Alterar o idioma do Blog

segunda-feira 31 2014

Dia Mundial de Conscientização do Autismo



A ONU criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo no fim do ano de 2007, iniciando a campanha em 02/abril/2008. Desde então, anualmente o mundo todo se ilumina de azul pelo autismo. 
         
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação de socialização e de comportamento do indivíduo. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamada transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. 
          
Essas alterações levam a importantes dificuldades adaptativas e aparecem antes dos três anos de idade, podendo ser percebidas em alguns casos, já nos primeiros meses de vida. 
           
As causas ainda não estão claramente identificadas, porém já se sabe que o autismo é mais comum em crianças do sexo masculino e independente da etnia, origem geográfica ou situação socioeconômica. 
         
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.
        
O autismo afeta, em média, uma em cada 88 crianças nascidas nos Estados Unidos. Q aumento dos números de prevalência de autismo levanta uma discussão importante sobre haver ou não uma epidemia da síndrome no planeta, ainda em discussão pela comunidade científica. 
       
No mundo a· OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de dois milhões de autistas. 
        
O autismo é mais comum em crianças, por exemplo, do que se somarmos os casos infantis de câncer, diabetes e AIDS, juntos! 
       
Em Tucuruí o um Grupo de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo resolveu organizar-se como Entidade e apoiar-se mutuamente, garantindo assim os direitos básicos de 'seus filhos. “Eles relatam que depois da criação do grupo já receberam vários pedidos de ajuda, de orientação e de apoio, o que comprova a falta de conhecimento a respeito dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, mais especificamente o AUTISMO”. Atestaram como é urgente a CONSCIENTIZAÇÃO de toda a população sobre essa EPIDEMIA que tem afetado muitas pessoas e desestruturado tantas famílias. O AUTISMO é um grave problema social que precisa ser amenizado URGENTEMENTE através de políticas públicas adequadas e ações conjuntas eficientes. 
         
No próximo dia 2 de abril na nossa cidade todos somos convidados a vestir uma peça azul como forma de sensibilização e homenagem a todas as pessoas e respectivas famílias que vivenciam esta difícil realidade, enfrentando geralmente muitas dificuldades e preconceitos. Pois então nesta quarta-feira, VISTA AZUL e venha caminhar conosco. A caminhada em Tucuruí ocorrerá dia 02 de abril, tendo concentração nas escadarias da Santo Antônio. 
            
Depois todos os participantes seguirão pela Lauro Sodré rumo à Praça do Rotary, onde serão distribuídos panfletos e folders. Além dessa ação, representantes do Grupo de Pais e Amigos, do IFPA (Instituto Federal do Pará) e SEMEC, mais especificamente da Coordenação de Educação Especial, Diversidade e Inclusão Social da PMT estarão fazendo explanações sobre o assunto. O grupo ainda conta com o apoio da UFPA (universidade Federal do Pará, da TV Floresta e Rádio Filadélfia, além de algumas pessoas físicas). 
         
Neste dia pais, profissionais e a população em geral estará unida com o intuito de contribuir para a conscientização do autismo em nossa cidade. 
     
JUNTE-SE A NÓS! VISTA AZUL E VENHA CAMINHAR COM A GENTE! 

NÓS ESCOLHEMOS NOS IMPORTAR, E VOCÊ?
          
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE: Comentários contendo ofensas pessoais, palavrões, denuncias sem provas, racismo, homofobia, misoginia, discurso de ódio e intolerância de qualquer tipo, serão moderados e publicados ou excluídos a critério da Equipe Folha. Evite também escrever em caixa alta (Letra maiúscula).

Agradecemos pela sua participação.

Um grande abraço!!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.