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terça-feira 19 2011

A imoralidade da Lei e a irresponsabilidade dos vereadores

É impressionante o que acontece com o poder legislativo, em especial nos municípios. Numerosas vezes (e põe vezes nisso), os vereadores legislam somente em causa própria, defendendo seus próprios interesses e os interesses do prefeito (que normalmente coincidem) em detrimento da sociedade e do interesse público.

Olhem o caso da passagem de ônibus... Em Ananindeua, agora que a passagem depois de muita luta, vai aumentar para R$ 2,00 dois reais, e olha que as distâncias das linhas nem se comparam. Aqui fizeram aquele bafafá todo, e até agora o prefeito e vereadores estão se fingido de mortos, esperando o povo esquecer e aceitar o aumento.

Vejam agora a Lei Municipal abaixo, aprovada em dezembro de 2008, já no fim do mandato dos vereadores. Quando esta Lei foi aprovada pelos vereadores em fim de mandato, o Prefeito Sancler já estava eleito, e com certeza concordou com a sua aprovação, tanto que depois que assumiu não propôs a sua alteração. A referida Lei, criou 326 (trezentos e vinte e seis) cargos comissionados e cargos de confiança, e ainda por cima, no intuito de burlar a Lei que proíbe o nepotismo, e de forma inconstitucional, incluiu vários cargos além de Secretário, como se fosse cargo político.

Um exemplo é o cargo (técnico) de Procurador Jurídico. Segundo setores da Administração Municipal os procuradores jurídicos da PMT, da mesma família, respondem diretamente ao prefeito. Pior, os advogados Dr. Rui e Dr. Antônio, que são concursados da PMT, e que por Lei teriam prioridade para assumirem os cargos de procuradores do município, em vez disso, foram afastados da procuradoria e hoje estão em desvio de função.

Sendo assim, pelo que se vê, a Procuradoria do Município tem vários chefes, ou não tem nenhum. Agora imaginem um departamento com três funcionários e quatro procuradores com as mesmas atribuições? Deve ser uma balburdia, não nos admira tanta ilegalidade sendo cometida pelos agentes públicos municipais. Voltaremos a este assunto em uma outra matéria.

Vejam na Lei, a quantidade de cargos comissionados... E os salários então? Coisa de louco... Segundo alguns cálculos aproximados, já que estes valores são dos salários base, que não incluem gratificações, diárias, gastos com carros, combustível e encargos trabalhistas, o valor chega a mais de R$ 700.000,00 setecentos mil reais. Se for contar o gasto total que a PMT tem para com este pessoal, podem tranqüilamente triplicar este valor.

O valor do salário base dos cargos de confiança do prefeito, que calculamos inicialmente em R$ 718.449,60 setecentos e dezoito mil, quatrocentos e quarenta e nove reais e sessenta centavos de acordo com a Lei (e o aumento posterior), provavelmente chega, incluindo os encargos, vantagens e despesas, a mais de R$ 2.000.000,00 dois milhões. Só saberemos ao certo este valor quando, e SE, a justiça conseguir fazer com que o prefeito cumpra a Lei e preste conta.

Enquanto isso a saúde, a educação e demais serviços da PMT estão um caos. Não fossem as obras do Governo do Estado e do Governo Federal, o prefeito não teria nada para mostrar em suas propagandas enganosas de autopromoção.

Imaginem o que a prefeitura poderia fazer, só com os salários pagos aos comissionados e cargos de confiança da prefeitura? Se a PMT investisse os dois milhões que gasta por mês só com os apadrinhados e parentes dos políticos, Tucuruí seria uma das melhores e mais bem cuidadas cidades do Brasil.

Caso o prefeito comprasse remédios como compra tinta amarela para pintar obras alheias, sobraria dinheiro para comprar merenda escolar e remédios para os postos de saúde e para o HMT.

Estamos fazendo um levantamento dos casos de nepotismo na PMT e logo que pudermos mostraremos o resultado. Vejam a relação de mara... Ops... Dos cargos de confiança da PMT.

E o crime de nepotismo continua solto na PMT


E o crime continua, apesar das denúncias da população, e das ações do Ministério Público Estadual na tentativa de fazer cumprir a Lei e a Súmula 13 do STF, continua a prática criminosa de nepotismo escancarado na PMT.

Ainda hoje, nova denúncia...

domingo 17 2011

Paralisação nacional da enfermagem dia 05 de agosto de 2011

Por favor, você pode divulgar a paralisação nacional da enfermagem no seu blog? Ele é muito lido aqui na cidade! Ficarei grata! 

Mirian 

PARALISAÇÃO NACIONAL DA ENFERMAGEM DIA 05 DE AGOSTO DE 2011 . 

Informações básicas sobre Paralisação Nacional Paralisação Nacional da Enfermagem - 05 de Agosto de 2011 - Dia Nacional da Saúde 

Muito se ouve, muito se vê, mas pouco se faz! Você - parteira, auxiliar, técnico(a) em enfermagem, Enfermeira(o) - alguma vez sentiu que é injustiçado profissionalmente? Está satisfeito com o seu salário? E com as condições do seu trabalho? E a sua carga horária de trabalho? Está feliz com o tempo que tem para dedicar a sua família? Com a quantidade de vínculos empregatícios que é obrigado a ter para conseguir viver dignamente? ... E a diferenciação a que muitas vezes a nossa classe é submetida, diante da classe médica? Isto incomoda você? 

