Tucurui

Tucurui

Notícias

Alterar o idioma do Blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

Deus não dá asa a cobra?


   
O ditado “Deus não dá asas a cobras” não está errado, mas não nos conta uma parte BEM importante da história: algumas cobras podem, sim, voar! 
    
Voo não é o termo mais preciso. Na verdade, elas planam. Mas veja só: os animais se jogam de árvores altas e controlam sua queda percorrendo até 100 m, fazendo curvas fechadas e chegando a até 10 m/s. Podem chamá-las de planadoras, mas na minha terra, isso é um voo. 
    
As espécies capazes de tal proeza habitam florestas no sul e sudeste asiático. Não se sabe por que as cobras desenvolveram essa habilidade, mas pode ter sido para fugir de predadores, perseguir presas (pequenos lagartos, sapos, pássaros e morcegos) e facilitar a locomoção, evitando a difícil vegetação do solo. 
   
Antes que você cancele sua viagem pra Indonésia, calma. Elas “só” chegam 1,2 m de comprimento, têm pouquíssimo veneno e não são capazes de atacar humanos por causa do tamanho dos dentes. 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, ou afirmações negativas baseadas em “opiniões” ou suposições, tendo como objetivo perseguições pessoais ou politico partidárias, contra pessoas e/ou instituições, e não em FATOS concretos que se possa comprovar, serão moderados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!