do MP, caso não tenha certeza de eleger os conselheiros do seu agrado, ficando os conselheiros do seu agrado nomeados por decreto. 
        
Gostaria de estar enganado e que desta vez fosse diferente, mas a chance de que a nova eleição do CONDEMA aconteça de forma legal, democrática e sem nenhum "golpe", é praticamente nula, em se levando em conta os antecedentes e as práticas do Prefeito Sancler Ferreira (PPS) à frente da administração da Prefeitura.
             
Cópia da Recomendação do MPE
   




   


Prefeito homologa o cadastro reserva do Concurso Público da PMT


O Prefeito homologou o cadastro reserva do concurso da Prefeitura de Tucuruí. 
     
Na homologação consta a classificação e os nomes dos aprovados.
     
Serão chamados 64 aprovados em 15/12/2015, 155 em 16/01/2016 e 155 em 16/04/2016.
     
         

terça-feira 01 2015

Moradores fecham rua no Bairro Santa Izabel

Moradores fecham a entrada da rua 15 de novembro

Os moradores da Rua 15 de Novembro no Bairro Santa Izabel fecharam a rua em protesto pelas péssimas condições da mesma que sem asfalto e sem drenagem alaga todas as casas a cada chuva que cai na cidade.
                  
Segundo os moradores, nas últimas campanhas eleitorais o prefeito e seus vereadores sempre prometem resolver o problema, mas quando a eleição passa eles simplesmente esquecem das promessas.
            

segunda-feira 30 2015

PT, PMDB e PSDB juntos receberam R$ 35.4 milhões em doação de campanha do grupo Pactual na Presidência de André Esteves

O BTG Pactual é um grupo de empresas formado pelo Banco BTG Pactual, BTG Pactual Asset Management, BTG Pactual Comercializadora de Energia, BTG Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, BTG Gestora de Recursos e BTG Pactual Serviços Financeiros.
         
Estas empresas juntas, sob a presidência de André Esteves, preso na quarta-feira (25) na interminável esteira da operação Lava Jato, doaram, nas campanhas majoritárias e proporcionais de 2014, oficialmente, R$ 42,5 milhões.
      
As doações do Pactual foram parar nas contas de 15 partidos, mas o PT, por ser o partido do governo, obviamente recebeu a maior parte, tendo abocanhado R$ 13 milhões, seguido pelo PMDB, com R$ 12 milhões e pelo PSDB, com R$ 10,4 milhões.
          
Gráfico das doações para os candidatos à presidência em 2014
     
Pois é amigos, os partidos que mais receberam doações foram o PT, PMDB e PSDB, mas como corrupção e bandalheira no PSDB que é um partido de santos não "existe", as contribuições para o PT e PMDB foram propinas e a doação para o PSDB foi uma doação "inocente", afinal o que são 10,4 milhões? E como disse o Juiz Moro sobre a acusação de propina de Furnas contra o Aécio Neves... "Não vem ao caso!"
       
O mesmo se dá para as doações para Dilma e Aécio, a doação para a Dilma (PT) foi "propina", já a doação para o Aécio foi outra doação "inocente", o André Esteves deve ser apaixonado pelo Aécio e resolveu lhe "presentear" (sem nenhum interesse) com R$ 10.4 milhões.
           
HIPOCRISIA - DINHEIRO SUJO DE CORRUPTO QUANDO PARA O PT E PMDB É PROPINA, QUANDO É PARA O PSDB É "DOAÇÃO"
         
Para a Imprensa e para a Justiça dinheiro de bandido quando vai para o PT e PMDB é propina, quando vai apara o PSDB vira "doação" e neste caso o bandido vira santo e o dinheiro sujo fica limpinho, limpinho. Até quando essa gentalha vai continuar com toda esta hipocrisia e a fazer o povo de idiota?
   
HIPOCRISIA II - PAULINHO DA FORÇA (SOLIDARIEDADE), DENUNCIADO PELA PGE POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA FAZ DISCURSO CONTRA CORRUPÇÃO...
       
