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sexta-feira 04 2015

A Prefeitura tem a OBRIGAÇÃO de oferecer vagas nas creches para TODAS as crianças de 0 a 6 anos de idade

               
Um visitante do Folha de Tucuruí comentou que os ricos tem o mesmo direito que as pessoas carentes de matricular seus filhos nas creches públicas. O que é verdade, mas é verdade também que TODAS as famílias carentes ou não tem este mesmo direito, sendo obrigação do município fornecer vagas nas creches públicas para crianças de 0 a 6 anos, não cabendo ao gestor o argumento de falta de dinheiro, inclusive existe jurisprudência do STF sobre a questão e sobre a invalidade jurídica deste argumento. 
                
Portanto as famílias que não conseguirem as vagas para os seus filhos, poderão entrar com Mandado de Segurança contra a Prefeitura, para garantir o direito das suas crianças a uma vaga nas creches. 
         
Gostaríamos de pedir aos cidadãos que são advogados e mesmo os que não são, mas que tem condições de dar assistência jurídica a estas pessoas, que as ajudem a defenderem seus direitos na justiça, principalmente as pessoas mais carentes, pois para quem tem dinheiro, uma vaga na creche é uma questão de economia, mas para as famílias carentes é uma questão de sobrevivência. 
     
Vocês que são candidatos e querem representar a população de Tucuruí deveriam mostrar que realmente querem o bem público e querem de verdade defender o interesse da população, e assumir esta causa em favor das famílias e crianças carentes de Tucuruí. 
        
No final desta matéria publicamos um texto extraído do site Âmbito Jurídico, que trata deste assunto, que é o direito de TODAS as crianças de terem acesso às creches, inclusive citando a jurisprudência, é um texto um pouco longo, mas para quem tem interesse no assunto, vale à pena ler até o final. 
        
Agora vejam o comentário que ensejou esta matéria...
    
Isso realmente aconteceu. Muito triste. Mas não vamos nos esquecer que educação é direito de todos, o dependente da classe social. Então todas as crianças têm direito de estar nas escolas independente do pai ser rico ou pobre. Leis são feitas para serem cumpridas e todos têm direito.
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Respostas
  1. É verdade TODOS tem direito, no entanto devemos analisar algumas questões: Na fila para a matrícula não vimos pessoas bem vestidas e nem carrões á sua espera, muito pelo contrário, as pessoas ali presentes demonstravam em sua maioria que são pessoas de baixo poder aquisitivo, o que sugere que pessoas com dinheiro e/ou influentes não precisam se submeter ás filas quilométricas para conseguir as vagas. Todos tem direito, mas se existir privilégios para conseguir as vagas ai sim estão cometendo ilegalidades por ferir os princípios constitucionais da impessoalidade e igualdade. Queremos salientar ainda que a Prefeitura tem a obrigação de disponibilizar vagas nas creches para TODAS as crianças e existe jurisprudência de que a falta de recursos das prefeituras é um argumento válido para a negativa das vagas. Outra coisa, para quem tem dinheiro, colocar os filhos nas creches é uma questão de economia, enquanto que para as famílias carentes é uma questão de sobrevivência. Faremos uma matéria sobre este assumo.
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DIREITO À CRECHE

O Estado assumiu constitucionalmente a obrigação do fornecimento de educação infantil para todas as crianças, sem estabelecer qualquer critério para o acesso. Além da norma constitucional, outras legislações ordinárias também amparam o direito da criança em freqüentar a creche. O presente artigo tem o objetivo de analisar se o direito a vaga na creche para as crianças deve se aplicar a todos indistintamente ou deve haver critérios para assegurar o equilíbrio entre condição e necessidade. Para isso será analisado a legislação pertinente e o entendimento jurisprudencial e doutrinário.

INTRODUÇÃO

Nessa sociedade capitalista é crescente a necessidade dos genitores trabalharem para prover o sustento do grupo familiar.

Além disso, é notório que o local de trabalho dos pais não é o ambiente adequado para um crescimento saudável das crianças, tanto que a Constituição Federal prestigia a educação infantil, como forma de propiciar o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos de idade, o atendimento em creches e unidades de pré-escola (artigo 208, inciso IV, CF).

Diante disso, o Estado assumiu a obrigação de fornecer educação básica de qualidade a todas as crianças. Observa-se, portanto, que além da necessidade imposta pelo fato de que os pais precisam trabalhar, o atendimento da criança em creche é um direito garantindo constitucionalmente que deve ser respeitado e efetivado.

1. DIREITO A CRECHE

Não obstante um direito constitucional de a criança freqüentar uma creche, mas também alcança outros objetivos, como a proteção ao filho com a conseqüente libertação dos pais para o trabalho, que, neste caso, é fundamental para o sustento da família.

No âmbito constitucional, o art. 205 põe a educação como "direito de todos e dever do Estado e da família". Já o art. 208, em seu inciso IV, assim determina:

"Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:[...]

IV - educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;".

A creche e a pré-escola visam o desenvolvimento integral da criança, e servem para iniciação das crianças no ensino fundamental. Por isso, tem-se que a educação infantil é um direito indisponível que deve ser assegurado às crianças com até seis anos de idade. Nesse sentido é o art. 4º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, quando impõe que "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes [...] à educação".

Da mesma forma, o art. 53, IV, do referido diploma legal determina que o Estado deve assegurar "atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade".

Igualmente, o art. 4º, IV, da Lei 9.394/1996 assegura às crianças de zero a seis anos de idade o atendimento gratuito em creches e pré-escolas.

E no art. 29 também conceitua a educação infantil como sendo a destinada à crianças de até seis anos de idade, com a finalidade de complementar a ação da família e da comunidade, objetivando o desenvolvimento integral da criança nos seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.

