Alterar o idioma do Blog

terça-feira 21 2021

Falsa caridade. É errado ajudar o próximo?


É errado ajudar o próximo? Sim e não!

Se você ajuda alguém por pena, interesse, vaidade, orgulho ou vingança é errado sem dúvida.

Pena

Quem ajuda por pena, pode até ter boa intenção, mas no fundo se acha superior ao outro, e não é. 

A pessoa que está precisando de auxílio é um colega de jornada passando por um momento difícil, e você provavelmente também já precisou, e vai precisar de ajuda no futuro, portanto somos todos iguais,  você deve ajudar por solidariedade e não por pena. 

Se você acha exagero, pense se você gostaria que as pessoas tivessem pena de você?

Interesse

Ajudar por interesse, esse tipo de "ajuda" tem vários motivos. Pode ser para se passar por bonzinho na sociedade, na empresa, perante uma pessoa que queira cativar, para obter alguma vantagem financeira ou sexual, e até para conseguir um lugar no céu.

Ajudar por interesse não tem mérito algum, apenas demonstra falta de caridade e ignorância do bem.

Vaidade

Ajudar por vaidade, além de não ter nenhum mérito, ainda humilha quem se ajuda e também é falta de caridade e de empatia.

Quem ajuda por vaidade quer mostrar que é "bom" e caridoso, quer "se mostrar" perante a sociedade e ao mundo, e não raro documentam a "ajuda" através de vídeos e imagens, expondo e humilhando quem está necessitado.

Neste tipo de "ajuda" também não há mérito algum, apenas interesse próprio e egoísmo.

Orgulho

O orgulhoso "ajuda" de forma pública e ostensiva, para demonstrar seu poder econômico e/ou financeiro, como quem atira os restos de sua comida aos cães, como faziam os senhores de escravos.

Querem parecer bons e religiosos tementes a Deus, mas não passam de pessoas orgulhosas e vaidosas, sem empatia alguma, achando que ao distribuir suas migalhas vão adquirir uma imagem de pessoas boas e religiosas.

Mas não passam de pessoas egoístas, vaidosas e ignorantes da espiritualidade e da brevidade da vida. 

Estes são muito mais pobres do que os que recebem suas sobras materiais, muitos dos que são humilhados desta forma, são espiritualmente muito mais ricos, de uma riqueza eterna, riqueza esta que podem levar além túmulo.

Vingança

Este é o motivo mais deplorável da falsa caridade. A pessoa tira proveito da dificuldade e da fragilidade de outra pessoa para se vingar por algum desentendimento, ou por inveja da outra pessoa. 

Ela "ajuda" para humilhar o outro e mostra a todos a sua falsa "bondade" para com o desafeto ou o objeto da sua inveja, muitas vezes, fazendo questão de lembrar e tornar público que "perdoou" o outro. 

Esta é a falsa caridade praticada com a intenção deliberada de humilhar e ferir, demonstra ausência de empatia, bons sentimentos, demonstra crueldade e deturpação dos ensinamentos de Jesus e outros grandes mestres.

A verdadeira caridade

Enfim, se você quer ajudar o próximo, ajude de forma anônima e discreta, sem alarde (para não humilhar), com amor e sem interesse.

Ajude por empatia, solidariedade e por amor, que o seu interesse seja apenas ajudar os outros e fazer a vontade de Deus sem esperar nada em troca, a não ser a satisfação íntima de ter feito o bem, ajudando a diminuir a dor neste mundo. Quando você ajuda o outro esquece a sua dor através da satisfação íntima, é a Lei de causa e efeito

Que seu objetivo ao fazer o bem, seja apenas tornar este mundo cada vez melhor.

Cada contribuição nossa para o bem, por menor que seja, tem um poder multiplicador imenso, pois fomos criados para sermos bons e felizes.

Sermos bons e felizes é o nosso estado natural, o contrário é somente desequilíbrio. 
Lembre que todos os seus atos geram consequências, que serão boas os más, dependendo dos seus efeitos no mundo físico e espiritual. 

Nenhuma acão fica sem reação, nossas ações são como bumerangues, tudo o que fizer volta para você.

Mateus 6:1-4 - GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles: aliás não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

Quando pois deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens.

Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;

Para que a tua esmola seja dada ocultamente: teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente.

André Percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.