Alterar o idioma do Blog

sexta-feira 22 2012

A ARMAÇÃO DO CIRCO parte I - Uma análise sobre a conjuntura política em Tucuruí

   
Ontem o ex-précandidato Gualberto Neto foi a Rádio local anunciar que não será mais candidato e que o pré-candidato do PMDB é o ex-prefeito Cláudio Furman.
     
Vamos começar a nossa análise pela “renuncia” (a nosso ver) forçada do Gualberto a candidato do PMDB. Como todos sabem o Gualberto tentou e se esforçou ao máximo para ser o candidato do PMDB a prefeito de Tucuruí. No entanto sua candidatura foi sabotada de todos os lados.
  
A sabotagem se iniciou quando o Gualberto não passou no teste dos caciques do PMDB, mas que teste foi este? Gualberto caiu em desgraça quando não cedeu às chantagens, pressões e imposições dos aspones do Parsifal em Tucuruí. A partir deste momento o cacicão percebeu que o Gualberto tinha vontade própria e, portanto seria muito difícil de ser manobrado e pilotado se acaso chegasse à prefeitura de Tucuruí.
  
Então procuraram uma alternativa mais “maleável”, e convidaram o Cláudio Furman para o PMDB. O Cláudio tinha todas as “qualidades” que convinha ao Parsifal e à cúpula do PMDB. O Cláudio foi prefeito por três vezes, é um político mais conhecido, tem seu próprio grupo e capital político, tem dinheiro e não tem pena de gastar (lógico), também tem convenientemente problemas na justiça e nos Tribunais de Contas, que são dominados pelo PMDB e Jatene, portanto a marionete ideal à frente de um município que é a quinta maior arrecadação do Pará, este sim seria o candidato perfeito para atender aos interesses das cúpulas do PMDB e do PSDB no Estado.
    
Diante deste quadro, os aspones do Parsifal a mando e orientados por este e com a ajuda do Cláudio nos bastidores, iniciaram uma perseguição sem tréguas visando a desconstrução da candidatura do Gualberto dentro do PMDB e perante a população, ao dizer de forma massiva e aos quatro cantos da cidade que o Gualberto não seria candidato, o que  prejudicou o Gualberto tanto nas pesquisas como nas negociações com os outros partidos.
  
O próprio PT serviu de massa de manobra do Parsifal, ao ajudar a espalhar a “notícia” de que o Gualberto não seria candidato, explico: O Gualberto e o Jones haviam pactuado que quem estivesse melhor nas pesquisas seria o candidato a prefeito, e o que estivesse atrás seria o vice.
  
No entanto, mesmo com toda esta armação o Gualberto ficava na frente do Jones nas pesquisas do PMDB, assim o Jones vendo que o Gualberto não cederia, cedeu à tentação do PMDB e engoliu a isca com anzol e tudo passando a ver com bons olhos a candidatura Furman.
  
Pensou o Jones: Aceito vir como vice do Cláudio e como ele está empepinado com suas prestações de contas, nós depois damos um jeito de lhe cassar o mandato, eu assumo a PMT e serei prefeito.
  
Com isso o Jones passou a também trabalhar pela candidatura do Cláudio, e se tornou mais uma peça no tabuleiro de xadrez do Parsifal. A ingenuidade do Jones não tem limites (se é que foi mesmo ingenuidade e não "outra" coisa), ele acreditou que conseguiria cassar o mandato Cláudio, passando por cima da influência do Governador sobre o judiciário, e a influência do PMDB nos Tribunais de Contas, isso sem contar com a influência do PMDB junto ao Governo Federal e ao próprio PT.
  
Jones não aprendeu nada com os processos contra o Sancler na justiça comum e na justiça eleitoral, jamais ele conseguiria cassar o Cláudio e nem repetir o feito do Sancler, pois o Cláudio desta vez não cairia na onda de “dois prefeitos”, além disso o Claudio agora no PMDB têm o Parsifal e o Jader como conselheiros, chefes e mentores. Ele não vai cometer o mesmo erro duas vezes.
  
Por sua vez, caso apóie a candidatura do Cláudio, o PT jamais teria moral para criticar os atos do prefeito que ele mesmo ajudou a eleger, e ajudou a eleger mesmo sabendo do seu passado. SIMPLESMENTE NÃO TEM DESCULPA.
  
Desta forma o Parsifal jogou para ganhar fosse qual fosse o resultado, se ganhar o Cláudio ótimo, se ganhar o Sancler tudo bem, a PMT continua dominada pela base eleitoral do governador, e com o PT desmoralizado não haveria oposição com peso suficiente para causar problemas significativos, é só sopa no mel, é deitar e rolar.
 
