Alterar o idioma do Blog

terça-feira 20 2016

Ensinando a interpretar as pesquisas eleitorais e a respeitar a inteligência do povo

   
Tem gente fazendo a maior confusão com o resultado das pesquisas, pessoas ignorantes ou de má fé deturpam o resultado das pesquisas e passam uma interpretação propositalmente equivocada para a população tentando confundir o eleitor.
        
Vamos pegar a última pesquisa DOXA como exemplo:
      
Quem não entende de pesquisa, não sabe raciocinar ou quer confundir as pessoas pega, por exemplo, as rejeições dos candidatos e soma, o que é uma tolice sem tamanho, a rejeição é individual, portanto não pode ser somada, um eleitor que não vota em um candidato pode votar nos outros, pois a pergunta do entrevistador é: Em quem você não votaria para Prefeito?
       
Então vamos ao exemplo: Se o Jairo tem 36% de rejeição isso quer dizer que 36% não votariam nele, mas os outros 64% poderiam votar. Da mesma forma, se o Joílson tem 27% de rejeição, estes 27% não votariam nele, mas 73% poderiam votar e finalmente, se o Jones tem apenas 22% de rejeição, isso quer dizer que 78% poderiam votar nele...
      
Vamos fazer os cálculos? Segundo a pesquisa DOXA Jairo Holanda tem 36,2% de intenção de votos e o Joílson tem 7% e branco/nulo/indecisos tem 7,4%. Somando o resultado é 50,6% votos, com mais os 49,4% do Jones dão os 100%. Deu para entender ou temos que desenhar?
       
Agora como é que alguém pretende governar uma cidade se não sabe nem mesmo fazer uma simples conta de somar e diminuir, e não consegue fazer um cálculo tão elementar que seria resolvido por qualquer criança cursando o primário?
        
Este é o problema, o povo algumas vezes vota errado e por isso alguns políticos acham que todos nós somos idiotas e analfabetos, assim de má fé tentam nos enganar e insultar a nossa inteligência.
               

Quem mente rouba e quem rouba mata.