É incrível a hipocrisia dessa gente, outro dia um dos maiores corruptos da política nacional o Deputado Paulo Pereira da Silva Presidente do Partido Solidariedade, vulgo Paulinho da Força veio em um programa do Solidariedade falar de corrupção, um político denunciado justamente pela (PGR) por corrupção, querendo se fazer de santo e dar lição de moral.
     
O Supremo Tribunal Federal aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD­SP), o Paulinho da Força. O deputado é acusado de ser beneficiário de um esquema que desviou recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Procuradoria­ Geral da República (PGR) pede a condenação do parlamentar por ter cometido crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Leia a matéria...
       
HIPOCRISIA III - ADEMIR ANDRADE (PSB), OUTRO POLÍTICO CONDENADO POR DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO QUE SE FAZ DE SANTO
     
Outro aqui do Pará o ex-senador e presidente do PSB no Pará Ademir Galvão Andrade, também veio à televisão falar de corrupção, logo ele, que foi condenado pela Justiça Federal por fraude e desvio de dinheiro público da Companhia Docas do Pará (CDP). Leia a matéria no site do Ministério Público Federal
   
A corrupção é o maior mal do Brasil, mas para combater este mal é preciso em primeiro lugar encarar a realidade de que a política e as instituições estão contaminadas e que NENHUM partido político no Brasil tem moral para acusar quem quer que seja por corrupção. TODOS os partidos do Brasil em menor ou maior proporção abrigam e defendem políticos corruptos.
   
Para combatermos a corrupção no Brasil em primeiro lugar devemos acabar com a hipocrisia, e é preciso que a população encare a realidade e não mais se deixe enganar por políticos corruptos e hipócritas, que só são honestos quando estão fora do poder e por isso impedidos temporariamente de roubar.
   
Políticos de Partidos como o PSDB e o PPS (por exemplo) que a nível nacional se fazem de honestos e santos, quando no Governo de Estados e municípios como Tucuruí se revelam como são de fato, reles partidos de políticos saqueadores do dinheiro público, muito piores do que os que hipocritamente acusam.
         
É claro que em TODOS os partidos existem pessoas sérias e honestas (não poderia ser diferente), mas estes estão em menor número e geralmente são marginalizados pelos caciques corruptos, que justamente por serem corruptos são ricos e influentes e portando se reelegem, já que se locupletam com o dinheiro público e com dinheiro compram poder e apoio.
       

PGR pede abertura de inquérito por corrupção contra Jader, Delcídio, Renam e Aníbal Gomes

Renan, Delcidio e Jader
A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu nesta segunda-feira (30) ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de dois novos inquéritos no âmbito da Operação Lava Jato.
Em um deles, a Procuradoria quer investigar o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso na semana passada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador Jader Barbalho (PMDB-PA). No segundo inquérito, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede apurações sobre Renan, Jader e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Os parlamentares devem ser investigados pelas práticas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As peças são mantidas em segredo de Justiça no Tribunal e têm como fundamento duas petições ocultas. Na Lava Jato, procedimentos ocultos têm sido usados para abrigar delações premiadas ainda mantidas em sigilo na Corte. Leia mais no Site do R7

quinta-feira 26 2015

Charge


Deputado Lélio Costa (PC do B) denuncia na ALEPA as ameaças contra o Roquevam do MAB em Tucuruí

O Deputado Estadual Lélio Costa (PC do B), denunciou as ameaças ao Roquevam do MAB na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). 
              
Roquevam além da luta em favor dos atingidos por Barragens, geralmente familiais muito humildes e carentes, também atua junto aos demais movimentos sociais contra a corrupção em Tucuruí, assim como tem cobrado da justiça à punição dos políticos corruptos que respondem a inúmeros processos na justiça. 
           
Roquevam também denunciou para o Ministério Público Federal, vários políticos influentes por corrupção ativa e passiva, sendo que o processo tramita em segredo de justiça, o que nos impede de publicar o teor dos mesmos, só podemos adiantar que os crimes denunciados são gravíssimos. 
          