Neste contexto, Selowsky apud SILVA disciplina que:

“Psicólogos, médicos, educadores, antropólogos, economistas e outros especialistas são unânimes em reconhecer a importância do devido atendimento às crianças de zero a seis anos de idade. Trabalhos científicos mais recentes confirmam os mais antigos e comprovaram ser este período de vida o de menor crescimento, tanto físico, quanto mental, o que levou, inclusive, á conclusão de que a educação infantil representa, como diz M. SELOWSKY, “investimento em capital humano”.[1]

A Constituição Federal, art. 211, § 2º também determina, quanto ao sistema de ensino, que aos sistemas municipais de ensino compete os cuidados necessários para a institucionalização da educação infantil em seus respectivos territórios.

Com efeito, a negativa da municipalidade em fornecer a vaga na creche representa uma grave afronta a Constituição Federal. Trata-se de um ato abusivo da autoridade coatora. E ainda, não se pode olvidar que o direito perseguido é líquido e certo, se refere à garantia de duas crianças de fluírem de seu direito constitucional à educação.

Do Supremo Tribunal Federa, extrai-se:

“CRIANÇA DE ATÉ SEIS ANOS DE IDADE. ATENDIMENTO EM CRECHE E EM PRÉ-ESCOLA. EDUCAÇÃO INFANTIL. DIREITO ASSEGURADO PELO PRÓPRIO TEXTO CONSTITUCIONAL (CF, ART. 208,IV). COMPREENSÃO GLOBAL DO DIREITO CONSTITUCIONAL À EDUCAÇÃO. DEVE JURÍDICO CUJA EXECUÇÃO SE IMPÕE AO PODER PÚBLICO, NOTADAMENTE AO MUNICÍPIO (CF, ART. 211, § 2º). RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO”.

E do Tribunal de Justiça de Santa Catarina:

“REEXAME NECESSÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA - MATRÍCULA DE CRIANÇAS EM CRECHE - CRIANÇAS COM 02 ANOS DE IDADE - EDUCAÇÃO INFANTIL - DIREITO ASSEGURADO PELA CARTA MAGNA (CF, ARTS. 6º E 208, IV) - OBRIGAÇÃO DO MUNICÍPIO (CF, ART. 211, § 2º) - AFRONTA AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES - INOCORRÊNCIA - PRECEDENTES - SENTENÇA MANTIDA EM REEXAME.

Sendo a educação um direito assegurado constitucionalmente, bem como na legislação ordinária, a sua inobservância pela Administração Pública enseja sua proteção pelo Poder Judiciário, sem configurar ofensa ao princípio da separação dos poderes.

O Poder Judiciário, desde que provocado, não pode escusar-se de apreciar lesão ou ameaça de lesão a direito, nos termos do art. 5º, XXXV, da Constituição Federal, especialmente quando o Município deixa de cumprir as determinações constitucionais, in casu, de proporcionar às crianças entre zero e seis anos de idade o direito individual indisponível à educação”. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Reexame Necessário em Mandado de Segurança n. 2011.007420-5, da comarca de Porto Belo (1ª Vara), em que é impetrante Ministério Público do Estado de Santa Catarina, e impetrado Secretário de Educação do Município de Bombinhas: ACORDAM, em Terceira Câmara de Direito Público, por votação unânime, conhecer do reexame necessário e negar-lhe provimento. Custas legais.

À vista do exposto, pode-se assegurar que o direito à educação possui um alto relevo social e irrefutável valor constitucional, e uma de suas faces é justamente a garantia de acesso a creche, e assim sendo, não pode ser considerado apenas um axioma, mas deve ser posto em prática e é dever do Estado efetivá-lo.

2. MEIO PROCESSUAL PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO A VAGA NA CRECHE 

Diante da omissão do Poder Público Municipal em não oferecer vaga na creche em período integral ou parcial, e pelo fato desta possuir direito líquido e certo a tal serviço público, considerando as disposições constitucionais e infraconstitucionais, o mandado de segurança ora impetrado é a medida judicial cabível, sendo lícito ao Poder Judiciário apreciá-lo, sem que isto afronte o princípio da separação de poderes.

Isso porque os atos administrativos, em regra, são os que mais ensejam lesões a direitos individuais e coletivos, portanto, estão sujeitos a impetração de Mandado de Segurança.

O Art. 5º, LXIX,da Constituição Federal, determina:

“Conceder-se-á Mandado de Segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por hábeas corpus ou hábeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”.

O objeto da Mandado de Segurança será sempre a correção de ato ou omissão de autoridade, desde que, ilegal e ofensivo de direito individual ou coletivo, líquido e certo, do impetrante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A vaga na creche ou pré-escola é um direito fundamental da criança e está garantido constitucionalmente. O Estado assumiu a responsabilidade em fornecer a educação básica a todas as crianças sem distinção de sexo, cor, condição financeira, dentre outros.

A negativa do Estado em propiciar efetivamente o atendimento em creche ou pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade poderá resultar em imensuráveis prejuízos a formação acadêmica e física do menor, uma vez que se encontra sem amparo educacional e, além disso, sua família poderá sofrer fortes abalos na renda diante da escassez de recursos financeiros.

Se o Estado obriga a família a zelar pela criança, por outro lado deve fornecer subsídios para este grupo familiar ter condições de arcar com todas as suas obrigações.

Autor do texto: Felipe Clement

Advogado. Bacharel em direito pela Universidade do Vale do Itajaí –UNIVALI/SC. Pós-graduado em direito previdenciários pela Faculdade INESP – INFOC/SP. Pós-graduado em direito e processo do trabalho pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus/SP

É enorme o descaso da Prefeitura para com os pais dos alunos das creches


Descaso da Prefeitura parra com a população que precisa das creches em Tucuruí. 
    
