A primeira pesquisa de intenção de voto divulgada após o primeiro turno apresenta a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, com vantagem de 9,5 milhões sobre o candidato das oposições ao Governo Lula, José Serra ()PSDB).
De acordo com o instituto Datafolha, Dilma obteve 48% contra 41% de Serra, na pesquisa realizada sexta-feira. Considerados os índices correspondentes aos votos válidos, a petista teve 54%, enquanto o tucano teve 46%.
O instituto afirma que Serra herdou 51% das intenções de voto declaradas para Marina Silva no primeiro turno. Dilma, diz o Datafolha, ficou com 22%. E a parcela de indecisos entre eleitores do PV teria se multiplicado de 4%, antes do primeiro turno, para 18%, no fim da semana passada . Outros 9% dos eleitores de Marina disseram que pretendem anular o voto ou votar em branco.
O Datafolha também sustenta que a vitória que a pesquisa aponta para Dilma é explicada pela larga vantagem da petista no Nordeste. Dilma tem 62% das intenções de voto na região, o dobro dos 31% dados a Serra.
De acordo com o Datafolha, os candidatos estão técnicamente empatados nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste. No Sul, Serra obteve 48% das intenções de voto, enquanto Dilma obteve 43%.
Essas pesquisas da Dilma todos nós já conhecemos o resultado final nas urnas. É só subtrair por menos 20% que teremos o quantitativo real.
ResponderExcluir