Por sua vez, o Sancler e seu grupo também não têm o que festejar, já que eles não sabem se o Jatene negociou Tucuruí e a cabeça do prefeito com o PMDB. Os políticos em defesa dos seus interesses de poder e dinheiro são capazes de passar por cima de tudo e de todos, e vendem a própria mãe se for necessário (depois se ganharem compram de volta).
  
Quanto ao fato do Gualberto ter ido à imprensa dizer que desistia da sua candidatura e tecendo elogios ao Parsifal e ao PMDB, só pode ter duas explicações:

A primeira opção é que o Gualberto não é bobo, diante da situação e encurralado por todos os lados o que poderia fazer, agir como um cidadão que foi traído e sair dizendo para todo mundo que é corno político, denunciando, ameaçando todo mundo e se fazendo de coitadinho? Ou faz como uma pessoa inteligente, diz que desistiu porque quis e que está tudo bem e espera uma oportunidade para a desforra?

A segunda opção é que o Gualberto vendeu a sua candidatura para o Cláudio e Parsifal em troca de vantagens financeiras e cargos públicos, mesmo arriscando o seu futuro e o seu patrimônio político.
  
Particularmente acreditamos na primeira opção, no entanto não descartamos a segunda.
  
Amanhã vamos publicar a segunda parte desta matéria, falando sobre a farsa que permitiu o revezamento Furman/Parsifal na Prefeitura durante quase três décadas, a realidade da cumplicidade entre os dois durante todo este tempo e outros assuntos.
   

11 comentários:

  1. Tudo tolice, como sempre uma babaquice da folha.

    ResponderExcluir
  2. Há um engano aí, o Cláudio e o Gualberto se filiaram no PMDB no mesmo dia, se havia alguma trama, então foi desde o início. Os dois assinaram as filiações no dia da vinda do Jader que abonou as duas fichas.

    ResponderExcluir
  3. Assinar a ficha é só um protocolo, um show, o convite ao Gualberto foi feito muito tempo antes do Cláudio, se fosse ao mesmo tempo o Gualberto teria desconfiado, a não ser que fosse um idiota, além disso o Cláudio disse que não seria candidato, inclusive disse isso na rádio mentindo para a população como sempre, e na oportunidade da vinda do Jader o Gualberto já tinha deixado o DEM, portanto não tinha mais volta.
    O Cláudio ia se filiar ao PSC onde havia muita rejeição ao seu nome, então foi convencido a vir para o PMDB.

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo Meireles6/23/2012 8:09 AM

    Com todo respeito que tenho à equipe da folha, eu gostaria de saber que "erva" estragada é essa que voces fumam, cheiram, sei lá...
    A única fonte de informações sobre os bastidores políticos do município que tenho é através da folha, sempre pensei que fosse um jornalismo sério e investigativo, não tenho dúvida que em algums momentos até seja.
    Mas quando leio asneiras que sei que é pura viagem alucinógena, fico desconfiado da seriedade desta equipe.
    1ª Não sou mais militante do PT, mas continuo filiado e me colocando a disposição de projetos que visem a melhoria da cidade.
    2º Optei a alguns meses, junto com um grupo, em discutir a candidatura do Jones, por acreditar na pessoa dele, e vê o papel combativo que ele teve na Camara.
    O Vereador Jones fez de fato seu papel, fiscalizou, denunciou, viajou à todos os cantos do país levando as denuncias sobre as inúmeras irregularidades e desmandos do governo corrupto do Sancler, sem a oposição do Verador Jones e do Tom, o sancler estaria absoluto no municipio, sem a mínima oposição. E não é o que esta acontecendo. Quem acompanha as sessões da Câmara sabe como esses dois vereadores não tem medido esforços em denunciar, ocorre que a justiça é muito morosa.
    3º É uma viagem isso que a folha disse que o Jones/PT quer ser vice do Furmam, é um absurdo, o PT tem candidatura própria e isto será referendado na convenção, nunca foi ventilado o PT como vice,
    4º O PT, em todas as pesquisas tem aparecido em segundo lugar, com chances reais de disputar esta prefeitura.
    5º Esses comentários infundados da folha,tem um nítido objetivo de descaracterizar a força politica do PT, e serve muito mais aos interesses do atual governo do que aos interesses do povo.
    Será que folha esta tentando distorcer as informações e previligair o atual prefeito?
    Espero que não.
    Procurem tem mais cuidado com as conjecturas que fazem, tente vislumbar o impacto que as informações terão.
    Tenham mais responsabilidade com a noticia,
    Investiguem mais.

