Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 30 2020

Vai trabalhar ou estudar no exterior? Já sabe o que é o apostilamento?

    
Vai trabalhar ou estudar no exterior? Já sabe o que é o apostilamento?
     
A Convenção de Haia ou Convenção da Apostila é um tratado internacional cujo objetivo é simplificar o processo de autenticação de documentos que devem ser utilizados no exterior.
     
Desde 16 de agosto de 2016, os brasileiros, em alguns casos, não precisam mais passar por uma série de legalizações de documentos, uma vez que é possível recorrer a um único documento, a apostila.
     
Portanto, se você pretende estudar, trabalhar, morar ou apenas visitar um país estrangeiro, o mais provável é que precise apresentar alguns documentos. Logo, tais documentos precisam ser legalizados.
No entanto, como já foi dito, a legalização destes documentos é realizada por meio do processo de apostilamento.
     
Contudo, dois pontos devem ser chamados à atenção: quais os documentos que podem ser apostilados e quando é possível recorrer ao apostilamento.

Documentos
     
Só podem ser apostilados documentos públicos ou de natureza particular ou que tenha sido previamente reconhecidos por notário ou alguma autoridade pública competente.
Ou seja, os seguintes documentos podem ser apostilados:

Documentos provenientes de uma autoridade ou funcionário dependente de qualquer jurisdição do país, o que compreende documentos advindos do Ministério Público, de um escrivão ou oficial de diligências;

Documentos administrativos;
   
Atos notariais;
     
Declarações oficiais como menções de registro, visto com data determinada e reconhecimento de assinatura, inseridos em atos de natureza privada.
Incluem-se nos documentos públicos, por exemplo, declarações de união estável.
       
Entretanto, excluem-se do apostilamento:
     
Documentos elaborados por agentes diplomáticos ou consulares;
     
Documentos administrativos que possuam relação direta com operações comerciais ou aduaneiras.
        
Quando recorrer ao apostilamento?
       
Toda vez que for necessário realizar o apostilamento, é necessário verificar se o país de destino é signatário da Convenção de Haia.
   
Isto porque a apostila extingue a necessidade de legalização diplomática ou consular de documentos apenas entre os países signatários.
      
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.