Alterar o idioma do Blog

quinta-feira 30 2011

CENTRO DE SAÚDE DA COHAB.

Adquirido em 1994 na primeira gestão do prefeito Parsifal, e para não fugir à regra foi comprada uma residência comum e feitas algumas adaptações. Este Centro de Saúde deveria ser o melhor, fica no centro da cidade e concentra todos os programas de saúde, tem médicos especializado e capacitado para tratamento de hanseníase, diabetes, hipertensão e pacientes que contraem leishmaniose.

As suas dependências é que deixam a desejar, são todas mofadas e cheias de fungos, na época foram feitas macas de madeira com colchonetes fabricadas aqui mesmo, e até hoje ainda são usadas nos consultórios. 

Por causa da sala de Urgência e Emergência esta Unidade já foi notificada por órgão superior para ser fechada até ser tomada uma providência mais essa determinação foi ignorada. O teto é muito baixo sem entrada de ventilação, os doentes entram mal e saem quase em coma, é muito quente e mal zelado, a única reforma foi ainda na segunda gestão do ex-prefeito Cláudio Furman que ampliou construindo dois consultórios, um pátio para servir de sala de espera e uma sala para abrigar o DEVEP que hoje está no Jardim Paraíso.

Segundo o secretário existe um cronograma para reforma e ampliação das Unidades de Saúde, a primeira a ser reformada ou reconstruída por que o prédio anterior foi todo demolido é o Centro de Saúde da Terra Prometida, o segundo é o Centro de saúde Liler Leão que deverá ganhar mais um puxadinho, terceiro o Centro de Saúde da COHAB e por último o Mercedes Barroso. 

Ainda tenho as minhas dúvidas, se tiver reforma não terá medicamento e vice-versa. Esse aparelho de ar condicionado que aparece é de um consultório médico local, onde alguns funcionários se refugiam do intenso calor. 

Edimilson Rodrigues Maciel 
    Escritor e Pesquisador