    Ronaldo Meireles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não costumamos comentar pesquisas piratas feitas por institutos fajutos e de fundo de quintal.
      Pesquisa séria é a pesquisa feita por institutos idôneos e são registradas na Justiça Eleitoral de acordo com a Lei.
      No entanto mesmo nas pesquisas piratas o Jones NUNCA esteve em segundo lugar em nenhuma das que tivemos acesso, em algumas no segundo lugar estava o Joílson e em outras o Cláudio pelos motivos que já comentamos.
      Não queremos descaracterizar nada, se o PT tem a força política que você apregoa, não será um simples Blog quem a vai desconstruir, você precisa ter mais fé no que acredita, se é que acredita.
      Não é absurdo coisa nenhuma a aliança PT/PMDB, se os petistas estão tão incomodados, por que o PT ainda não se manifestou publica e oficialmente sobre o assunto? O Folha está à disposição para o direito de resposta do diretório petista, se não se manifestaram até agora é porque é verdade ou porque não se importam com a nossa opinião e com as nossas matérias, mas isso é problema deles, não nosso.
      O que vale em política meu amigo é a versão dos fatos e no que o eleitor acredita, e neste momento a versão pública é esta, lembre-se: Quem cala consente.
      Mas acredito que caso esta versão que está nas ruas seja verdadeira, as cabeças pensantes petistas vão rever esta posição e recuar enquanto é tempo.
      Ninguém imaginava o PT aliado do Maluf e puxando o tapete da Luiza Erundina e ai está, porque então não se aliaria ao Furman, que perto do MALUF é pinto? Em política no Brasil tudo é possível.
      Nem o Cristo agradou a todos e nós não temos a pretensão de conseguir concretizar esta proeza. Sempre que nos posicionarmos haverá os que apóiam e os que criticam, de acordo com os seus pensamentos e conveniências. O Folha não tem dono, não tem partido e nos posicionamos de acordo com as nossas convicções e não de acordo com interesses partidários.
      Não fazemos o Folha para impedir a reeleição do Sancler e sim para conscientizar a população e para combater a corrupção, seja ela de quem for, a decisão final é do eleitor. Não vamos compactuar com o mal feito e com as trapalhadas dos adversários do Sancler somente porque isso o pode beneficiar, não fazemos o Folha e nem vivemos em função do Sancler, o Folha já existia muito antes dele ser prefeito, se a oposição ao Sancler não quiser ser criticada é só não fazer asneiras e não dar motivo.
      Não vamos apoiar a troca de seis por meia dúzia, e muito menos compactuar com armações políticas e com a busca do poder a qualquer preço, para nós o interesse público está acima de tudo
      Acredite quem quiser, as informações estão ai, façam delas o que bem lhes aprouver.

      Excluir
    2. O PT não é, e nem será vice nesta eleição, temos projeto de governo pra esse município, estamos buscando PARTIDOS para formarmos o arco de aliança que será encabeçado pelo PT, dos quais estarão sobre a responsabilidade e tutela do nosso projeto político para este município. Filiados do PT, creio que essa direção tem mostrado seu papel de responsabilidade com o Partido, conduzindo e orientando em todas as situações, falo com toda propriedade de dirigente, o PT não será vice, continuaremos com nosso projeto original, o que as pessoas que não são do PT, e nesse caso aqui o folha, não entendem é que o PT é diferente dos demais partidos, quando definimos algo levamos isso até o final, foi assim em 2000, 2004 e 2008 e não será diferente agora, não podemos nesse momento colocar nosso candidato escolhido em situação de risco e fazer com que nosso projeto que sonhamos para esse município nos fuja. Eleitores fiquem tranquilos o PT tem seu candidato JONES WILLIAM legitimado e habilitado para disputa eleitoral, o que alguns partidos querem e ter o PT como escada para satisfazer suas ambições.
      Estamos conversando com os partidos para aliança, estaremos fazendo nossa convenção dia 29 no Paraiso Atletico Clube, sejam bem vindos. A NOSSA ESTRELA VAI À LUTA. Espero ter sanado as dúvidas sobre a posição do PT, lembrando que essa posição é do coletivo do PT-candidatura própria, sendo o PT a cabeça de chapa.
      Gunar/Membro da Comissão Executiva
      Se alguém quiser comentar por favor se identifique, fica mais fácil se defender.