Creche com fossas quebradas e mal feitas.
    
Creche com as obras paradas há dois anos...
    
Filas e acampamento de pais e mães de família para matricular seus filhos nas creches, isso para os pais pobres, porque para os pais ricos e com bons empregos não tem fila, é só ver os carrões que param na porta das creches na hora de entrada e saída das crianças em Tucuruí.
        
Na Creche Menino Deus, os pais (pobres) estão acampados desde a segunda-feira para fazerem a matrícula dos filhos ontem (quinta-feira). Enquanto isso tem creche com obra parara há dois anos. Com a obra da creche da Nova Conquista parada, são 240 vagas a menos para os filhos das famílias carentes de Tucuruí.
                
Isso é uma vergonha!!!
           
Creche da Nova Conquista, obra parada há dois anos 

Fossa quebrada, obra mal feita.

Pais pobres acampados esperando para fazer a matrícula dos filhos
             
Filas e mais filas de pais pobres para fazer a matrícula dos filhos

Resultado da enquete - Porquê o PMDB quer lançar mais um laranja como candidato a prefeito de Tucuruí?

Este é o resultado da votação da enquete: Porquê o PMDB quer lançar mais um laranja como candidato a prefeito de Tucuruí?
           
1 - 9 votos (50%) - O PMDB acha que governar Tucuruí dá muito trabalho, processo na justiça e gasto com advogado, e que é mais fácil e dá mais lucro plantar laranja e alugar o partido.
         
2 - 5 votos (27%) - Parsifal e aliados no diretório municipal do PMDB querem se dar bem com o Sancler e querem parasitar a PMT e outros órgãos públicos.
         
3 - 3 votos (16%) - Parsifal e os Furmans não querem largar a teta da PMT e por isso entregam o PMDB ao prefeito.
          
4 - 1 voto (5%) - Os Pompeus e os Barreirinhas querem continuar a alugar imóveis, carros e continuar a ganhar licitações de combustíveis, vender e prestar serviços para a PMT e Câmara Municipal.
              
Opinião do Folha: Em nossa opinião o Jones sai do PMDB ou não será candidato a Prefeito em 2016. Jones deve ser cozinhado em banho Maria até o último prazo para sair do partido e depois virá o golpe. O Jones deveria ter escolhido um partido melhor e confiável... Propostas não lhe faltam, quem avisa amigo é.
              
NOS BASTIDORES DA POLÍTICA
      
Por falar nisso dizem nos bastidores políticos de Tucuruí, que um tal agiota de políticos em Tucuruí, teria procurado o Jones e oferecido "apoio $$$" em troca de cargos na prefeitura e o contrato para limpeza pública, ao que o pedido foi negado o tal alegou que o Parsifal e o Helder lhe deviam, devido ao financiamento de campanha nas últimas eleições, no que o Jones teria respondido: Então cobre deles porque eu não lhe devo nada...
       
Moral da estória: É melhor perder uma eleição do que vender a alma para o demônio!!!
                     

quarta-feira 02 2015

MPE recomenda mudança na Lei e nova eleição no CONDEMA

O Ministério Público Estadual recomendou a mudança na Lei que regulamenta a eleição do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Segundo a Promotora Drª. Adriana Passos Ferreira na Lei Aprovada recentemente pela Câmara Municipal existem diversas irregularidades, assim recomenda ao Presidente da Câmara Municipal que dê ciência aos vereadores das irregularidades contidas na Lei. 
            
O PME recomendou ao prefeito municipal para que sejam adotadas providências para promover a adequação da Legislação Municipal no que tange a regulamentação das eleições e funcionamento do CONDEMA, observando a composição paritária e regulamentando o Fundo de Gestão do Meio Ambiente Municipal, no prazo de trinta dias (30), e convoque no prazo de sessenta dias (60) a respectiva Conferência para a realização da eleição do novo conselho.
        
A JUSTIÇA DEVE SER IMPESSOAL, IMPARCIAL E SE ATER SOMENTE AOS ASPECTOS JURÍDICOS
       
Todas as vezes em que o prefeito é acusado na justiça de cometer irregularidades, ele alega que a denuncia partiu da oposição, como se isso fosse desculpa para o cometimento de crimes, e como se o simples fato da denuncia não ter sido feita por seus parentes, amigos e correligionários, a mesma não tivesse fundamento e não deva ser investigada e acatada pela justiça.
         
Creio que o MP no caso de uma denúncia ou no caso de alguma irregularidade que chegue ao seu conhecimento, deveria se ater mais às questões legais não levando em conta as divergências, picuinhas e questões políticas. A primeira atitude do MP ou da Justiça, a meu ver, ao ser informada de um ilícito, seria averiguar se a denúncia tem ou não tem fundamento e se a Lei foi afrontada ou não, até porque denuncia falsa é crime.
              
Não importa se o denunciante é parente ou amigo do prefeito ou um opositor, o que importa é a veracidade da denúncia. Percebemos, em nossa opinião, que aparentemente existe a preocupação do MP quanto à motivação do denunciante em detrimento da veracidade do crime supostamente cometido, o que não faz o menor sentido, já que a Justiça aceita denúncia e delação premiada até mesmo de criminosos, porque então não aceita e investiga a denuncia de um suposto "adversário" do prefeito, já que para o Prefeito Sancler, qualquer um que questione seus atos é adversário político? 

Por acaso seria de se esperar que as denúncias partissem dos amigos e daqueles que estão sendo beneficiados pelo prefeito? Este seria um raciocínio excepcionalmente ingênuo e esperemos sentados que isso possa ocorrer. Quer dizer que se um conselheiro tiver conhecimento de uma ilicitude não pode denunciar (se denunciar é oposição e não vale) e deve ficar calado, se tornando cúmplice por omissão do ilícito para não ser destituído e perseguido?
           