Devido a isso tudo o Roquevam tem sido vítima de ameaças de morte e até mesmo de prisão, já que muitos políticos poderosos tentam usar o poder Judiciário Estadual para perseguir e intimidar seus desafetos e quem os denuncia. Pensando nisso, Roquevam fez um vídeo em estúdio confirmando e detalhando as denuncias inclusive citando nomes de diversos políticos e autoridades. 

O objetivo do vídeo é para que o mesmo seja distribuído para a imprensa para conhecimento público, assim como para o conhecimento das entidades nacionais e internacionais de direitos humanos, no caso dele ser preso e ficar incomunicável, ou ainda se for assassinado. 
          
Abaixo o vídeo de um trecho do pronunciamento do Deputado Lélio Costa na ALEPA, em que o mesmo denuncia as ameaças ao Roquevam.
                   

              

quarta-feira 25 2015

Prefeito assina TAC no MPE e se compromete a chamar os concursados do cadastro reserva

O Prefeito Sancler Ferreira, assinou um TAC no MPE, e se comprometeu a chamar os concursados do cadastro de reserva. 
                                   
O cronograma da convocação prevê listas de chamada para o dia 15/12/2015, dia 16/01/2016 e a última dia 16/04/2016.
                
Na lista está previsto a convocação de concursados do quadro reserva para assumir as vagas dos concursados classificados que desistiram. No total serão convocados 374 concursados.
                     
Vejam a cópia do TAC e da lista de convocação com os cargos que serão preenchidos.
         
Clique nas imagens para ampliar.
                



                   

PF quase mata muita gente de ataque cardíaco!!!

Foi um grande susto e um grande rebuliço ontem durante a Sessão da Câmara Municipal de Tucuruí, acontece que parou um carro da Polícia Federal na Praça Jarbas Passarinho e um Agente entrou na Câmara Municipal, não sei por qual motivo, mas foi o bastante para muita gente ficar apavorada.
                      
Dizem que ninguém chegou a se esconder embaixo das mesas ou fazer xixi nas calças, mas em compensação o banheiro lotou logo depois da visita, dizem também que acabou o estoque de remédio tarja preta nas farmácias da cidade...
                             

terça-feira 24 2015

Como o PMDB em Tucuruí se tornou um mau negócio para candidatos sérios?

                         
Um anônimo fez um comentário sobre a matéria "Enquete - Por que o PMDB virou um laranjal?" e como achei pertinente e interessante a opinião do leitor, resolvi publicar o comentário e a nossa resposta, esta é mais uma oportunidade de esclarecer e mostrar para a população de Tucuruí, os bastidores e os intestinos da política paraense. 
                    
Queremos mostrar à população a realidade nua e crua, estamos mostrando a política e os políticos sem as máscaras e o que tem por trás das cortinas, nos bastidores e nos camarins. 
                    

Não é uma coisa boa de ver, e nem de mostrar, nós sabemos disso, mas esta visão e este conhecimento por mais que nos revolte e entristeça é necessário, para que a população entenda como funciona a "política" no que ela tem de pior e mais perverso, e ao entender possa melhor avaliar, e avaliando corretamente possa tomar as decisões certas e possa ainda identificar os maus políticos, para que juntos e unidos, possamos erradicar estas pessoas da vida pública em nosso país, em nosso Estado e em nossa cidade.
                      

 Anônimo 11/24/2015 6:04 PM
                 
Muito boa a leitura dos fatos. Concordo em parte.
                 
O Momento político hoje é outro.
O Sancler não tem capital politico para fazer o seu sucessor. Todas as pesquisas mostram isso inclusive a pesquisa feita pelos seus aliados. Seu candidato a sucessão é fraco. Seu poder de influênciar votos pior ainda.
           
Se fosse só o interesse do Jones que tivesse em jogo, até poderia concordar com vcs.
             