      Excluir
    3. O Parsifal tentou dar o golpe do Joãozinho sem braço. O PMDB lançou o Gualberto que acreditou na farsa montada pelo Parsifal e o Jader. Parsifal fechou acordos com p PT em alguns municípios, em Tucuruí o combinado é que o PDMB e o PT fariam à coligação e os candidatos seriam o Gualberto e o Jones, que estivesse na frente seria o candidato a prefeito e o outro seria o vice.
      Mas Parsifal por baixo do pano jogou sujo como sempre e mandou os seus aspones e o próprio Cláudio sabotarem a candidatura do Gualberto para que ele não subisse nas pesquisas e assim na última hora trocaria de candidato para que o PT se visse forçado a engolir o Cláudio.
      O PMDB sabotou seu próprio candidato, e agora como confiar em pessoas que são capazes de tamanha traição e baixaria?
      Se o PT caísse no conto da sereia estaria ferrado e desmoralizado.
      No máximo o Cláudio daria alguns carguinhos de esmola para pessoas próximas ao seu vice e o resto ficaria de mãos abanando e sem poder dar um pio, pois foram responsáveis pela eleição do prefeito.
      Uma jogada interessante, só que a reação no PT, dentro do próprio PMDB, nos outros partidos e na população foi a pior possível.
      Parsifal com a sua ambição desmedida e a sua política suja e imoral, destruiu todas as chances do PMDB chegar mais uma vez à prefeitura e de quebra sai desta eleição desmoralizado, pois em outros municípios a classe política agora sabe quem ele é o do que é capaz.

      Excluir
  5. Voces estão parecendo cegos em tiroteio. Atiram para todos os lados para ver se conseguem acertar uma. Posam de donas da verdade e da moralidade, como se o resto do mundo fosse composto de bandidos, que voces como bons xerifes que acham que são, combatem. Voces perderam a linha do bom jornalismo e se enveredaram para a politicagem rasteira em vez praticarem a análise política consciente e sem paixões. Voces já perderam o bonde da historia. Já sei qual será o teor da resposta que darão ao meu comentário.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns folha como sempre diz tudo, o analise feito pode ser verdadeiro ou não o anônimo a cima talvez você seja daquele,que ainda não percebeu que na política tudo é um jogo. Olha que Passaram-se mais de dois mil anos das 30 moedas pagas ao Judas da Bíblia, e os novos Judas estão na nossa vida diária. Traem nossa confiança, traem nossos votos, quando imaginamos estar elegendo os melhores representantes que podemos ter. Traem seus amigos, familiares, grupos religiosos. Tudo em nome da grana,

    Os Judas continuarão eternamente, tanto quanto existirá a história de Cristo. Um, que representa o Bem, não vive sem o outro, que é o Mal personificado. Não há religião e nem política que sobreviva sem esses dois extremos; não há sociedade que se equilibre sem ter em mente a opção entre esses dois extremos.
    TEM UMA PIADA QUE DIZ ASSIM, NESTE BOLSO NUNCA ENTROU DINHEIRO PÚBLICO. TA DE CALÇA NOVA NÉ
    Essa polemica toda é que estamos em mais um ano de grandes decisões, parabéns para nos mesmo que já começamos a discutir. é o ano eleitoral, onde nós eleitores somos chamado a escolher, de forma justa e pessoal, aqueles que nos representarão por quatro anos, um momento delicado, pois o futuro está em nossas mãos, tudo depende de nós.

    O papel do político sempre foi e será a expressão oficial da opinião dos seus eleitores que para isso lhe dão como procuração o voto. SE aqueles que lhe dão procuração não avaliam (ou não têm condições de avaliar) se a dão por uma causa que acha justa ou se a uma pessoa merecedora de confiança ,por algo que lhe fez ,ou por um motivo fútil como o asfaltamento ou a troca de lâmpada de uma rua; ou mesmo uma bolsa de alimentos ao invés de gerar emprego, aí nunca conseguiremos que eles ajam corretamente.

    E a nossa justiça permanecem sentada em cima dos processos, quando é aqueles que tem poder permanecem atreves de liminar,ao contrario destes outros que não tem poder , vão direto para o cadeia ou a liminar são esquecidas.Leis temos demais só esta faltando serem aplicadas nas horas certa ,isso não depende de nos.

    ResponderExcluir
  7. A postagem cita todas as tramóias como se o eleitor não existisse, já que falam que o Claudio ganharia e seria cassado etc. Será que esse senhor teria vaga cativa na PMT? Não acredito, uma vez que é muito alto o índice de rejeição.Se houver essa coligação Claudio/Jones é algo tão esquisito que fica parecendo que a ingenuidade do Jones é tão grande quanto a desfaçatez de um politico que fez do fez na cidade e após quatro anos surge feito um zumbi. Gente, só os que levavam vantagens (e não são poucos) que votariam nessa figura.

    ResponderExcluir
  8. o gualberto não foi traído, assumido o risco. o cláudio furman sempre soube o que quis, afinal quem nasce para ser titular não figura como reserva quanto ao parsifal esse sim e oportunista não conhece o sentido ético da palavra escrúpulo e em sua pífia sabedoria, mantém em tucurui seu pequeno brinquedo, contudo permitisse em tucurui um jogo de poder aonde as ideologias e a fé publica somente e uma peca de marionetes. ao povo pão e circo.

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.