Então no caso da nova eleição do CONDEMA fica a dúvida: A nova eleição se fará pela ilegalidade do processo eleitoral que elegeu o conselho, ou será porque os conselheiros não são do mesmo partido e da base aliada do Prefeito e portanto não são do seu "agrado"? Seria o caso então da Lei proibir a participação de opositores do prefeito nos Conselhos Municipais e permitir somente a participação dos seus amigos e correligionários? A participação de conselheiros que não são da base politica e não são amigos do prefeito nos conselhos municipais, não seria uma forma de aumentar a transparência e a eficiência da atuação dos Conselhos Municipais?
               
Quer dizer que corremos o risco de se fazer sucessivamente eleições para o CONDEMA, até que sejam eleitos conselheiros de confiança e aliados do agrado do prefeito? Em minha opinião desta forma fica comprometida e desvirtuada a função dos Conselhos Municipais, e é melhor que o Prefeito continue elegendo conselheiros municipais por decreto como tem feito regularmente até agora, esta solução neste caso seria menos trabalhosa, dispendiosa para o erário público, e menos enganosa.
            
Vamos dizer o que vai acontecer: O Prefeito vai empurrar a eleição do CONDEMA até o fim do seu mandato ignorando solenemente a recomendação do MP, caso não tenha certeza de eleger os conselheiros do seu agrado, ficando os conselheiros do seu agrado nomeados por decreto. 
        
Gostaria de estar enganado e que desta vez fosse diferente, mas a chance de que a nova eleição do CONDEMA aconteça de forma legal, democrática e sem nenhum "golpe", é praticamente nula, em se levando em conta os antecedentes e as práticas do Prefeito Sancler Ferreira (PPS) à frente da administração da Prefeitura.
             
Cópia da Recomendação do MPE
   




   


Prefeito homologa o cadastro reserva do Concurso Público da PMT


O Prefeito homologou o cadastro reserva do concurso da Prefeitura de Tucuruí. 
     
Na homologação consta a classificação e os nomes dos aprovados.
     
Serão chamados 64 aprovados em 15/12/2015, 155 em 16/01/2016 e 155 em 16/04/2016.
     
         

terça-feira 01 2015

Moradores fecham rua no Bairro Santa Izabel

Moradores fecham a entrada da rua 15 de novembro

Os moradores da Rua 15 de Novembro no Bairro Santa Izabel fecharam a rua em protesto pelas péssimas condições da mesma que sem asfalto e sem drenagem alaga todas as casas a cada chuva que cai na cidade.
                  
Segundo os moradores, nas últimas campanhas eleitorais o prefeito e seus vereadores sempre prometem resolver o problema, mas quando a eleição passa eles simplesmente esquecem das promessas.
            

segunda-feira 30 2015

PT, PMDB e PSDB juntos receberam R$ 35.4 milhões em doação de campanha do grupo Pactual na Presidência de André Esteves

O BTG Pactual é um grupo de empresas formado pelo Banco BTG Pactual, BTG Pactual Asset Management, BTG Pactual Comercializadora de Energia, BTG Pactual Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, BTG Gestora de Recursos e BTG Pactual Serviços Financeiros.
         
Estas empresas juntas, sob a presidência de André Esteves, preso na quarta-feira (25) na interminável esteira da operação Lava Jato, doaram, nas campanhas majoritárias e proporcionais de 2014, oficialmente, R$ 42,5 milhões.
      
As doações do Pactual foram parar nas contas de 15 partidos, mas o PT, por ser o partido do governo, obviamente recebeu a maior parte, tendo abocanhado R$ 13 milhões, seguido pelo PMDB, com R$ 12 milhões e pelo PSDB, com R$ 10,4 milhões.
          
Gráfico das doações para os candidatos à presidência em 2014
     
Pois é amigos, os partidos que mais receberam doações foram o PT, PMDB e PSDB, mas como corrupção e bandalheira no PSDB que é um partido de santos não "existe", as contribuições para o PT e PMDB foram propinas e a doação para o PSDB foi uma doação "inocente", afinal o que são 10,4 milhões? E como disse o Juiz Moro sobre a acusação de propina de Furnas contra o Aécio Neves... "Não vem ao caso!"
       
O mesmo se dá para as doações para Dilma e Aécio, a doação para a Dilma (PT) foi "propina", já a doação para o Aécio foi outra doação "inocente", o André Esteves deve ser apaixonado pelo Aécio e resolveu lhe "presentear" (sem nenhum interesse) com R$ 10.4 milhões.
           
HIPOCRISIA - DINHEIRO SUJO DE CORRUPTO QUANDO PARA O PT E PMDB É PROPINA, QUANDO É PARA O PSDB É "DOAÇÃO"
         
Para a Imprensa e para a Justiça dinheiro de bandido quando vai para o PT e PMDB é propina, quando vai apara o PSDB vira "doação" e neste caso o bandido vira santo e o dinheiro sujo fica limpinho, limpinho. Até quando essa gentalha vai continuar com toda esta hipocrisia e a fazer o povo de idiota?
   
HIPOCRISIA II - PAULINHO DA FORÇA (SOLIDARIEDADE), DENUNCIADO PELA PGE POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA FAZ DISCURSO CONTRA CORRUPÇÃO...
       
É incrível a hipocrisia dessa gente, outro dia um dos maiores corruptos da política nacional o Deputado Paulo Pereira da Silva Presidente do Partido Solidariedade, vulgo Paulinho da Força veio em um programa do Solidariedade falar de corrupção, um político denunciado justamente pela (PGR) por corrupção, querendo se fazer de santo e dar lição de moral.
     