Se você também acredita que a Enfermagem é uma classe desunida? Passe a mudar essa atitude dentro de você, pois você faz parte de uma categoria totalmente especial e insubstituível, mas que precisa de você e do seu colega ao lado junto a você, junto a nós, para começarmos a mudar essa realidade. 

Faça parte desse movimento, junte-se a nós - JUNTOS SOMOS MUITOS E MUITO PODEMOS - 05 de Agosto de 2011 - A ENFERMAGEM DO BRASIL VAI PARAR POR 24 h. 

AJUDE A DIVULGAR E FORTALECER ESSE MOVIMENTO! ESTADOS DO BRASIL, ACREDITE SEUS NÚCLEOS DE MANIFESTOS! 

NOSSA CAUSA É JUSTA E PELA VIDA! 

REPASSEM PARA SEUS CONTATOS!!!!!! ENFERMAGEM UNIDA JÁ!!!!

E-mail pode deflagrar inquérito policial, diz TJ-SP

Por Fernando Porfírio

O Ministério Público tem o poder e o dever de investigar uma fundação de direito privado mesmo que a denúncia contra a entidade chegue ao conhecimento do órgão por denúncia anônima ou seja enviada por meio eletrônico. Esse foi o entendimento unânime do Órgão Especial do Tribunal de Justiça para negar Mandado de Segurança impetrado pela Fundação Pinhalense de Ensino.

A Fundação, mantenedora do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal), entrou com recurso no Tribunal de Justiça contra o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella. A entidade questiona ato do chefe do Ministério Público que manteve o inquérito que apura o desvio de R$ 267 milhões dos cofres da Fundação.

A defesa alega que o inquérito se ampara em denúncia anônima que chegou ao Ministério Público por e-mail. O instrumento, na opinião da Fundação, configura prova ilícita. De acordo com a entidade, não existe nos seus registros nenhum aluno com os nomes constantes dos e-mails enviados à Corregedoria do Ministério Público paulista.

O Órgão Especial entendeu de forma contrária. Disse que o Ministério Público é o titular da investigação e que por meio de informação anônima tem o dever de apurar aquilo que chega ao ser conhecimento. O colegiado destacou, ainda, que de posse da denúncia anônima, foram feitas diligências que autorizaram a instauração de inquérito policial.

O desembargador Marrey Uint, relator do recurso apresentado pela Fundação, argumentou que mesmo com reservas, a denúncia anônima é admitida em nosso ordenamento jurídico, sendo considerada apta a deflagrar procedimentos de averiguação, como o inquérito policial, contendo ou não elementos informativos idôneos suficientes, desde que observadas as devidas cautelas no que diz respeito à identidade do investigado.

“Existe obrigação do Ministério Público de investigar denúncias mesmo que lhes cheguem por denúncia anônima”, afirmou o relator. “Por todos os ângulos que se examine a questão, o poder-dever de investigação do Ministério Público – que detém a prerrogativa de fiscalização das Fundações – não pode ser tolhido. Assim, não há como se conceder a pretensão inicial uma vez que não existe direito líquido e certo a ser amparado pela via mandamental”, completou Marrey Uint.

Em maio deste ano, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, entendeu queoPoder Público pode, com base na denúncia anônima, tomar medidas informais para apurar, “com prudência e discrição” a ocorrência de um ilícito. “Desde que o faça com o objetivo de conferir a verossimilhança dos fatos nela denunciados”, para então instaurar uma investigação, mantendo “completa desvinculação desse procedimento estatal em relação às peças apócrifas”.

Desvio de dinheiro

Desde o ano passado, a Fundação está sendo investigada pelo Ministério Público. A inspeção do MP levou ao afastamento de três diretores e 15 conselheiros do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal). Eles são suspeitos de gestão fraudulenta e desvio milionário de recursos. No âmbito civil, o Ministério Público pede a devolução de R$ 267 milhões.

O desvio de dinheiro, de acordo com o Ministério Público, vem acontecendo há 40 anos. Segundo as apurações, os dirigentes da Unipinhal desviaram cerca de R$ 70 milhões da instituição e cometeram crimes tributários, como sonegação fiscal.

Além disso, os dirigentes são acusados de práticas de má gestão, como nepotismo, pagamento de salários superiores a R$ 30 mil para familiares, contratação de funcionários fantasmas e uso de dinheiro da instituição para pagamento de despesas pessoais.

O Ministério Público tem uma Promotoria com atribuição específica de fiscalizar fundações privadas. Hoje, há cerca de 390 entidades deste tipo, que juntas reúnem um patrimônio estimado em R$ 25 bilhões de reais e movimentam, por ano, o equivalente a R$ 15 bilhões.
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Informação do Folha. 
Contato:
Ministério Público Federal - 2ª Câmara - Criminal - 2accr@pgr.mpf.gov.br2accr@pgr.mpf.gov.br