Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 30 2013

Lixão de Tucuruí - Crime Ambiental e descaso com a Saúde Pública

Lixão a céu aberto em Tucuruí - Catadores disputam o lixo com os urubus.
         
Vejam as imagens do Lixão de Tucuruí, o lixo é depositado e enterrado sem qualquer tipo de proteção ao meio ambiente, poluindo a natureza, o solo, e o lençol freático sem que ninguém tome qualquer providência contra estes crimes.

Além disso, os catadores de lixo estão vivendo e trabalhando em condições sub-humanas e sem qualquer proteção, além de tudo ainda tem o trabalho infantil, inclusive as crianças estão expostas a situações de risco, tudo isso em um dos municípios mais ricos do Pará, Tucuruí a quinta arrecadação do Estado.

O interessante é que a TV Floresta cuja sede está em Tucuruí, publicou uma matéria no TJ Tucuruí, sobre o lixão do Breu Branco (município vizinho) que é quase a mesma situação de Tucuruí, no entanto em Tucuruí ignora e se faz de cega, surda e muda quanto à situação no próprio município, bem embaixo dos seus narizes. 
   
Será que o Prefeito do Breu não fez um contrato milionário de publicidade com a empresa de comunicação como fez o Prefeito de Tucuruí, ou será que o Prefeito do Breu se esqueceu de fazer o repasse?

Pior ainda é o cúmulo do absurdo: A ELETRONORTE usa o lixão de Tucuruí, colaborando com a destruição e a poluição do Meio Ambiente, sendo cúmplice do caos ambiental e do caos social dos catadores de lixo. 
    
A Vila Permanente administrada pela ELETRONORTE parece uma cidade de primeiro mundo, com toda a infraestrutura como rede de esgoto, asfalto e água encanada de boa qualidade 24 horas por dia em 100% das residências, tem também coleta de lixo exemplar, isso sem contar com a segurança particular e com o fato dos seus moradores não pagarem IPTU e nem energia elétrica, tudo isso é pago com dinheiro público do Governo Federal, Nosso Dinheiro.
    
No entanto a população de Tucuruí que não tem nada disso, e a cidade está sem praticamente nenhuma infraestrutura, parece mais uma cidade da Etiópia no que diz respeito aos serviços públicos. 
         

O povo de Tucuruí, paga a energia elétrica mais cara do Brasil, e ainda tem que receber o lixo da ELETRONORTE depositado a céu aberto poluindo o Meio Ambiente.
    
Onde estão os órgãos fiscalizadores?
         
Onde está o Conselho Municipal do Meio Ambiente (se é que existe um)?
    
O MPE tem de tomar alguma providência para acabar com esta pouca vergonha e com estes crimes.
        
Isso é uma vergonha!!!
    
Vejam mais imagens:
        
Catadores, inclusive menores recolhem o lixo, foi "sorte" conseguir fotografar uma criança
catando o lixo (perto do caminhão), eles são orientados e quando eles veem um carro ou alguém 
estranho chegando ao lixão eles correm e se escondem para não saírem nas imagens.

Catadores sem nenhuma proteção

Catadores sem nenhuma proteção

Carro da ELETRONORTE depositando lixo à céu aberto, 
cúmplice da PMT nos crimes contra o Meio Ambiente.

Palhaçada, Hipocrisia - Vejam a propaganda no caminhão para enganar o povo,
como se a ELETRONORTE se preocupasse e cuidasse do Meio Ambiente.
    
Isso é uma vergonha!!!!
    
Isso é um crime!!!!
    
MPE, Tucuruí e o Meio Ambiente pedem SOCORROOO!!!!!