O Supremo Tribunal Federal aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD­SP), o Paulinho da Força. O deputado é acusado de ser beneficiário de um esquema que desviou recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Procuradoria­ Geral da República (PGR) pede a condenação do parlamentar por ter cometido crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Leia a matéria...
       
HIPOCRISIA III - ADEMIR ANDRADE (PSB), OUTRO POLÍTICO CONDENADO POR DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO QUE SE FAZ DE SANTO
     
Outro aqui do Pará o ex-senador e presidente do PSB no Pará Ademir Galvão Andrade, também veio à televisão falar de corrupção, logo ele, que foi condenado pela Justiça Federal por fraude e desvio de dinheiro público da Companhia Docas do Pará (CDP). Leia a matéria no site do Ministério Público Federal
   
A corrupção é o maior mal do Brasil, mas para combater este mal é preciso em primeiro lugar encarar a realidade de que a política e as instituições estão contaminadas e que NENHUM partido político no Brasil tem moral para acusar quem quer que seja por corrupção. TODOS os partidos do Brasil em menor ou maior proporção abrigam e defendem políticos corruptos.
   
Para combatermos a corrupção no Brasil em primeiro lugar devemos acabar com a hipocrisia, e é preciso que a população encare a realidade e não mais se deixe enganar por políticos corruptos e hipócritas, que só são honestos quando estão fora do poder e por isso impedidos temporariamente de roubar.
   
Políticos de Partidos como o PSDB e o PPS (por exemplo) que a nível nacional se fazem de honestos e santos, quando no Governo de Estados e municípios como Tucuruí se revelam como são de fato, reles partidos de políticos saqueadores do dinheiro público, muito piores do que os que hipocritamente acusam.
         
É claro que em TODOS os partidos existem pessoas sérias e honestas (não poderia ser diferente), mas estes estão em menor número e geralmente são marginalizados pelos caciques corruptos, que justamente por serem corruptos são ricos e influentes e portando se reelegem, já que se locupletam com o dinheiro público e com dinheiro compram poder e apoio.
       

PGR pede abertura de inquérito por corrupção contra Jader, Delcídio, Renam e Aníbal Gomes

Renan, Delcidio e Jader
A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu nesta segunda-feira (30) ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de dois novos inquéritos no âmbito da Operação Lava Jato.
Em um deles, a Procuradoria quer investigar o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso na semana passada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador Jader Barbalho (PMDB-PA). No segundo inquérito, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede apurações sobre Renan, Jader e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Os parlamentares devem ser investigados pelas práticas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As peças são mantidas em segredo de Justiça no Tribunal e têm como fundamento duas petições ocultas. Na Lava Jato, procedimentos ocultos têm sido usados para abrigar delações premiadas ainda mantidas em sigilo na Corte. Leia mais no Site do R7

quinta-feira 26 2015

Charge


Deputado Lélio Costa (PC do B) denuncia na ALEPA as ameaças contra o Roquevam do MAB em Tucuruí

O Deputado Estadual Lélio Costa (PC do B), denunciou as ameaças ao Roquevam do MAB na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). 
              
Roquevam além da luta em favor dos atingidos por Barragens, geralmente familiais muito humildes e carentes, também atua junto aos demais movimentos sociais contra a corrupção em Tucuruí, assim como tem cobrado da justiça à punição dos políticos corruptos que respondem a inúmeros processos na justiça. 
           
Roquevam também denunciou para o Ministério Público Federal, vários políticos influentes por corrupção ativa e passiva, sendo que o processo tramita em segredo de justiça, o que nos impede de publicar o teor dos mesmos, só podemos adiantar que os crimes denunciados são gravíssimos. 
          
Devido a isso tudo o Roquevam tem sido vítima de ameaças de morte e até mesmo de prisão, já que muitos políticos poderosos tentam usar o poder Judiciário Estadual para perseguir e intimidar seus desafetos e quem os denuncia. Pensando nisso, Roquevam fez um vídeo em estúdio confirmando e detalhando as denuncias inclusive citando nomes de diversos políticos e autoridades. 

O objetivo do vídeo é para que o mesmo seja distribuído para a imprensa para conhecimento público, assim como para o conhecimento das entidades nacionais e internacionais de direitos humanos, no caso dele ser preso e ficar incomunicável, ou ainda se for assassinado. 
          
Abaixo o vídeo de um trecho do pronunciamento do Deputado Lélio Costa na ALEPA, em que o mesmo denuncia as ameaças ao Roquevam.
                   

              

quarta-feira 25 2015

Prefeito assina TAC no MPE e se compromete a chamar os concursados do cadastro reserva

O Prefeito Sancler Ferreira, assinou um TAC no MPE, e se comprometeu a chamar os concursados do cadastro de reserva. 
                                   
O cronograma da convocação prevê listas de chamada para o dia 15/12/2015, dia 16/01/2016 e a última dia 16/04/2016.
                
Na lista está previsto a convocação de concursados do quadro reserva para assumir as vagas dos concursados classificados que desistiram. No total serão convocados 374 concursados.
                     
Vejam a cópia do TAC e da lista de convocação com os cargos que serão preenchidos.
         
Clique nas imagens para ampliar.
                



                   

PF quase mata muita gente de ataque cardíaco!!!

Foi um grande susto e um grande rebuliço ontem durante a Sessão da Câmara Municipal de Tucuruí, acontece que parou um carro da Polícia Federal na Praça Jarbas Passarinho e um Agente entrou na Câmara Municipal, não sei por qual motivo, mas foi o bastante para muita gente ficar apavorada.
                      
