Reflexão de Boa Vontade — Por Paiva Netto*
A extensão da
Caridade
As Boas Obras são Caridade não apenas
na Religião, mas também na Ciência, na Filosofia, na Política, na Economia, no
Esporte, na Arte, na vida pessoal e na coletiva. A Caridade é tão fundamental
para a sobrevivência da criatura e da Humanidade, que a respeito dela assim
definiu o Apóstolo Paulo, na
Primeira Epístola aos Coríntios, 13:13: “Agora,
pois, permanecem a Fé, a Esperança e a Caridade. Destas três, porém, a maior é a Caridade”.
O benemérito dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, ilustre político brasileiro,
conhecido como o “Médico dos Pobres”, em seu artigo “O Homem Carnal e o
Espiritual”, publicado no jornal O Paiz,
no século 19, classificou: “A Caridade é
a sublime virtude recomendada pelo Cristo; ela unifica, individualmente, o Amor
de Deus e o Amor do próximo”.
Erasmo de Rotterdam
(?1469-1536) classifica a Caridade, no seu famoso Elogio da Loucura, como fator básico para a subsistência, por
ocasião do Fim dos Tempos: “O Juiz de
toda a terra (o Cristo), no último dia, (...) pedirá contas apenas pela
administração de Seu legado, que foi a lei do amor e caridade”.
Lutero, Fé e Boas Obras
Aqui um texto de minha autoria, que
publiquei em Reflexões da Alma
(2003):
Um dos maiores questionamentos de boa
parte daqueles que desejam a salvação espiritual é “O que mais agrada a Deus?”. O grande reformador Martinho Lutero (1483-1546) tem a
resposta, citada pelo professor Leônidas
Boutin: “Ter Fé verdadeira e
inabalável na Palavra de Deus, que está contida nas Sagradas Escrituras. E quem
tem verdadeiramente fé há de praticar Boas Obras, isto é, amará ao próximo,
pois é impossível ter fé sem praticar Boas Obras, que são, assim, decorrências
naturais e inevitáveis dela”.
Muhammad, o Profeta, e a prática do Bem
Exercitar o Bem é muito melhor. O
contrário leva a criatura a lamentável estado de arrependimento, como demonstra
o Profeta Muhammad — “Que a Paz e as bênçãos de Deus estejam
sobre ele” — no Corão Sagrado, versículo 12 da 32a Surata
(A prostração): “Ah, se pudesses ver os
pecadores, cabisbaixos, ante o seu Senhor! Exclamarão: Ó Senhor nosso, agora
temos olhos para ver e ouvidos para ouvir! Faze-nos retornar ao mundo, que
praticaremos o bem”.
Sobre o sublime ato de se doar ao
próximo e suas consequências sociais, passemos a palavra ao pensador político
francês Alexis de Tocqueville (1805-1859):
“A caridade dos indivíduos se dedica às
maiores misérias, procura o infortúnio sem publicidade e, de maneira silenciosa
e espontânea, repara os males. (...) Pode produzir somente resultados
benéficos. (...) Alivia muitas misérias, sem produzir nenhuma”.
Por isso mesmo, asseverou o Cristo: “A cada um de acordo com as próprias obras”
(Evangelho, segundo Mateus, 16:27).
Homens, povos e nações serão julgados
por essa Divina Lei de Amor e de Justiça.
*
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.