Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 20 2020

Selfie - Quando a vaidade substitui a realidade


                
Autor André Resistência.
            
Parece que hoje em dia há uma disputa ferrenha entre as pessoas para mostrar que são "felizes".
   
Fotos e mais fotos tiradas calculadamente do melhor angulo, na melhor pose, no melhor cenário. Tudo para parecermos mais felizes, mais prósperos, mais amados e mais bonitos do que realmente somos.
   
Filhos lindos, saudáveis, obedientes e amorosos. Esposas e esposos bonitos, compreensivos, prósperos, sensuais e eternamente apaixonados. Um lar de fartura, de amor, abençoado por Deus, onde reina a paz, a prosperidade e a compreensão. Uma família e uma vida perfeita.
   
Tudo muito lindo... MAS FALSO!
   
Nada é perfeito, nem mesmo a felicidade, pois a felicidade depende de um componente difícil de conseguir e quase impossível de ser mantido: O equilíbrio, pois só há equilíbrio se houver paz interior.
   
É impossível sermos equilibrados o tempo todo em um mundo dominado pela vaidade, pelo egoísmo, pelo consumismo e pela ganância.
     
Por mais que sejamos belos fisicamente e prósperos financeiramente, nunca estamos satisfeitos e sempre queremos mais e mais.
     
Assim, como nunca estamos satisfeitos no presente, adiamos indefinidamente a nossa felicidade. Quanto eu comprar aquilo, quando eu conquistar aquele cargo, aquele cartão de crédito ilimitado e quando eu conquistar aquela pessoa, eu serei feliz...
     
Você está mentindo para si mesmo, pois quando tiver tudo isso, vai querer ainda mais. A sociedade e a nossa cultura, não lhe permitem ser feliz com o que você já tem.
     
Se você é feliz com o que tem, você é medíocre e acomodado, um preguiçoso com medo de sair da sua zona de conforto. Ser feliz na zona de conforto é errado e doentio(?)...
     
A sociedade e a nossa cultura exigem que você busque a felicidade correndo permanentemente atrás do que não tem... Veja como o cachorro que corre atrás do rabo parece feliz...
     
Em nossa cultura o "correto" é viver sempre correndo e lutando para ter cada vez mais, permanentemente sentindo inveja da vida do próximo.
   
O "certo" é nunca estar plenamente satisfeito com a vida que tem, e trabalhar como um cavalo até morrer, tirando a selfie perfeita e criando para a sociedade um personagem feliz.
     
As selfies mostram a "realidade" que queremos que os outros vejam, e que gostaríamos que fosse real.
     
Que o público admire o personagem feliz, deixemos as dores, os problemas, as dificuldades e os inevitáveis sofrimentos atrás das cortinas (ou atrás do celular?).
   
Serei feliz quando eu conseguir tudo o que eu quero, enquanto isso eu me contento em PARECER feliz, alimentando a minha vaidade e o meu ego com a admiração e inveja dos infelizes que querem viver a minha vida feliz.
     
Enquanto isso a vida passa e a morte chega.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.