Dizem que ninguém chegou a se esconder embaixo das mesas ou fazer xixi nas calças, mas em compensação o banheiro lotou logo depois da visita, dizem também que acabou o estoque de remédio tarja preta nas farmácias da cidade...
                             

terça-feira 24 2015

Como o PMDB em Tucuruí se tornou um mau negócio para candidatos sérios?

                         
Um anônimo fez um comentário sobre a matéria "Enquete - Por que o PMDB virou um laranjal?" e como achei pertinente e interessante a opinião do leitor, resolvi publicar o comentário e a nossa resposta, esta é mais uma oportunidade de esclarecer e mostrar para a população de Tucuruí, os bastidores e os intestinos da política paraense. 
                    
Queremos mostrar à população a realidade nua e crua, estamos mostrando a política e os políticos sem as máscaras e o que tem por trás das cortinas, nos bastidores e nos camarins. 
                    

Não é uma coisa boa de ver, e nem de mostrar, nós sabemos disso, mas esta visão e este conhecimento por mais que nos revolte e entristeça é necessário, para que a população entenda como funciona a "política" no que ela tem de pior e mais perverso, e ao entender possa melhor avaliar, e avaliando corretamente possa tomar as decisões certas e possa ainda identificar os maus políticos, para que juntos e unidos, possamos erradicar estas pessoas da vida pública em nosso país, em nosso Estado e em nossa cidade.
                      

 Anônimo 11/24/2015 6:04 PM
                 
Muito boa a leitura dos fatos. Concordo em parte.
                 
O Momento político hoje é outro.
O Sancler não tem capital politico para fazer o seu sucessor. Todas as pesquisas mostram isso inclusive a pesquisa feita pelos seus aliados. Seu candidato a sucessão é fraco. Seu poder de influênciar votos pior ainda.
           
Se fosse só o interesse do Jones que tivesse em jogo, até poderia concordar com vcs.
             
Mas o interesse neste momento de ter um palanque competitivo em Tucuruí com chances de vitória é do Helder. O que é superior ao interesse do Parsifal, Claudio e companhia.
           
Neste sentido: Como seu capital politico está desgastado o Sancler tenta desarticular as candidaturas com chances de vitória.
                 
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 Folha de Tucuruí 11/24/2015 8:49 PM
             
O momento é outro, mas a arapuca é a mesma. Sancler não morreu e tem capital politico sim, apesar de estar NO MOMENTO muito desgastado, subestimar o adversário é um erro primário e quase sempre fatal. Mas além do capital politico Sancler tem e vai continuar tendo capital financeiro, enquanto o Prefeito tiver as chaves dos cofres da PMT ele tem dinheiro.
             
Agora vamos analisar Tucuruí do ponto de vista eleitoral, ou do ponto de vista do Helder: Nós somos uma cidade importante não pelo eleitorado e sim pela arrecadação (grana).
             
Segundo a Folha de São Paulo e de acordo com os gastos de campanha nas últimas eleições no Pará, o voto paraense custa R$ 12,37 cada, e Tucuruí tem 72.492 eleitores (segundo o TSE), isso quer dizer que o eleitorado de Tucuruí custa R$ 896.726,04, ou seja, os 72.492 eleitores do município custam R$ 896.726,04 em gastos de campanha.
           
Se o Sancler, e seus "empresários" (para o hôme invasor da Praça do Rotary isso é ninharia), investirem “apenas” um milhão na campanha do Helder, já é lucro e motivo para o barbalhinho entregar Tucuruí de bandeja, ainda mais que ele já tem um bom eleitorado na cidade com ou sem palanque, como demonstrou na eleição passada. Então para o Helder como candidato a governador, o peso de Tucuruí é mínimo como eleitorado.
           
Por outro lado, hoje a elite do PMDB em Tucuruí e região está se dando bem com o Prefeito Sancler, são inúmeros cargos estaduais e municipais e milhões em negócios com a Prefeitura, e o Parsifal que não é bobo, deve participar da festa. Então para que mexer em um time que está ganhando, e mais, está dando lucro?
                     
Mas e se o PMDB tiver a chance de fazer o prefeito, não seria melhor para o Parsifal e sua turma? Depende, com Sancler e seu sucessor, a teta é certa e o "leitinho" é certo por muitos anos, isso devido aos interesses e o comprometimento mútuo, no entanto com outro candidato, mesmo do PMDB, o acesso à teta fica incerto e duvidoso, suponha, por exemplo, que o candidato do PMDB não queira "repartir o pão", ou pior ainda, se o cara quiser dar uma de honesto? Aí é o fim do mundo, pois a teta seca e as crianças ficam sem o "leitinho".
               
Então por uma questão de lógica e matemática, os caciques do PMDB na região devem preferir a grana a fazer o prefeito pelo PMDB, e com a grana poderão “conseguir” milhares de votos em outros municípios da grande Belém, que tem um eleitorado muito grande e onde o Helder foi fraco na última votação, e ao mesmo tempo permitir que a elite do PMDB na região de Tucuruí continue mamando e se refestelando na administração do Sancler. 
                    
Desta forma a elite do PMDB (os barbalhos e Parsifal) mata dois coelhos de uma cajadada só, angaria recursos para a campanha do Helder na grande Belém e região onde ele perdeu, e ao mesmo tempo garante as tetas da PMT para seus cortesãos e áulicos, por no mínimo mais quatro anos. Enquanto isso o candidato traído e o povo fazem o papel de bobos da corte e pagam a conta.
               
Em nossa opinião, se o Jones quiser ter alguma chance de ser prefeito de Tucuruí terá que mudar de partido porque este é a maior roubada, e deve sair o mais rápido possível, para não perder mais tempo e sofrer mais desgaste, e se o PMDB quiser poderá indicar o vice (se eles tiverem algum), se não quiserem é só mandar os barbalhos e o Parsifal colocar a arapuca que eles chamam de partido onde eles quiserem. 
               
