O barbeiro, inseto transmissor da Doença de Chagas. |
"Vamos ferver o açaí, gente!
Desgraça pouca é bobagem. O Ministério da Saúde revelou que mais de 95% dos casos do Mal de Chagas ocorrem no Pará e Amapá, e o açaí é o principal foco de contágio. Uma medida simples e eficaz deve ser disseminada: a fervura da polpa da fruta."
Boa noite Folha de Tucuruí eu tambêm sou contra a corrupção, e espero poder contribuir para acabar com a corrupção que é oprime os pobres.
ResponderExcluirBem-vindo, mas saiba que a tarefa é árdua, extremamente difícil e a luta é desigual...
ExcluirMas garantimos que vale a pena e a luta traz uma grande satisfação interior, a certeza do dever cumprido e o mais importante: justifica a benção de fazer parte deste mundo e de ser brasileiro. Se cada um fizer a sua parte e não esmorecer, a vitória está garantida.
acredito que ferver o açai não seria o meio mais pratico e seguro; mais uma boa higienização na hora de colocar o açai de molho sim.
ResponderExcluirEm Belém já tem algumas batedeiras que usam um processo de higienização adequado; é certo que custa caro a esteira, peneira e o local para o descanso, são investimentos que devem ser feitos para o combate ao mal de chagas.
Acredito também que deveria ser feita campanhas de orientação aos donos de batederias e a propria secretaria de desenvolvimento economico do municipio fazer algo nesse sentido, a secretaria de meio ambiente, saúde...
O Dr. Zé Carlos do Hospital Santa Angélica em conversa quando um familiar meu teve que ser internado após ter passado mal por ter ingerido açai contaminado, nos contou algo interessante, que o a folha deveria procura-lo pra complementar a matéria, ele tem a seguinte tese:
Ele disse que certa vez ele estava em sua propriedade que tem muitos pés de açai, e estava ele observando a forma como os passaros pousam nos cachos e defecam sobre eles, e quando os apanhadores colhem e levam para as amassadeiras, sem a devida escovação para tirar as fezes que estão nos caroços, podem levar a infecções intestinais, segundo ele grande numero de pessoas internadas por causa do açai pode ser em decorrencia desse fato.
conversem com ele, eu achei interessante o assunto pra complementar a materia sobre o assunto.
abraços