Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 24 2015

Manifesto CONTRA o aumento do número de vereadores do município de Tucuruí - PA

Aos Vereadores do Município de Tucurui - PA

Nós cidadãos Tucuruienses, diante da possibilidade de haver um aumento no número de vereadores na Câmara Municipal de Tucuruí, de 13 para 15 ou 17, a partir do próximo mandato, abalizados pela Emenda Constitucional n° 58, de 2009, declaramo-nos contrários a essa possibilidade, propondo que sejam mantidas as 13 cadeiras no legislativo municipal, pelos motivos: 
                     
- Os Vereadores são os representantes do povo na fiscalização do executivo municipal e formulação de leis que beneficiem a sociedade, não exercendo a função executiva, portanto não enxergamos a necessidade de atrelar o número de vereadores à quantidade de habitantes; 
                    
- O acréscimo de 4 vereadores somariam aproximadamente R$ 80.000,00 por mês ou R$ 1.040.000,00 por ano no orçamento da Câmara Municipal. Não cremos que seja necessário ou prioritário aumentarmos esse gasto. 
                     
- Aumentar o número de vereadores aumenta também os gastos e não assegura que haverá um aumento na qualidade e na eficácia. do trabalho que deles se espera: fiscalizar e legislar; 
             
- Com relação ao argumento, que os vereadores possuem muitas atribuições e poucos a realizá-las, se torna em primeiro momento, um disparate ao verificarmos o número baixo de projetos encaminhados e os aprovados apresentarem, em sua maioria, pouca significância a melhorias em nosso município. Ser vereador deve ser considerado um "Sacerdócio", uma dedicação integral em prol da população a ser exercido em um curto período, por pessoas que desejem o melhor para nossa cidade. Exercer esta função na sociedade deveria ser uma opção para quem pode abdicar de seus afazeres particulares, profissões, para ter tempo necessário para cuidar do Público; 
      
Ao Público em geral: 
     
- Tucuruí não precisa de mais vereadores e de mais assessores comissionados. Precisa de vereadores atuantes, maior fiscalização do poder executivo, de mais água na torneira do cidadão e água de qualidade, mais vagas em creches, mais leitos nos hospitais, mais remédios nos postos de saúde, mais segurança, mais qualidade na educação, mais moradias, ou pelo menos aquelas que foram prometidas. 
     
- A Emenda Constitucional n° 58 não "obriga" que em Tucuruí a Câmara deva ser composta por 15 ou 17 vereadores. Apenas delimita o "limite máximo" que um município desse porte possa ter. Todavia, o número atual é mais que suficiente para atender as demandas da população, desde que os senhores "edis" se comprometam com suas respectivas funções. 
    
Movimento EU AMO TUCURUI www.facebook.com/pages/eu-amo-tucurui
       

2 comentários:

  1. Eu tenho uma sugestão. Que tal se de fato aumentarem o número de vereadores, mas que seja distribuído entre eles (todos) a mesma verba atual, ou seja, sem onerar os cofres públicos. Alguém leve essa ideia pro plenário. Aí eles podem aumentar até pra 100!

    ResponderExcluir
  2. Impressão minha ou parece que tudo que vem dessa Câmara é só pra lascar com a cidade?!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.