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segunda-feira 23 2015

Enquete - Por quê o PMDB virou um laranjal?

                                   
Antes de lançar a enquete sobre o laranjal peemedebista, vamos esclarecer algumas coisas sobre os bastidores do partido no Pará e em Tucuruí.
                          
Em primeiro lugar o PMDB é um partido comandado por caciques políticos, cuja "elite" é a família Barbalho. Dentro da família barbalho existem três vertentes, a primeira é composta pelo cacique mor Jader Barbalho e sua esposa atual Dep. Simone Morgado, a segunda vertente é composta pelo Helder e sua mãe Dep. Elcione e a terceira é composta pelo Dep. Priante. Esta tríade comanda e é dona do PMDB paraense. Notem quantos membros da família tem mandato ao mesmo tempo, parece que no Pará estamos na velha era do coronelismo.
                        
Apesar de serem da mesma família, estas vertentes "brigam" e disputam poder entre si e muitos não se toleram, mas permanecem "unidos" pelo dinheiro, poder e sobrevivência.
                           
O ex-deputado Parsifal Pontes é muito "próximo" ao cacique mor Jader Barbalho, o qual costuma ouvir o Parsifal, no entanto é bom que fique claro que ouvir não é acatar e obedecer, pois Jáder é muito independente e prepotente, não abrindo mão de impor a sua vontade aos que o rodeiam e estão sob sua influência. Já o Helder, segundo comentários de pessoas próximas, não se entende muito com o pai e não gosta muito do Parsifal, mas o tolera em respeito ao Jader e também pela inegável influencia política do Parsifal dentro da politica paraense, no PMDB e outros partidos, e pela sua "esperteza", que chega a ser maquiavélica pela forma com que consegue induzir e manipular as pessoas e as situações em proveito próprio e do seu SELETO grupo.
                           
O Dep. Priante é quase "independente", um caso à parte, ele cuida mesmo é da sua vida e da sua carreira política, não liga muito para as brigas dos primos e do tio e ignora o Parsifal.
                          
Parsifal desistiu (por enquanto) de exercer mandato legislativo e desistiu definitivamente de ser prefeito, até porque as campanhas políticas são cansativas e dispendiosas e Parsifal tem a saúde delicada, não gosta de gastar dinheiro e bajular eleitor pobre.
                  
No entanto quem pensa que Parsifal e Cláudio Furman são cartas fora do baralho na política tucuruiense e que, portanto a fonte secou para eles está redondamente enganado, muito pelo contrário, esta é a melhor fase para eles e Tucuruí permanece uma mina de ouro para os velhos caciques de Tucuruí. A parasitose política é difícil de ser erradicada.
                     
Parsifal
                      
Vejamos no caso do Parsifal ele continua tendo grande influencia na politica local e influencia é sinônimo de vantagens políticas e econômicas. Parsifal e varias pessoas do seu círculo político continuam a se beneficiar da Prefeitura de Tucuruí, através de alugueis de carros, de imóveis, de nomeações para cargos públicos estaduais e municipais, venda de combustíveis e pelo aluguel de laranjas nas eleições municipais e financiamentos de campanha até mesmo em outros municípios. 
                 
Então Parsifal atualmente tem quase todas as vantagens de ser prefeito de Tucuruí, mas sem nenhum risco, sem assinar nada, sem se comprometer pessoalmente, sem cometer crimes contra a administração pública e sem risco de ser processado e preso. Ele se dá bem e ainda por cima "agasalha" sua turma, realmente uma situação muito confortável. 
             
Outra coisa, se o Sancler tem documentos e provas contra o ex-prefeito, Parsifal também tem documentos e provas contra o Sancler. É bom lembrar que o Jader tem grande influencia dentro do TCE, da Justiça Paraense e excelentes advogados.
         
Cláudio Furman
                      
Os Furmans (Ex-PTB) fora da prefeitura e ao se filiarem no PMDB se tornaram candidatos e laranjas profissionais, residem em outras cidades, mas voltam para Tucuruí de dois em dois anos para se candidatarem. 
            
Laranjal, um bom negócio.
              
Uma campanha politica, ainda mais quando não se busca ganhar, mas somente "participar", é um ótimo negócio, não só pelas vantagens de colocar o PMDB a serviço dos interesses políticos do Prefeito, mas pelas contribuições dos empresários, pelas polpudas sobras de campanha e pelas farras e gastanças à custa dos outros. Já para o "comprador de laranjas" a vantagem é uma eleição mais fácil e menos cara, ou seja, comprar laranja do PMDB evita muito trabalho e despesa.
                
Bom depois deste preâmbulo vamos à Enquete: 
              
Pergunta: Qual é o motivo do PMDB querer lançar mais um laranja como candidato a prefeito de Tucuruí sabotando outras candidaturas viáveis?
                   
1 - Parsifal e os Furnans não querem largar a teta da PMT e por isso entregam o PMDB ao prefeito?
                
2 - Os Pompeus e os Barreirinhas querem continuar a alugar imóveis, carros e continuar a ganhar licitações de combustíveis, vender e prestar serviços para a PMT e Câmara Municipal?
                 
3 - Parsifal e aliados no diretório municipal do PMDB querem se dar bem com o Sancler e querem parasitar a PMT e outros órgãos públicos?
               
4 - O PMDB acha que governar Tucuruí dá muito trabalho, processo na justiça e gasto com advogado, e que é mais fácil e dá mais lucro plantar laranja e alugar o partido?
                    
