Do Blog Bilhetim
O debate de ontem (11) na Band entre Serra e Dilma foi muito interessante. Os dois candidatos começam a expressar os projetos antagônicos que representam. Este antagonismo diz respeito ao papel do Estado, na economia e no mundo social.
A marca do governo FHC foi a ênfase no equilíbrio macroeconômico e na reconfiguração do papel do Estado na economia, tendo as privatizações como carro chefe. A marca do governo Lula foi conservar o modelo macroeconômico de FHC e na recuperação do papel interventor do Estado, na economia e no mundo social.
Eu não tenho dúvida, o modelo representado por Serra para enfrentar possíveis falta de recursos para investimento estratégico em infra-estrtura será baseado em: arrocho salarial para os barnabés do serviço público, corte de gastos sociais e na contenção da expansão do Estado nas áreas de: educação superior, assistência social e investimento no micro e pequeno produtor.
Dilma apostará firmemente na manutenção da expansão do papel social do Estado, tendo como suporte, o crescimento do PIB e a exploração da pré-sal. Aliás esta é a questão fundamental. Dilma tem que fazer Serra revelar o seu projeto para o pré-sal que passaria pela sua terceirização privada, assim como a política salarial de Serra para o conjunto do funcionalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).
Agradecemos pela sua participação.
Um grande abraço!!!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.