Alterar o idioma do Blog

quarta-feira 11 2011

Tucuruiense bebe água contaminada

Segundo relatos médicos, para cada cem pessoas que utilizam à água da bica 100 estão contaminadas com giárdia e ameba. 

Um amigo do Folha que teve problemas de saúde foi diagnosticado com problemas de infestação por estes parasitas. 

Na oportrunidade foi informado que estas infestações estão se tornando uma constante entre os usuários da água da bica em Tucuruí.

Segundo os médicos que consultamos, 100% dos pacientes diagnosticadas por eles com estes parasitas, consomem a água da bica, localizada na praça da bica centro.

A ameba além de ser uma parasita intestinal, pode ocasionar sérias complicações em vários órgãos, principalmente no fígado. Por enquanto só temos estatísticas, mas convém à população que se utiliza desta água se precaver fazendo exames de fezes e fervendo a água da bica, caso o seu consumo seja inevitável.

O amigo do Folha comunicou o fato ao Secretário de Meio Ambiente que se comprometeu a averiguar a qualidade da água da bica. Vamos esperar as providências daquela Secretaria, e se for o caso nós mesmos vamos coletar amostras, mandar analisar e comunicar os resultados às autoridades.

Esta é uma questão de saúde pública, e por isso está acima de interesses pessoais e políticos.

6 comentários:

  1. Se os que bebem água da Bica estão 100% contaminados...Imaginem os que bebem a água encanada de Tucuruí!!!...

    ResponderExcluir
  2. A Agua da Bica recebe hipoclorito, um serviço público patrocinado pelo Rotary Club, efetuado pelo senhor Miranda, há anos. Entretanto a água que causa problemas às pessoas é a água da rede pública. A agua que recebe tratamento no Km 4, é razoável, atende o centro da cidade, Santa Izabel, até o Getat. Entretanto a água captada no sítio Deus e Grande, atende da Cohab, Marilucy, parte da Matinha, Pioneira, São Sebastião, é bruta, sem tratamento. Com essa água sim, as pessoas devem evitar até de tomar banho. Todas as semanas são feitas análises da água da rede de Tucuruí, em um programa conveniado com o Ministério da Saúde, o resultado deve ser público, basta perguntar a Vigilância Sanitária, ele têm que informar, possivelmente queiram sonegar a informação, porque o laboratório fica cheirando "cocô" sempre que retiram as amostras da estufa.
    -----------------
    Nota do Folha - Conhecemos pessoalmente quatro pessoas contaminadas, e destas nenhuma toma água da rede pública, a não ser uma que mora na Vila residencial, no entanto TODAS consomem, ou consumiam a água da bica.

    É fácil constatar, são só as pessoas que consomem aquela água fazer exames e verificar, pode perguntar ao seu médico também se ele toma aquela água. O problema é que pingar hipoclorito em água corrente sem filtragem e sem os procedimentos corretos, não é uma forma eficiente de se fazer tratamento em água para consumo humano.

    Tratamento de água é um processo complexo, se fosse fácil assim, era só pingar hipoclorito nos igarapés e teríamos água tratada em toda a cidade.

    De qualquer forma o fato comprovado é que os exames de fezes de quem usa aquela água têm constatado a infestação por giárdia e ameba. Isso é um fato, e contra fato não há argumento que se sustente.

    O Folha já fez a sua parte e deu o aviso, quem quiser continuar a consumir a água assim mesmo que o faça por sua conta e risco.

    ResponderExcluir
  3. EXTRA,EXTRA entre no site do ministério da pesca e veja que 1 vereador de Tucuruí recebia seguro defeso. ( e o pai dele quer ser presidente da colônia de pescadores)

    ResponderExcluir
  4. Augusto Aleixo5/17/2011 8:32 AM

    Boa tarde,
    Creio que o problema não esta na água, e sim na manipulação da mesma. Outro dia presenciei um desses vendedores entregando água próximo a minha casa, percebi que ele estava com um copo descartável cobrindo a boca do galão, “ ótimo né” errado, deveria ser algo melhor, mais ao pegar o galão ,pegou o copo e o segurou com a boca e pegou na boca do galão e com uma garrafa pet bem velha usando como funil!!!!!!!
    Outra vez presenciei outro vendedor com vários garrafões em uma carrocinha, todos sem nenhum tipo de proteção na boca , pegou um pelo boca para entregar em uma loja, pegou uma garrafa pet cortada para usar como funil, detalhe a garrafa estava mais velha que minha avó, pegou o galão da loja e usou o “funil” para transferir a água, ao transferir a água, pegou o galão da loja “também pela boca” e o colocou no bebedouro, logo após recebeu o seu pagamento com as mesmas mãos que pegaram nas bocas dos galões. Falei pro dono da loja” não seria melhor você beber a água da torneira?
    Minha opniao é: devem ser proibidos de venderem essa água da bica e que se coloque nos meios de comunicação sobre os riscos, ou então que a vigilância sanitária pegue esse pessoal e ensine a manipular essas águas de forma ideal para ,pelo menos, minimizar os riscos de contaminação, porque do jeito que esta ainda que a água da bica seja mineral ainda assim quem quer que beba dela se contaminará. Resta a nós esperar que algo realmente seja feito, pois o povo já esta acostumado a beber dessa água confiadamente.

    ESTOU POSTANDO PELA SEGUNDA VEZ, AGRADEÇO SE ME CONTACTAREM COM MOTIVOS SE NÃO FOR POSTADA. ABRAÇOS
    augustoaleixo@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Não é bem assim à água da nascente bica Denildo Gaia .ele e feito um controle duas vezes na semana.e já foi presenciado pessoas que vedem água buscando água na bica do paravoá. É um pouco complicado às pessoas que vende água na maioria das vezes peguam de qualquer jeito a vendo ali uma contaminação. A população pode acompanhar tudo procedimento desde da coleta a análise é do microbiológico.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu comentário a vigilância ambiental faz esse controle duas vezes na semana se eles pudessem ver o Orror que a água fica sem contar com o fedor e pior que cheiro de coco ..Quem poder buscar sua água é melhor fazer esse esforço ..

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.