A enquete está na barra lateral direita, estamos aguardando a sua opinião.
                              

sábado 21 2015

PMDB, uma arapuca e um balcão de negócios

Estamos publicando uma gravação do Cristiano Arrais, Presidente do PV em sua fala no Programa Tucuruí Agora, em que o mesmo critica indignado e de forma veemente a postura do PMDB que se coloca como um balcão de negócios e uma arapuca em Tucuruí.
     
Não julgamos o PMDB por ser um partido venal, se a cúpula do partido quer alugar ou vender a sigla o problema é deles e dos seus filiados, o problema é que o PMDB em Tucuruí, além de um balcão de negócios, se tornou uma verdadeira arapuca.
     
Quando chega à época de eleições municipais, o partido procura o candidato com maior potencial e mais capital eleitoral e o atrai para a sigla com promessas de que o mesmo será candidato do partido a prefeito municipal e contará com total apoio para a sua campanha. 
      
Para tornar a "proposta" mais atraente e crível, o político incauto é levado a participar de reuniões com os caciques do partido como o Parsifal Pontes, Helder Barbalho e até com o próprio Jader Barbalho. Depois de conquistar a confiança do politico e depois da filiação do mesmo, começam as reuniões e negociações políticas com os adversários do candidato, no caso de Tucuruí com o Prefeito Sancler, interessado em se reeleger (no caso da eleição passada) e agora interessado em eleger seu sucessor. Sancler está com muitos problemas para eleger seu sucessor nas eleições municipais, entre estes problemas se destacam:
     
1 - O candidato do Sancler é muito "pesado" e o prefeito está com baixa popularidade, o que requer um gasto muito grande nas eleições.

2 - Os outros candidatos lançados por "balões de ensaio" como 2ª opção ao candidato do prefeito também não decolaram.

3 - A Prefeitura de Tucuruí está falida e o prefeito responde a dezenas de processos na justiça, o que o deixa desesperado para eleger seu sucessor e garantir a sua defesa pelos melhores e mais caros advogados à custa dos cofres públicos.

4 - O candidato de oposição está bem situado em Tucuruí, e se tornou uma grande ameaça aos planos políticos e pessoais do prefeito, assim como à sua própria liberdade.
    
Desta forma, a melhor solução para o Prefeito seria neutralizar e destruir a candidatura do seu adversário a qualquer preço, então seu candidato "concorreria" com um candidato laranja, e é ai que entra o PMDB.
    
Vários políticos influentes do PMDB em Tucuruí e região se beneficiam diretamente da Prefeitura de Tucuruí, podemos destacar o Pompeu e família (com liderança politica em Cametá), que alugam inúmeros imóveis para a Prefeitura e para o Governo do Estado (além de exercerem cargos públicos), e tem também o Barreirinhas ex-prefeito de Breu Branco e família, que tem negócios milionários com a Prefeitura de Tucuruí, como por exemplo, venda de combustível e aluguel de veículos e máquinas para a PMT entre outros.
    
Tem também o ex-prefeito Parsifal Pontes cuja prestação de contas da sua administração está engavetada na Câmara Municipal, esta prestação de contas pode ser aprovada ou rejeitada dependendo da ordem do Prefeito Sancler Ferreira (PPS). Parsifal está nas mãos do Sancler.
       
Como podem ver o comprometimento da cúpula do PMDB é grande, e tem também parte do diretório municipal, pessoas habituadas a parasitar órgãos públicos e políticos no poder, e tem ainda os pré-candidatos a laranja do PMDB, que mesmo sem chances de se elegerem, estão de olho nas sobras de campanha e nas vantagens pela venda do partido.
     
A ARMADILHA
      
Com o politico preso em sua teia, começa a sabotagem da candidatura e o desmonte da imagem da vítima, agora transformada em mercadoria. Primeiro lançam dúvidas sobre a candidatura do politico na mídia local e através dos boateiros profissionais, nesta fase atual em Tucuruí, já lançaram até a candidatura da esposa do Parsifal, um verdadeiro absurdo, mas que serve aos propósitos dos venais. Nas eleições passadas chegaram a seguir o candidato Gualberto, que era a vítima da época, em suas andanças pela cidade. Mal o Gualberto saia de uma reunião com a população e com outros partidos políticos, e lá vinha o laranja e os membros venais do diretório do PMDB desmentindo tudo o que o Gualberto dizia e destruindo suas articulações políticas.
           
Com a imagem de um politico que não será candidato, com uma imagem de um politico fraco e mentiroso forjada pelos vendidos, a tendência da vítima é perder credibilidade e capital eleitoral, o que inviabiliza a sua candidatura concretizando a venda do partido, o lucro dos "comerciantes" e a eleição do "comprador".
              
Que a cúpula do PMDB negocie o partido isso é problema deles, o que não podemos aceitar de forma alguma é a armação, a enganação e a “política” rasteira, imoral e de baixo nível que se faz para destruir a candidatura e o capital politico das pessoas visando apenas vantagens pessoais, assim como comprometendo a disputa eleitoral e a igualdade de condições dos demais candidatos.
            
Os partidos políticos são constituídos para chegarem ao poder e ao governar implantar o seu projeto político, está é a finalidade de um partido político de verdade em uma democracia, já no poder o dinheiro, licito ou não, é apenas uma consequência. 
           
No caso do PMDB em Tucuruí o objetivo do partido foi desvirtuado, eles não querem nem mesmo o poder, pulam esta parte (que dá muito trabalho) e vão direto para as vantagens pessoais, e isso é uma verdadeira aberração que deve ser repudiada e execrada pela população e pelas pessoas sérias e de bem. 
              
Esta postura do PMDB é uma demonstração de uma enorme decadência ética e moral mesmo para os padrões da política brasileira, e uma vergonha para um partido que mal ou bem, faz parte da história de Tucuruí.
                 
Ouçam o que disse o Cristiano Arrais no programa Tucuruí Agora.
             
                          

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