Mas o interesse neste momento de ter um palanque competitivo em Tucuruí com chances de vitória é do Helder. O que é superior ao interesse do Parsifal, Claudio e companhia.
           
Neste sentido: Como seu capital politico está desgastado o Sancler tenta desarticular as candidaturas com chances de vitória.
                 
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 Folha de Tucuruí 11/24/2015 8:49 PM
             
O momento é outro, mas a arapuca é a mesma. Sancler não morreu e tem capital politico sim, apesar de estar NO MOMENTO muito desgastado, subestimar o adversário é um erro primário e quase sempre fatal. Mas além do capital politico Sancler tem e vai continuar tendo capital financeiro, enquanto o Prefeito tiver as chaves dos cofres da PMT ele tem dinheiro.
             
Agora vamos analisar Tucuruí do ponto de vista eleitoral, ou do ponto de vista do Helder: Nós somos uma cidade importante não pelo eleitorado e sim pela arrecadação (grana).
             
Segundo a Folha de São Paulo e de acordo com os gastos de campanha nas últimas eleições no Pará, o voto paraense custa R$ 12,37 cada, e Tucuruí tem 72.492 eleitores (segundo o TSE), isso quer dizer que o eleitorado de Tucuruí custa R$ 896.726,04, ou seja, os 72.492 eleitores do município custam R$ 896.726,04 em gastos de campanha.
           
Se o Sancler, e seus "empresários" (para o hôme invasor da Praça do Rotary isso é ninharia), investirem “apenas” um milhão na campanha do Helder, já é lucro e motivo para o barbalhinho entregar Tucuruí de bandeja, ainda mais que ele já tem um bom eleitorado na cidade com ou sem palanque, como demonstrou na eleição passada. Então para o Helder como candidato a governador, o peso de Tucuruí é mínimo como eleitorado.
           
Por outro lado, hoje a elite do PMDB em Tucuruí e região está se dando bem com o Prefeito Sancler, são inúmeros cargos estaduais e municipais e milhões em negócios com a Prefeitura, e o Parsifal que não é bobo, deve participar da festa. Então para que mexer em um time que está ganhando, e mais, está dando lucro?
                     
Mas e se o PMDB tiver a chance de fazer o prefeito, não seria melhor para o Parsifal e sua turma? Depende, com Sancler e seu sucessor, a teta é certa e o "leitinho" é certo por muitos anos, isso devido aos interesses e o comprometimento mútuo, no entanto com outro candidato, mesmo do PMDB, o acesso à teta fica incerto e duvidoso, suponha, por exemplo, que o candidato do PMDB não queira "repartir o pão", ou pior ainda, se o cara quiser dar uma de honesto? Aí é o fim do mundo, pois a teta seca e as crianças ficam sem o "leitinho".
               
Então por uma questão de lógica e matemática, os caciques do PMDB na região devem preferir a grana a fazer o prefeito pelo PMDB, e com a grana poderão “conseguir” milhares de votos em outros municípios da grande Belém, que tem um eleitorado muito grande e onde o Helder foi fraco na última votação, e ao mesmo tempo permitir que a elite do PMDB na região de Tucuruí continue mamando e se refestelando na administração do Sancler. 
                    
Desta forma a elite do PMDB (os barbalhos e Parsifal) mata dois coelhos de uma cajadada só, angaria recursos para a campanha do Helder na grande Belém e região onde ele perdeu, e ao mesmo tempo garante as tetas da PMT para seus cortesãos e áulicos, por no mínimo mais quatro anos. Enquanto isso o candidato traído e o povo fazem o papel de bobos da corte e pagam a conta.
               
Em nossa opinião, se o Jones quiser ter alguma chance de ser prefeito de Tucuruí terá que mudar de partido porque este é a maior roubada, e deve sair o mais rápido possível, para não perder mais tempo e sofrer mais desgaste, e se o PMDB quiser poderá indicar o vice (se eles tiverem algum), se não quiserem é só mandar os barbalhos e o Parsifal colocar a arapuca que eles chamam de partido onde eles quiserem. 
               
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